31 março, 2006

“Spider-Man 3”

Nos últimos dias, tem circulado na internet em sites especializados, boatos acerca do novo filme do Homem-Aranha. O primeiro, que causou grande excitação, trata de um suposto resumo do argumento oficial do filme. Apesar de não existir qualquer confirmação oficial, não deixa de apresenta uma certa coerência com o pouco que ainda se sabe. Confiram lá:

“No “Spider-Man 3” surgirão uma série de novos vilões e uma nova mulher entrará na vida de Peter Parker. Com o seu segredo agora revelado quer a Mary Jane quer a Harry Osborn, Peter tem que enfrentar as consequências das suas acções e a sua nova vida em conjunto com Mary Jane, depois de estes terem finalmente consolidado uma relação. Relação essa que trouxe uma série de resultados negativos, como o fúria do chefe de Peter, que parece determinado a fazer da vida deste um inferno, por causar problemas emocionais ao seu filho. Quem não ajuda é um jovem repórter de investigação chamado Eddie Brock, que Jameson contratou para descobrir a razão que levou Mary Jane a deixar o seu filho pelo Peter - quais os segredos do Parker?
Ao mesmo tempo, um prisioneiro evadido que se encontra escondido numa praia remota, é apanhado num acidente radioactivo e transforma-se numa criatura de areia capaz de mudar de aparência. As investigações de Peter ao passado deste "Homem de Areia", leva-o ao encontro de duas coisas que lhe vão inevitavelmente mudar a vida. A primeira é uma rapariga chamada Gwen Stacy, filha do novo chefe da polícia da cidade, que se apaixona por Peter. A outra, é uma substância negra, encontrada no local de um acidente, que se funde com o fato do Peter, e lhe dá novas habilidades.
As coisas complicam-se quando Harry Osborn, determinado a vingar a morte do seu pai, se equipa com uma nova variante do fato do Green Goblin, e faz equipa com o "Homem de Areia", provocando o caos, no qual várias vidas são perdidas, incluindo a de pessoas muito perto de Peter. A substância negra separa-se dele, e junta-se a Brock para formar algo inteiramente novo - uma criatura diferente de qualquer uma que ele enfrentou até agora. Um "Venon" que ele talvez não consiga parar.”

(via Cineblog)

Outro boato tem a haver com a fotografia acima publicada. Verdadeira ou falsa, digo-vos já que eu a acho a proposta para o novo uniforme excelente!!!

A estreia oficial do filme está marcada para o longínquo dia de 4 de Maio de 2007 e as novidades oficiais e a contagem decrescente podem ser acompanhadas aqui [site oficial]!

29 março, 2006

A capa que faltava...

A editora Marvel deve estar surpreendida e, confesso que eu também, com o inesperado e aparente sucesso que o novo uniforme do Homem-Aranha está a ter. A revista Amazing Spider-Man # 529, onde o Homem-Aranha aparece pela primeira vez com o seu absurdo e disparatado novo uniforme, esgotou a primeira e a segunda impressão.
Assim, como não há duas sem três, a editora resolveu fazer uma terceira edição, recuperando desta vez, a capa desenhada por Mike Wieringo para a saga The Other. Assim, para juntar à vasta colecção de uniformes, aqui e aqui, desta vez teremos o absurdo e disparatado unifome Aranha de Ferro!!!

O Porto tem mais um monumento...

Com a inauguração marcada para o próximo 1 de Abril, está uma nova loja de BD na cidade do Porto. Situada na Rua das Doze Casas, número 22, segundo parece, a loja física é o culminar de um sonho de Hugo Jesus, actual administrador do site Central Comics. Segundo o press release recebido, a nova loja, com o nome de Central Comics (só podia!!!) procura ser "uma real alternativa a lojas já existentes na cidade e no país, proporcionando preços competitivos (a par do que já vem sendo habitual através da loja on-line) e também uma vasta gama de produtos, que para além dos comics e livros, também inclui artigos de merchandising, decoração exclusiva, design de moda, importações, novidades e muito mais".
A abertura desta nova loja parece contrariar a crise aparentemente instalada no mercado bedéfilo português, pelo que seguem desde já aqui os votos de um próspero futuro. Também fica desde já agendada uma visita numa das minhas próximas idas à Inbicta!!!

