27 abril, 2006

Cinco Sugestões De Leitura 2

Para além do leitor Grimlock, que deixou as suas sugestões na caixa de comentários, também o blogue Área BD resolveu responder ao desafio lançado e através dos seus autores divulgou as suas cinco sugestões de leitura. Estas podem ser lidas aqui e aqui.

FIBDA'2006 (1)

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) reunirá em Outubro autores «periféricos» da Nona Arte criada além das fronteiras franco-belgas e norte-americanas, revelou à Lusa o director do evento, Nelson Dona.

«A Banda Desenhada franco-belga e norte-americana tem uma importância incontornável, mas há o resto do mundo que queremos dar a conhecer».

Sob o lema «17 graus periféricos e o resto do mundo», o FIBDA decorrerá entre 20 de Outubro e 5 de Novembro em vários espaços da cidade.

«Tendo em conta a situação periférica de Portugal e da própria cidade da Amadora, a ideia é que todas as periferias juntas consigam criar uma centralidade», defendeu Nelson Dona.

O objectivo é apresentar autores inéditos no FIBDA, resultado de um trabalho de pesquisa que começou o ano passado e está na fase de negociação entre a organização do evento e autores e comissários.

A FIBDA contará com uma exposição sobre a BD portuguesa contemporânea, concebida a pensar na itinerância pelo país, e exposições de BD Lusófona, da América Latina, da Ásia, África e da Europa não-francófona.

A intenção de divulgar «a BD do Mundo» foi sublinhada à Lusa pelo vereador com o pelouro da Cultura, António Moreira, que anunciou também a compra de espólio do autor Eduardo Teixeira Coelho.

«As negociações com a família para a compra de um conjunto muito significativo de pranchas, que vão juntar-se à grande colecção que já temos, estão praticamente concluídas», afirmou o autarca.

As actividades do FIBDA vão desdobrar-se em dois núcleos de exposições, o maior dos quais formado pelo Fórum da Amadora e a estação de metro, e o segundo distribuído pela Galeria Artur Bual, Casa Roque Gameiro e Recreios da Amadora.

24 abril, 2006

Cinco Sugestões De Leitura 1

Aproveito a ocasião da comemoração do Dia Mundial do Livro, para lançar aqui um desafio a toda a comunidade nacional bedéfila, para que apresentem, nos seus blogues cinco sugestões de leitura, da sua preferência, seja de uma revista ou álbum, nacional ou estrangeiro, mas obrigatoriamente de banda desenhada e acrescentar um pequeno texto sobre a escolha. A ideia é contagiar os leitores para a descoberta de outros autores, outras personagens. Confesso que a ideia não é original, mas sim adaptada de uma iniciativa do blogue (espanhol) La Carcel de Papel. Mas as boas ideias copiam-se. :)

Assim, numa escolha nem sempre fácil, aqui ficam as minhas cinco sugestões de leitura:

OK Corral” de Charlier/Giraud da Meribérica. A acreditar no press-release da editora Asa, divulgado aqui e a série “Blueberry”, após prolongada ausência, está finalmente de regresso a Portugal. Com o novo álbum “Dust” a ser publicado em Maio, recomendo a leitura do álbum que o antecedeu e se possivel todos os anteriores, ou não fosse esta série, a minha banda desenhada preferida.





Murena” de Jean Dufaux/Philippe Delaby da Edições Asa. Uma das mais agradáveis surpresas que tive este ano. A acção passa-se na Roma Antiga e no meio de intrigas palacianas e bastante veneno assistimos à ascensão de Nero a Imperador. Com um desenho sóbrio e um argumento baseado em acontecimentos históricos, é uma colecção a descobrir e a acompanhar com bastante interesse. Brevemente dedicarei um post a esta colecção.




V for Vendetta” de Alan Moore/David Lloyd da Vertigo. Um clássico da banda desenhada internacional que infelizmente ainda se encontra inédito em Portugal. Leiam o livro e aproveitem para ver o filme, baseado na obra, que ainda se encontra em exibição numa sala de cinema perto de si.







Vincet e Van Gogh” de Gradimir Smudja da Witloof. Van Gogh, numa noite em Arles, salva a vida de um misterioso gato chamado Vincent. Este é o ponto de partida de um álbum que é uma deliciosa mistura de desenhos e cores, que constitui um prazer para a visão, ou não fosse esta banda desenhada uma homenagem ao pintor Van Gogh e à pintura impressionista. Altamente recomendável.






