31 maio, 2006

Ainda a propósito dos troféus Central Comics

No seguimento de vários comentários deixados ao post “Vencedores dos troféus Central Comics” de 30 de Maio, entro aqui numa saudável discussão sobre os mesmos. Considero que apesar dos “Sin Citys” e ”A Pior Banda Mundo” editados, a DEVIR, no ano passado, poucas edições teve que justificasse o prémio como a “Melhor Editora” com 39% dos votos(!), antes pelo contrário, os dedos das duas mãos não chegavam para contar os lançamentos errantes. A minha primeira escolha tinha sido a editora LIVROS DE PAPEL pela sua arriscada e bem sucedida aposta de qualidade no “Príncipe Valente”. Também desconfio do segundo lugar da VITAMINA BD, porque até considero alguns dos lançamentos da editora ASA bastante superiores, nomeadamente “Bouncer, “O Vôo do Corvo” ou “Blacksad”. Também não nos podemos esquecer que o papel de uma editora não se limita à edição mas também inclui a promoção de banda desenhada, e a ASA, trabalhou bem nesta área, nomeadamente através dos convite feitos a importantes autores para participarem no FIBDA. Quanto a Frank Miller, perante a short-list a concurso na final, acho que os prémios foram bem entregues, apesar de preferir como "Melhor Desenho" o trabalho de Juanjo Guarnido em "Blacksad 3 – Alma Vermelha". Enfim, gostos!

5 comentários:

João Rosa disse...

Bem, isso já depende do que cada um consome. Eu da minha colecção, raros são os franco-belgas, pois eu só consumo praticamente comics, eu seja Devir. Como a Devir agora tem andado um pouco fora das lides tenho comprado mais importados.

Abraços

Unknown disse...

Venha de lá a saudável discussão! É disso que a malta gosta.

Para começar, títulos sólidos, provavelmente a Devir só editou aqueles que referistes, tenho de concordar. Quanto ao Príncipe Valente, realmente é de valor, apostar numa história tão antiga do Harold R. Foster. Blacksad, na minha opinião, é excelente, quer no argumento quer no desenho, que no nº2 até ganhou um prémio Angoulême (foram os 3 tomos de Blacksad que comprei na Feira do Livro pelo preço de 2). Da Asa, pouco mais leio, e já me farta um bocado os Lucky Luck e Astérix por muito bons que possam ser. Com a VitaminaBD a estória é outra; acho que a editora tem feito grandes apostas, principalmente no franco-belga, e nem sempre têm tido a maior aceitação, confesso que às vezes nem entendo bem porquê. Cito o caso de Universal World One, que é excelente e não tem tido muita procura. E quando digo grandes apostas falo por exemplo em "Eu, Vampiro" (que já vai no tomo 2) que é uma BD a p/b muito boa, nos "Guardiões de Maser" (6 tomos com uma história óptima e grande arte), "Mister O" e "Mister I" que são um fartote para quem gosta do género, "Favole" (da espanhola Victoria Francés, um talento) que apesar de ser ilustração é de um gótico muito requintado, e podia continuar com mais alguns títulos. Acho que neste ano poucos tiveram no mesmo patamar de divulgação da VitaminaBD, e por isso a minha escolha tendia para esta editora. Mas como disseste, são "Gostos!".

Grande abraço!

Gustavo Carreira (requiem) disse...

Olá, ora aqui vai a minha colherada nesta discussão: no que concerne a editoras, e apesar do meu voto em sede de nomeações também ter ido para a Livros de Papel (cujo esforço editorial é realmente louvável) e do meu voto final ter agraciado a VitaminaBD, (relembrando séries como Senda, Semente de Loucura, Kwaidan, O Regulador, Lovecraft e Bird), não considero estranha a vitória da Devir, atendendo a que a maioria dos votantes é consumidor quase em exclusivo de comics, e sendo certo que a Devir, em 2005 ainda publicou bastantes coisas interessantes, como alguns Sin City, Hellblazer, Loki, etc...

Quanto ao desenho a minha preferência vai para Civiello, embora também adore o trabalho de Guarnido.
Mas enfim, como dizes, são gostos.

Anónimo disse...

Confesso que fico desiludida quando por aqui vejo a palavra "desconfiar" no que se trata de falar dos Troféus Central Comics, escolhidos pelo público leitor. Julgo ser de mau tom a desconfiança relativamente ao trabalho que prestamos e o facto de se trazerem assutnos deste género para fora do local de debate inicial. Andreia Lopes - Central Comics

Nuno Neves disse...

Cara Andreia

Quando escrevi “desconfio” nunca me passou pela cabeça criticar ou colocar em causa o vosso trabalho, muito especialmente nos Troféus Central Comics. Aliás uma leitura mais atenta aos posts aqui publicados e logo se percebe que até admiro o vosso projecto e não são raras as vezes que aqui dou o devido destaque às vossas iniciativas.

Na frase que escrevi, o sentido que quis dar foi o de não perceber a escolha dos leitores pela editora Vitamina BD, dado que considero existirem outras editoras cujo trabalho de publicação foi bastante superior. Mas claro isto é uma opinião pessoal.

Quanto ao local de debate, considero que limitar a discussão ao fórum do CC é bastante redutor, até porque o portal CC felizmente não é o único sitio na blogosfera onde se discute BD. Além de mais a razão de existir deste blogue é mesmo este ser um local onde posso expressar livremente a minha opinião sobre a temática da banda desenhada sem estar sujeito a moderadores ou censuras.

Saudações bedefilas