06 agosto, 2005

Os piores

Dirá um bedéfilo e simultaneamente cinéfilo que a associação entre a indústria do cinema com a indústria da banda desenhada é o melhor de dois mundos. Mas será? Quem me dera!

Eu já tinha lido criticas, ouvido comentários, mas quis ver pelos meus próprios olhos. Conclusão deitei dinheiro à rua quando aluguei Catwoman, de Pitof (2004). Acreditem quando vos digo que é provavelmente a pior adaptação de sempre de uma personagem de banda desenhada ao cinema. É tudo tão mau, desde do argumento, passando pelas alterações introduzidas e terminando nas personagens, que nem as curvas de Halle Berry salvam do desastre. Pior ainda, este filme tem o (des)mérito de bater aos pontos filmes como Daredevil, de Mark Steven Johnson (2003) ou Batman & Robin, de Joel Schumacher (1997). Pois é Selina Kyle foi brutalmente maltratada! Custa-me não poder apresentar queixa!

Este Catwoman é infelizmente mais um título para juntar à lista. Para atenuar o problema só elaborei uma “short-lists”. Aqui fica o meu “top-ten” (infelizmente em constante actualização), dos piores de todos os tempos, cujas cópias, se dependesse de mim, eram todas recolhidas e destruídas, os respectivos produtores pendurados, os realizadores apedrejados e finalmente os actores chicoteados. (estou a brincar :))

- Catwoman (Catwoman), de Pitof (2004);
- Daredevil (Demolidor, O Homem sem Medo), de Mark Steven Johnson (2003);
- Batman & Robin (Batman & Robin), de Joel Schumacher (1997);
- The Punisher (O Vingador), de Jonathan Hensleigh (2004);
- The League of Extraordinary Gentlemen (A Liga de Cavalheiros Extraordinários), de Stephen Norrington (2003);
- Blueberry (Blueberry), de Jan Kounen (2004);
- Superman III (Super-Homem), de Richard Lester (1983);
- Superman IV (Super-Homem), de Sidney Furie (1987);
- Barb Wire (Barb Wire), de David Hogan (1996);
- Asterix & Obelix contra César (Asterix e Obelix), de Claude Zidi (1999);

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não colocaria o "League" no mesmo barco dos outros todos. Confesso que fica bastante aquém da banda desenhada (como aliás consta que é o que se vai passar com outra obra de Alan Moore, V for Vendetta), mas vale por si só como filme de qualidade médio+.

Estás-te também a esquecer de colocar na lista a primeira adaptação do Punisher de 1989, realizado por Mark Goldblatt e interpretado por Dolph Lundgren (nem é preciso dizer mais nada pois não?).

Poderiamos também falar da miserável adaptação do Capitão América de 1991, ou dos vários telefilmes de super-heróis ("Spider-Man: The Dragon's Challenge") que por cá passaram no cinema....

Nuno Neves disse...

Eu apenas coloquei na lista os filmes que vi e que me ficaram na memória (infelizmente).

No que respeita ao "League" a desilusão foi muita. A começar pelo tamanho do Nautilus....

Quanto à primeira adaptação do "Punisher" (1989) lembro-me vagamente de ter visto algumas imagens, mas como achei tão bera nem sequer perdi tempo com ele. Mas pelo que tenho ouvido dizer, se o tivesse visto de certeza tinha lugar garantido no top-ten.