Calvin & Hobbes” de Bill Waterson numa qualquer edição da Gradiva. As aventura e desaventuras de Calvin e do seu tigre de peluche Hobbes nas provavelmente mais belas e as mais bem-humoradas tiras de todos os tempos. De leitura obrigatória porque são horas de puro prazer. "Calvin & Hobbes" são mesmo as próximas personagens objecto de referência na secção das "Minhas BD preferidas".

19 abril, 2006

IV Troféus Central Comics


Encontra-se a decorrer até ao próximo dia 7 de Maio, o processo de votação final da IV edição dos Troféus Central Comics. Com base nos resultados da primeira fase, foram agora elaboradas “short-lists” para cada uma das categorias, sendo estes os nomeados:

MELHOR EDITORA
Asa
Bizâncio
Devir
Gradiva
VitaminaBD

MELHOR ÁLBUM NACIONAL
Borda d´Água – O Tempo das Papoilas (Rui Brito Edições)
LX Comics 17 - Metamorfina (Bedeteca de Lisboa)
Menino Triste 2 - Os Livros (Ciber Extratus)
Pior Banda do Mundo 5 - O Depósito de Refugos Postais (Devir)
Série Ouro: José Carlos Fernandes (Correio da Manhã)

MELHOR ARGUMENTO NACIONAL
João Mascarenhas (Menino Triste 2 - Os Livros)
José Abrantes (Morgana e o Poço Misterioso)
José Carlos Fernandes (Pior Banda do Mundo 5 - O Depósito de Refugos Postais)
Miguel Mocho (LX Comics 17 - Metamorfina)
Miguel Rocha (Borda d´Água – O Tempo das Papoilas)

MELHOR DESENHO NACIONAL
Daniel Maia (Sketchbook #1)
Eliseu "Zeu" Gouveia (Cloudburst - Dilúvio Mortal)
José Carlos Fernandes (Pior Banda do Mundo 5 - O Depósito de Refugos Postais)
Miguel Rocha (Borda d´Água – O Tempo das Papoilas)
Ricardo Cabral (Blast/Blazt)

MELHOR ÁLBUM ESTRANGEIRO
Arrowsmith - A Guerra da Magia (Devir)
Blacksad 3 - Alma Vermelha (Asa)
Frank Miller's 300 (Norma)
Loki (Devir)
Série Ouro: Arte de Taniguchi (Correio da Manhã)

MELHOR ARGUMENTO ESTRANGEIRO
Enki Bilal (Trilogia Nikopol)
Frank Miller (Sin City)
Grant Morrison (Série Novos X-Men)
Neil Gaiman (Sandman 2 - Nocturnos)
Will Eisner (A Conspiração - A História Secreta dos Protocolos Sábios de Sião

MELHOR DESENHO ESTRANGEIRO
Alberto Breccia (Mort Cinder - Olhos de Chumbo)
Civiello (Semente da Loucura 4 – O Rei sem Coração)
Esad Ribic (Loki)
Frank Miller (300)
Juanjo Guarnido (Blacksad 3 - Alma Vermelha)

MELHOR ÁLBUM DE TIRA OU PRANCHA CÓMICS/CARTOON/CARICATURA ESTRANGEIRA
Baby Blues 16 - 100% Papá (Bizâncio)
Mutts 3 - Mais Coijas! (Devir)
Red & Rover 2 - Cauda e Efeito (Gradiva)
Wood & Stock - Psicodelia e colesterol (Devir)
Zits 9 - Fossa Nova (Gradiva)

MELHOR ÁLBUM DE TIRA OU PRANCHA CÓMICA/CARTOON/CARICATURA NACIONAL
António - Traços Continuos (Assírio & Alvim)
Cartoons do Ano 2004 (Assírio & Alvim)
Cravo e Ferradura (Gradiva)
Há Vida em Markl (Gradiva)
VII PortoCartoon – Humor e Sociedade (Asa)

MELHOR BD CURTA/CARTOON/TIRA CÓMICA NACIONAL NÃO PUBLICADA EM ÁLBUM
Arquivo 20: Marte 2205 (de Cris Lou/ J. Mascarenhas/ G. Travado, em Tertúlia BDzine especial)
Barba e Cabelo (de Luís Afonso, em A Bola)
Bartoon (de Luís Afonso, em O Público)
Bedéfilos Irredutíveis (de Nelson Santos, em BDJornal)
O Careto (de Ricardo Cabral, em Blazt #1)

MELHOR EDIÇÃO DE BANCAS
BDJornal
Blazt
Homem-Aranha
Obras-Primas Disney
Ultimate Homem-Aranha

MELHOR EDIÇÃO INVESTIGAÇÃO/ESPECIALIZADA
Catálogo Fibda 2005 (CNBDI)
Catálogo Salão Lisboa 2005 (Bedeteca de Lisboa)
Corto Maltese no Público (Público)
Hugo Pratt – O Desejo de ser Inútil (Relógio d´Água)
Tintim - O Sonho e a Realidade (Verbo)

O processo de votação é simples, basta passar por aqui e votar nos eleitos. Participem!

