07 outubro, 2005

"Roteiro Breve da BD em Portugal"

Depois de no ano passado, os Correios portugueses terem lançado uma emissão filatélica alusiva aos Heróis Portugueses de Banda Desenhada, este ano fazem uma nova incursão no mundo da bd portuguesa, com a edição do livro “Roteiro Breve da Banda Desenhada em Portugal” do jornalista e redactor do jornal “Público” e especialista em BD Carlos Pessoa.

O livro de excelente qualidade, com uma tiragem limitada a 7.000 exemplares, que apresenta na sua capa o desenho da personagem Manecas da dupla “
Quim e Manecas” criada por Stuart Carvalhais, guia-nos numa viagem pelos primórdios da banda desenhada em Portugal até aos nossos dias. De Raphael Bordallo Pinheiro até José Carlos Fernandes, do ABC-Zinho até às Selecções BD, passando pela “travessia no deserto” que foram os anos 80, fanzines e festivais de banda desenhada. Os textos são de fácil leitura e encontram-se acompanhados de inúmeras e variadas reproduções das publicações citadas.

Parafraseando o autor “(…)
ficam imediatamente à vista os limites deste livro, que não aspira a mais do que ser uma modesta obra de divulgação de alguns dos marcos deste meio de expressão que dá pelo nome de histórias aos quadradinhos (…)”.

Resumindo, uma obra simples, sem grande ambições, mas que de uma forma clara nos leva à descoberta e ao entendimento da evolução da banda desenhada em Portugal.

A minha nota:


Edição: CTT Correios de Portugal, Junho de 2005.

2 comentários:

Carlos disse...

olá, sou um gajo galego, a viver em Barcelona. Onde é que eu posso atopar este livro? estou muito interessado nele. Tem algum linque da editorial para eu pesquisar? obrigado, e desculpas pelo meu português ruin.

verbal disse...

Viva Carlos, o seu português até está bastante bom. O link para a página que pretende, dos CTT Correios que editam este livro é o seguinte:

http://www.ctt.pt/CTTsite/ctt_selofan_01d.jsp?itemmenu=106&idioma_id=1&lojaselector=0&produtoitem_id=40810000

Saudações bedefilas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...