28 setembro, 2006

A Jóia da Coroa

Entre todas as peças que compõem uma colecção, hás sempre uma quer seja pelo seu valor monetário ou sentimental, o coleccionador considera como sendo a sua Jóia da Coroa. Pode-se definir como aquela que em caso de incêndio é a primeira a ser salva. A minha chegou esta semana pelo correio.

Chama-se “Aventuras do Homem-Aranha” e é uma colecção de 44 revistas, no formato 165x235, publicadas entre 1978 e 1981 pela saudosa Agência Portuguesa de Revistas. As histórias são do período “bronze age of comic books”, quando as aventuras do Homem-Aranha tinham conteúdo e estavam a anos-luz das porcarias que actualmente se publicam, como por exemplo, “The Other” ou “Civil War”.

Lembro-me de ter lido relido centenas de vezes estas revistas quando tinha 7, 8 anos de idade. Posso dizer que o meu fascínio pela banda desenhada começou aqui e pelo Homem-Aranha também. Agora, passados 28 anos, e após muita procura, recupero esta colecção, que se já se encontra orgulhosamente arrumada na prateleira central da minha estante. E o preço que paguei? Bem, o problema do dinheiro não é quando se gasta em gajas, copos ou bd; é quando se gasta de forma estúpida!

E com esta colecção fecho a loja. Possuo todas as colecções do Homem-Aranha publicadas em Portugal até à data, com excepção das publicadas pela Abril/Controljornal.

E você caro leitor qual é a sua Jóia da Coroa?

4 comentários:

Anónimo disse...

A minha tambem é do aranha na realidade as primeiras revistas que li com ele em 2 tps da editora Abril Morumbi.

ABRACOS
Grimlock

Gustavo Carreira (requiem) disse...

Considero tudo o que tenho pechisbeque (será assim que se escreve???)mas com grande valor estimativo. O primeiro comic, que ainda conservo, embora sem capas :(, foi o "Almanaque Super Heróis 1980 (Super Homem vs Shazam).
Parabéns pela aquisição!

derrade disse...

também possuo esse Homem Aranha (a estreia do Homem-Areia), o seguinte (Dr Doom e 4 Fantásticos) e mais uma catrafada deles. Mas a joia da minha Coroa é sem dúvida:

Super-Homem contra Homem-Aranha em formato maior do A3 (da Ebal creio).

drd

Ricardo António Alves disse...

Para lá do Aranha, uma das minhas jóias é a colecção completa do «Jornal do Lobo Mau».