23 fevereiro, 2006

Traços da personalidade bedéfila

Aproveito a corrente do amigo Ferrão para regressar a este espaço (e espero que com maior assiduidade do que nos últimos tempos) e escrever sobre cinco “traços da (minha) personalidade bedéfila”. A tarefa não se mostrou dificil, afinal estou a falar de uma das minhas maiores paixões. Então aqui fica o meu perfil:

1) Tal como o Ferrão, também sou extremamente obsessivo com o estado de conservação da minha colecção de bd. E não são raras as vezes que já comprei segundos álbuns/revistas por considerar que o estado de conservação dos primeiros não se encontra em conformidade. Só para arquivo dos comics gasto ‘fortunas’ em comprar acessórios, nomeadamente “plastic bags”, “backing boards” e caixas de cartão para arquivo. Os álbuns, mais faceis de artumar, encontram-se devidamente alinhados nas prateleiras. À conta desta obsessão a pilha de repetidos começa-me já a ocupar algum espaço. Mal tenha tempo e paciência....eBay!

2) Capas alternativas. Pode parecer “doença” mas a verdade é que sou “viciado” em capas alternativas. Para todas as minhas colecções de comics americanos, procuro adquirir todas as capas alternativas que sejam editadas. Se assim não fôr, a minha consciência não dorme descansada: a colecção está incompleta! A única limitação é o facto de ser um vício caro. Eu que o diga, sobretudo com a recente história “The Other” do Homem-Aranha!!!

3) Gosto enorme em perder-me em feiras de rua e alfarrabistas, à procura de álbuns e revistas de bd antigas. Ultimamente tenho-me dedicado a reconstruir a minha colecção de bd, que com o tempo se perdeu. Mas como é extraordinário que a visão de uma capa de um antigo “Mundo de Aventuras”, desperte em mim memórias dos meus 15, 16 anos.

4) A criação de listas de todas as minhas aquisições de bd. São folhas e folhas de Excel, mas tenho um registo actualizado de toda a minha colecção de bd e ao preço de custo.

5) Desenhos autografados. São “Monas Lisas” para mim. Não me importo de passar algumas horas em filas para conseguir um. Os que tenho guardo-os religiosamente. Para mais tarde emoldurar.

Seguindo a lógica e pedido desculpa por algum convite repetido, passo a “batata quente” aos seguintes bedéfilos, escolhidos da lista aqui do lado:

Mania dos Quadradinhos
Divulgando Banda Desenhada
Ler Comics

2 comentários:

Ferrão disse...

Victória! Consegui fazer com que regressases aos posts ;)
Só não partilho contigo os pontos 2 e 4 (que meticuloso... como é que tens paciência e auto-disciplina para tal?).
Amanhã na livraria almedina?

Nuno Neves disse...

Só hoje é que tive oportunidade de voltar aqui.

Caro Ferrão, Almedina é (foi) impossivel com grande pena minha, devido a compromissos familiares. Ainda não vi o livro mas estou com grande curiosidade.

Caro Comic-lover, já tinha pensado escrever sobre umas linhas sobre a linha editorial da Devir. Esta "revolução" vem acelarar a escrita. Prometo 'postar' sobre o assunto!