15 abril, 2006

Adapatção de "V de Vingança"

Em exibição nas salas portuguesas, encontra-se a adaptação ao cinema de “V for Vendetta”, no original de 1982, uma ‘graphic novel’ de Alan Moore (argumento) e David Lloyd (desenho), ainda inédita em Portugal. Realizado num registo simples, bem conseguido, o filme respeita o espírito mas não a forma, da obra que lhe dá o nome. “V de Vingança” (na tradução feita para português), produzido pelos irmãos Wachowski (de “Matrix”), simplifica a bd, principalmente porque omite as referências à anarquia, ideologia sempre presente na obra original. A vingança impera. O filme, contando com um conjunto de excelentes interpretações, entre os quais se destaca Natalie Portman/"Evey" e Hugo Weaving/"V", triunfa ao conseguir condensar uma história com uma forte carga politica e manter ainda assim, a identidade da obra original, o que cria um filme que vale por si só. 
 
 
A acção desenrola-se numa Londres, centro de um regime totalitário onde as liberdades individuais estão condicionadas, e onde um misterioso personagem solitário usando uma máscara de Guy Fawkes (personagem verídica, conspirador que no dia 5 de Novembro de 1605, tentou fazer explodir o edifício do Parlamento inglês), identificado como “V”, desencadeia uma série de acontecimentos tendo em vista o derrube do regime pelos cidadãos. Apesar de espectacular, o filme funciona como um bom complemento da história em banda desenhada, mas claramente não a substitui. As minhas estrelas: 4 em 5
Pagina oficial do filme [link]

14 abril, 2006

Spider-Man by James Cameron


Em 1992, um jovem realizador e fã do mais famoso personagem da Marvel, chamado James Cameron pegou numa caneta e escreveu um argumento para um filme do Homem-Aranha. O entusiasmo era tão grande, que inclusive foi desenhado um storyboard completo. Mas questões envolvendo direitos de autor, impediram que este projecto avançasse e quando resolvidas, a realização do filme foi entregue a outro realizador. Fica para a história uma boa estória, que incluía o Homem-Areia e o Electro como os “vilões de serviço”. O argumento e o storyboard originais podem agora ser lidos aqui. Recomendo uma leitura!

13 abril, 2006

Atchim!!!

Cuidado! As imagens que se seguem contem linguagem capaz de ferir as susceptibilidades de alguns leitores...eheheh
Image hosting by Photobucket

(recebida por e-mail de autor desconhecido)

09 abril, 2006

As minhas BD preferidas #5: XIII

XIII aliás Jason Mullway aliás Jason Mac Lane aliás Jason Fly aliás Seamus O'Neil aliás Kelly Brian aliás Alan Smith aliás Jake Shelton aliás Steve Rowland aliás Ross Tanner aliás Jed Olsen aliás John Fleming aliás Hugh Mitchell aliás Karl Meredith aliás Reginald Wesson aliás "El Cascador” são as identidades de um herói, amnésico e dotado de qualidades atléticas impressionantes que o desenhador William Vance ("Blueberry") e o argumentista Jean Van Hamme ("Thorgal", "Blake e Mortimer") têm desenvolvido, de forma espectacular devo acrescentar, desde do início da sua publicação em 7 de Junho de 1984 na revista "Spirou”.

Um assassinato presidencial, uma conspiração, uma organização sinistra e um homem sem memória é o fio condutor desta banda desenhada franco-belga, que nos leva a acompanhar as longas e intrincadas diligências do herói em busca do seu passado e da sua identidade pessoal. Conhecido por XIII (treze) devido a uma tatuagem em numeração romana no pescoço, terá aparentemente pertencido a um departamento ultra-secreto de um serviço de contra-espionagem. É essa circunstância que explica a feroz perseguição de que é alvo por parte de múltiplas instâncias de poder, tanto civis como militares.

A excelente narrativa das histórias, onde segredos se escondem atrás de segredos, aliada à notável galeria de personagens que se cruzam na vida do herói, traduzem-se numa excelente obra de qualidade reconhecida, onde na sua edição original, em francês, a colecção já atingiu os 17 álbuns publicados.

