29 setembro, 2005

Os vilões que se seguem

















Parece que um dos segredos do novo “Homem-Aranha 3” - o nome dos próximos vilões que entram filme - foi revelado. Numa entrevista recente, Mary “Kirsten Dunst” Jane confirmou os nomes de Venom e Sandman.

- O Venom fez a sua primeira aparição em Amazing Spider-Man #299.

- O Homem-Areia (Sandman) apareceu pela primeira vez em Amazing Spider-Man #4.

Agora numa nova entrevista, desta vez à MTV.com, a actriz ainda acrescentou: "I think we have ... I'm going to say two and a half bad guys. Because I think one of them is resurrected. But yeah, two and a half bad guys, I think, about in this movie."
Dois e meio? Vilão ressuscitado? Será que vamos assistir ao regresso do Duende Verde, agora protagonizado por Harry Osborn (filho de Norman Osborn, o Duende original)?
Apesar de ainda não haver confirmação por parte dos responsáveis da Marvel (editora) ou da Sony/Columbia Pictures (produtora do filme), a discussão está lançada.
Mas alguem tem dúvidas que, apesar de estarmos ainda a mais de um ano e meio da estreia oficial (em Maio de 2007), a promoção do filme já começou?

23 setembro, 2005

O FIBDA 2005 já mexe!

Já circulam pela 'net' as primeiras informações, fornecidas pela organização, sobre a 16ª edição do Festival Internacional de BD da Amadora. Assim este ano, o FIBDA realiza-se entre 21 de Outubro e 6 de Novembro e terá mais uma vez como núcleo central a nave comercial da Estação do Metropolitano da Falagueira (Amadora/Este). Um espaço já conhecido (e pouco apreciado, devo acrescentar) por todos aqueles que visitaram a edição do ano passado. Entre as várias exposições colectivas e individuais apresentadas, entre as quais a de Ricardo Ferrand, o autor português em destaque, que assina o cartaz do FIBDA 2005, a mostra principal será dedicada ao 'Sonho', o tema central da edição deste ano. No mês da inauguração do FIBDA, celebram-se os cem anos sobre o início da publicação original nas páginas do ’New York Herald’ da série Little Nemo in Slumberland, de Winsor McCay (ver site), pelo que esta não deixará de ser uma das referências obrigatórias do festival.

Para já, salvo alteração de última hora, estão confirmadas as presenças dos seguintes autores: Max (Espanha), Moliterni (França), Vittorio Giardino (Itália), Bruno Marchand (Bélgica), SmoJderen (Bélgica), Al Davison (Inglaterra), Rick Veith (EUA), Jim Woodring (EUA), Aleksandar Zograf (Sérvia), Jo-EI Azara (Bélgica), Sean PhiJJips (Inglaterra), Ed Brubaker (EUA), Cameron Stewart (EUA), Liam Sharp (Inglaterra) e JP Bramanti (França).

21 setembro, 2005

Jonah Hex está de volta!

Ora aqui está uma boa noticia. A editora americana DC anunciou (e disponibiliza algumas imagens) que vai voltar a publicar Jonah Hex, com os argumentos escritos por Jimmy Palmiotti e Justin Grey e desenhos do brasileiro Luke Ross.
A acção passa-se no Oeste americano e Jonah Hex é um antigo tenente do exército sulista, que acabada a guerra, vive como pistoleiro e caçador de recompensas no velho Oeste. identifica-se pelo seu rosto bastante desfigurado e pelo seu peculiar sentido de justiça. Nesta primeira aventura, Hex é contratado por um milionário para resgatar o filho que foi raptado.
Jonah Hex #1 tem uma capa de Frank Quitely e sai em Novembro.
Fico satisfeito com esta notícia. Lembro-me de ler as aventuras deste anti-heroi quando era mais novo, apesar de já não conseguir identificar em que publicação. Salvo erro, era uma edição portuguesa. Mas adiante. Agora aguardo pelas novas aventuras, em edição americana.

MEA CULPA!

Retracto-me por ter escrito aqui e repetido aqui que o álbum de Asterix na sua versão mirandesa já sairia para as bancas apenas no mês de Outubro. Estava completamente enganado. Não há nada como ver pelos nossos próprios olhos. O álbum "Asterix, L Goulés" afinal já saiu, conforme pude comprovar numa passagem pela secção de banda desenhada da FNAC Chiado. São três mil exemplares devidamente certificados e numerados. A mim calhou-me o “eisemplar n.º DCCLIII”. “Por Tutatis!”.

19 setembro, 2005

Eles (e eu) estão de volta!

Volto a este espaço para anunciar que o próximo dia 14 de Outubro (Sexta-feira, apontem!) promete ser um dia em grande no maravilhoso mundo da BD. Motivo? O lançamento na Europa (com Portugal incluído) do novo álbum (o trigésimo terceiro) das aventuras de Asterix & Obelix. O "Asterix 33", ainda assim designado dado que o título original mantêm-se no ’segredo dos deuses’, foi mais uma vez escrito e desenhado por Albert Uderzo.
A marcar o tempo que falta para o grande dia, encontra-se em contagem decrescente um relógio no site oficial. Para os bedéfilos portugueses, a expectativa é dupla, pois nesse mesmo dia, está agendado a saída para as livrarias nacionais da edição em mirandês do álbum "Asterix, O Gaulês" (ver post anterior).