23 março, 2006

IV Troféus CentralComics

O portal CentralComics já está a organizar os seus troféus. Na sua IV edição, os “Troféus CentralComics” destinam-se a reconhecer os autores e editores portugueses que fizeram ou lançaram banda desenhada na nossa língua durante o ano de 2005. O que se destaca nestes troféus é o facto de serem abertos ao público, ou seja, são os leitores de bd que escolhem os nomeados a escrutínio final. Aqui revela-se uma excelente oportunidade para os bedéfilos de dizerem de "sua justiça" relativamente ao que se tem vindo a publicar no nosso mercado. Não sei, se estes troféus dizem alguma coisa às "nossas" editoras, mas mensagem fica dada.

As categorias a concurso são:

- MELHOR EDITORA
- MELHOR ÁLBUM NACIONAL
- MELHOR ARGUMENTO NACIONAL
- MELHOR DESENHO NACIONAL
- MELHOR ÁLBUM ESTRANGEIRO
- MELHOR ARGUMENTO ESTRANGEIRO
- MELHOR DESENHO ESTRANGEIRO
- MELHOR ÁLBUM DE TIRA OU PRANCHA CÓMICA/CARTOON/CARICATURA ESTRANGEIRA
- MELHOR ÁLBUM DE TIRA OU PRANCHA CÓMICA/CARTOON/CARICATURA NACIONAL
- MELHOR BD CURTA/CARTOON/TIRA CÓMICA NACIONAL NÃO PUBLICADA EM ÁLBUM
- MELHOR EDIÇÃO DE BANCAS
- MELHOR EDIÇÃO INVESTIGAÇÃO/ESPECIALIZADA

O processo de votação já começou. Mais informações, detalhes das publicações a concurso e boletim de voto podem ser encontrados aqui. Eu já votei e o leitor?

21 março, 2006

Novo portal de BD

Inaugurado hoje, o BDesenhada.com é um novo portal português sobre a Banda Desenhada que se produz a nível mundial. Segundo os seus mentores, entre os quais se encontram os autores do Blog da Utopia, este projecto visa preencher “a lacuna de não existir nenhum portal nacional com entrevistas, criticas e notícias da 9ª arte além fronteiras”. Não sei se o nascimento deste portal mata o blogue, mas sem dúvida, que é um projecto bastante ambicioso, o que vêm contribuir para enriquecer a comunidade bedéfila portuguesa on-line, que começa a contar com um número assinalável de sítios de interesse. As boas-vindas e os votos de maior sucesso!

17 março, 2006

Aparte

Por motivos técnicos (uma configuração mal executada) os últimos comentários a este blogue encontravam-se "suspensos". Não fosse um alerta do amigo Ferrão e a situação ameaçava eternizar-se. Desde já o meu agradecimento. Penso que agora a situação já está normalizada. Caros visitantes, o bar está aberto, desculpem..... a caixa de comentários está aberta!!!

15 março, 2006

A bd que estou a ler no momento...

Há uns meses atrás numa feliz pesquisa na Internet, descobri uma colecção com as aventuras completas de Torpedo. "Torpedo Obra Completa" de Jordi Bernet e E.S. Abuli é uma edição de luxo da espanhola Glenat. Já aqui tinha falado desta banda desenhada. Cinco estrelas!!! Actualmente, no topo da minha pilha de bd em leitura, tenho os cinco volumes que compõem essa colecção. Cansado de esperar que alguma editora portuguesa se decidisse publicar, optei pelos originais em espanhol e pelo excelente serviço de encomendas da FNAC (Cascais). Tirando os comics americanos, é a primeira vez que compro bd em lingua estrangeira. Começo a acreditar que a importação de bd será uma tendência (minha) para se manter!!!

12 março, 2006

Breve reflexão sobre a politica editorial da Devir!

O seguinte texto reflecte uma opinião pessoal de um leitor e coleccionador de banda desenhada, que assenta os seus pressupostos, na observação do mercado (não disponho de números) e da leitura que faço do que é escrito em publicações, fóruns de discussão e sites da Internet sobre o assunto.

O recente anúncio semi-oficial (não se encontra nada no site oficial da Devir) que José de Freitas (da Devir) fez no BDJornal de Fevereiro de 2006, relativamente ao cancelamento das edições regulares da Marvel não me surpreendeu. Afinal este desfecho já era esperado. A “evolução” estava em marcha: primeiro os atrasos, depois os adiamentos até que finalmente chegaram os cancelamentos.

Aparentemente, os cerca de mil leitores/compradores mensais não eram suficientes para a viabilização dos títulos. Diz José de Freitas que precisavam de mais de 3000!!!! No entanto, refere (e passo a citar) que “existem alguns títulos com vendas regulares e constantes, que apesar de não atingirem grandes números não representam no entanto grande risco. A maioria dos títulos da Marvel entra nessa categoria”. Pergunta: então porquê o cancelamento?