“XIII” em Portugal

A editora Meribérica publicou, de forma bastante irregular, entre 1988 e 2004, um total de nove álbuns da série, sendo “Por Maria” o último título publicado. Os álbuns publicados em Portugal são os seguintes (entre parentesis o ano de publicação):

- “O Dia do Sol Negro” (1988)
- “Para Onde Vai o Índio” (1989)
- “Todas as Lágrimas do Inferno” (1990)
- “SPADS” (1997)
- “Alerta Vermelho” (1998)
- “O Dossier Jason Fly” (1999)
- “A Noite de 3 de Agosto” (2003)
- “Treze Contra Um” (2004)
- “Por Maria” (2004)

Actualmente, depois do desaparecimento da Meribérica, desconhece-se a quem pertence os direitos de publicação, pelo que se aguarda por novidades, com a esperança que esta excelente série não fique incompleta em Portugal. Para já fica feita a apresentação de uma das melhores colecções da banda desenhada franco-belga da actualidade e uma das minhas preferidas.

Sites de consulta:

- site oficial de XIII [link]
- site não-oficial de XIII [link]

03 abril, 2006

II Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja volta a tomar conta da planície, desta vez entre os dias 8 e 29 de Abril, com a sua segunda edição.
 
Agora com a particularidade de ter alargado os seus limites. Além da Casa da Cultura, que constitui o núcleo principal do evento, o Festival espraia-se pelas Casa das Artes - Museu Jorge Vieira e pelo Museu Regional de Beja.
 
E estende a sua programação paralela ao Teatro Municipal Pax Julia. No total repartem-se pela cidade 11 exposições individuais e 3 exposições colectivas.
 
Uma vista de olhos pelo programa do festival e permite-me destacar a presença de numerosos autores de banda desenhada para novos lançamentos e sessões de autógrafos.
 
Todas e quaisquer informações podem ser obtidas através no site oficial do festival [link].

02 abril, 2006

DVD "Sin City": edição coleccionador

Já se encontra disponível em venda directa no mercado português, o dvd na edição coleccionador do filme “SIN CITY - A Cidade do Pecado” baseado na graphic novel com o mesmo de Frank Miller, que se surge na ficha técnica creditado como realizador. O filme não se trata de uma adaptação de uma bd ao cinema, mas sim a adaptação do cinema à bd. É provavelmente a mais fiel transposição de sempre de uma banda desenhada.

Editado em caixa metálica, contem dois discos cheios de interessantes extras relacionados com a produção do filme, todos legendados em português. A edição portuguesa traz incluído com o dvd, uma pequena publicação (formato livro de bolso 12x18) que inclui a história de três páginas “O Cliente Tem Sempre Razão”, que foi utilizada como cena de abertura do filme, originalmente publicada em Portugal na extinta revista Comix.

Lamentável é o facto da editora, a LNK, não ter considerado incluir nesta edição, a versão alargada do filme (com 147 minutos), tendo optado antes pela versão “cinema”, aqui creditada com 119 minutos. Também não se compreende o porquê de no primeiro disco (com o filme) o som ser DD 5.1 e no segundo disco (com os episódios separados) apenas DD 2.0. Mesmo assim, apesar da edição nacional se encontrar abaixo do patamar de qualidade da edição americana - SIN CITY: Recut & Extended Edition - o filme é digno de figurar na videoteca de qualquer bedéfilo que se preze, afinal trata-se de pura banda desenhada “em movimento”. Resta-me referir que a minha cópia custou € 21,95 na FNAC, mas posteriormente já encontrei à venda por € 20,50 na Valentim de Carvalho.

01 abril, 2006

“Ideias Feitas Em Lugares Comuns”

(Re)nasceu um novo blogue dedicado à banda desenhada. O seu autor, que anteriormente já havia feito uma incursão na blogosfera com os “Meus Trabalhos”, regressa de novo, desta vez com um novo blogue. “Ideias Feitas Em Lugares Comuns” é o novo sítio de José Abrantes, autor nacional de banda desenhada, com 30 de anos de carreira – foi-lhe dedicada uma exposição no FIBDA’05 - que promete “regularmente apresentar ideias, estudos e apontamentos sobre bandas desenhadas, filmes e outras artes”. Ao novo blogue, já com link aqui na coluna do lado direito, e ao seu autor, os votos de muita inspiração para escrever e para desenhar!

"Spider-Man 3": ACTUALIZAÇÃO

Afinal a fotografia do novo uniforme negro do Homem-Aranha, que corria na internet e foi aqui publicada, revelou-se uma "montagem" de uma imagem retirada do filme "Spider-Man 2". Apesar de falso, considero que o uniforme proposto tinha um excelente aspecto, e na minha opinião, até podia ser tomado em consideração para o novo filme do Aranha. Afinal os fans têm sempre razão ou não?

Image hosting by PhotobucketImage hosting by Photobucket