30 maio, 2006

Vencedores dos Troféus Central Comics

Realizou-se no passado Sábado, a entrega dos IV Troféus Central Comics, numa iniciativa do portal Central Comics, cuja participação dos leitores de banda desenhada é fundamental. Numa análise sintética dos resultados, direi que a votação, pautada pelo equilíbrio, destacou desde logo José Carlos Fernandes (2 prémios) e de Frank Miller (3 prémios) como os autores nacional e estrangeiro, respectivamente, preferidos dos leitores. Gostei do troféu para a “Melhor Edição de Bancas” atribuído ao “BDJornal” (a minha escolha) e confesso que fiquei surpreendido com a escolha, de novo, da Devir como “Melhor Editora” (quanto mais me bates…). Quanto ao Daniel Maia como autor do “Melhor Desenho Nacional” é merecido, mas é pena não existir actualmente nenhuma publicação de carácter regular com a sua arte. Face ao panorama bedefilo em Portugal, em especial no que se refere ao ano de 2005, penso que melhores opções não havia.

Segue-se a lista completa dos vencedores deste ano, nas várias categorias:

- Melhor Editora Devir – 39% dos votos

- Melhor Álbum Nacional Série Ouro – José Carlos Fernandes (Correio da Manhã) - 39%

- Melhor Argumento Nacional José Carlos Fernandes ("O Depósito de Refugos Postais") – 36%

- Melhor Desenho Nacional Daniel Maia (Sketchbook #1) – 45%

- Melhor Álbum Estrangeiro Frank Miller’s 300 (Norma) – 34%

- Melhor Argumento Estrangeiro Frank Miller (Sin City) – 31%

- Melhor Desenho Estrangeiro Frank Miller ("300") – 27%

- Melhor Álbum de Tira ou Prancha Cómica/Cartoon/Caricatura Estrangeira Mutts 3 – Mais Coijas! (Devir) – 44%

- Melhor Álbum de Tira ou Prancha Cómica/Cartoon/Caricatura Nacional "Há Vida em Markl" (Gradiva) – 33%

- Melhor BD Curta/Cartoon/Tira Cómica Nacional Não Publicada em Álbum Arquivo 20 - Marte 2205 – 29%

- Melhor Edição de Bancas "BDJornal" – 34%

- Melhor Edição de Investigação/Especializada "Tintim – O Sonho e a Realidade" (Verbo) – 31%

4 comentários:

Unknown disse...

Não posso deixar passar o meu espanto quanto ao vencedor de Melhor Editora Nacional, depois de toda a gente saber dos "buracos" que foram certas publicações e apostas da Devir. Mas enfim, é mesmo assim. Gosto da editora, compro os seus livros e, provavelmente continuarei a comprar, mas não me parece existir ali um maestro que faça a orquestra estar em sintonia, se é que me faço entender. Concluo dizendo que a VitaminaBD é bem mais sólida nas apostas que faz e metodologia que segue.

No restante panorama nacional, nada de surpresas, com José Carlos Fernandes em destaque (aqui sim uma excelente aposta de Devir), e no estrangeiro os esperados Frank Miller, Mutts e Tintin entre os eleitos.

Abraço

João Rosa disse...

Olá Verbal. Se fores utilizador da Central Comics, quyal é o teu nome de utilizador?

Nuno Neves disse...

joker

Anónimo disse...

"mas não me parece existir ali um maestro que faça a orquestra estar em sintonia, se é que me faço entender",tanbem penso isso falta um numero 10 com ideias para dinamizar a parte marvel e dc.que tem material que pode atingir um publico mais jovem como Teen Titans,Young Avengers,U niverso Ultimate,etc.
Sobre os Trofeus é surprendente a Devir,perdeu duas categorias inportantes como a Melhor Edição de Bancas e Melhor Álbum Estrangeiro,para mim o primeiro foi uma surpresa,não erac o meu favorito.e o 300 da Norma superou os 3 TPBS da Devir e um Album cartonado da Asa.
Nesta categoria ganhou o meu favorito tal como no Melhor Desenho Estrangeiro,e apesar da devir o ano passado ter esmagado a concorencia com 67,8%,dos votos e sendo seguida de muito longe pela asa com 14,2%,apesar de este ano ter ganho novamente,a margem que a separa da segunda editora a vitamina bd é apenas de 10%,acho que isso devia ser analizado.
Bem é esta a minha opinião.

Abracos
Grimlock