Curiosamente o anúncio dos cancelamentos coincide com os lançamentos do mês de Janeiro/Fevereiro, onde títulos como “Talismã”, “Freaks”, “Inumanos” ou “30 dias de noite” que me parecem destinados a um público-alvo bastante restrito. Pergunta: será que cada uma destas histórias venderá os 2000 e tal exemplares necessários para justificar a sua publicação?

A Devir propõe agora trocar as várias revistas regulares por um “volume mensal de 120 a 144 páginas”. Pergunto se um volume-um peronagem ou um volume-vários personagens? Eu coleccionador confesso dos títulos do “Homem-Aranha” não me agrada nada fazer uma colecção que não seja inteiramente dedicada a este personagem. Muito provavelmente, a minha relação de coleccionador das revistas da Devir morreu com o n.º 34 do Homem-Aranha!

De registar, que pelo meio, um grupo de leitores da Devir revolveu fazer uma contra-evolução, ou melhor, uma (r)evolução. Apesar de pessoalmente não concordar com o modelo proposto (flip), não posso deixar de aplaudir esta iniciativa, que apesar de aparentemente condenada ao fracasso, não deixou de exprimir o descontentamento dos leitores com as recentes politicas editoriais da Devir.

A Devir que durante alguns anos se mostrou como uma das mais dinâmicas produtoras de banda desenhada em Portugal, começa agora a dar os primeiros sinais de fraqueza. Na minha opinião, algumas situações contribuíram para o actual estado de coisas, senão vejamos:

- A Devir nos últimos anos dedicou-se a “inundar” o mercado de títulos, sendo que muitos deles foram histórias únicas, sem continuidade, de personagens e autores pouco conhecidos. Provavelmente muitos destes títulos não atingiram o limiar da sobrevivência. A aposta em super-herois conhecidos do grande público de forma a consolidar a sua base de leitores foi preterida por apostas no desconhecido. O resultado está à vista. Agora fala-se em “canibalização de títulos”!!!

- a Devir nunca seguiu a mesma linha na publicação de histórias nas revistas regulares. A título de exemplo, a revista “Homem-Aranha” nunca seguiu uma linha de continuidade. Ora publicava histórias da “Marvel Kinghts” ora da “Spectacular Spider-Man” ora da “Amazing Spider-Man”. Obviamente que histórias soltas não fidelizam leitores!!!

- a Devir descuidou um aspecto importante em qualquer publicação desta natureza: a falta de publicidade no interior das revistas. Confesso que nunca percebi porque numa revista com 50 páginas, não existia publicidade. A mim não me chocava nada, ter algumas páginas de publicidade inseridas no meio da revista, aliás, a exemplo do que fazem as editoras americanas, tanto a Marvel como a DC, nos seus títulos, se isso ajudasse a suportar os custos de publicação e manter viável a revista.

- a Devir nunca apostou em produtos complementares como incentivo à compra. Por exemplo, a criação de uma colecção de bonecos, cuja entrega acompanharia a revista, tal como se passa agora em França com a colecção “Marvel Super Heroes Figurine Collection”.

- a Devir lamenta-se que em 2006 não há filmes para potenciar as vendas de bd. Sugestão: e que tal aproveitar a estreia nas salas de cinema de “Uma História de Violência” e de “V de Vingança” para publicar as bandas desenhadas com o mesmo nome, que apesar de serem clássicos da banda desenhada, continuam incrivelmente continuam inéditos em Portugal?

E já agora, José Carlos Fernandes um dos autores portugueses que mais vende, afirma em entrevista, que o volume 6 da "Pior Banda do Mundo" (pronto há dois anos) será provavelmente lançado em Outubro deste ano. Se as coisas estão más, porquê Outubro e não em Junho, aproveitando a realização das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto, que tem sempre uma ampla divulgação nos meios de comunicação social? E porque não aproveitar as feiras e o novo livro, para a reedição do esgotadíssimo volume 2 “O Museu Nacional do Acessório e do Irrelevante”?

Muito sinceramente, espero que a Devir continue por muitos e muitos anos a publicar bd no mercado português. Mas depois disto, não sei que caminho vai tomar, só sei que que eu não iria por aí, porque a continuar assim, respondo já ao apelo de José de Freitas para comprar banda desenhada, com uma pergunta: qual banda desenhada?