26 agosto, 2006

FIBDA'2006 (4)

O FIBDA já abriu as inscrições para os concursos de banda desenhada e de cartoon da edição deste ano. O tema definido para os concursos é: "Um Olhar sobre o Resto do Mundo", tendo em conta que o tema deste ano do FIBDA "17 Graus Periféricos e o Resto do Mundo" quer dar a conhecer autores inéditos ou pouco conhecidos na Europa.
Quer para o concurso de banda desenhada quer para o de cartoon, o prazo limite de entrega dos trabalhos é o dia 25 de Setembro. No final desse mês, o júri reúne para efectuar a pré-selecção, decidir e ordenar os trabalhos premiados.

Para o concurso de BD, as normas de participação definem dois escalões etários: dos 17 aos 30 anos, escalão A e dos 12 aos 16 anos, escalão B. Para o concurso de Cartoon, apenas está definido um escalão, entre os 16 e os 30 anos.

Para que possa ler e imprimir as normas de participação, clique aqui.

20 agosto, 2006

As minhas BD preferidas #7: Fantasma

De volta aos clássicos, desta vez para falar de uma das mais extraordinárias bandas desenhadas que conheço. O Fantasma, criação imortal do autor americano Lee Falk (1911-1999), foi uma personagem inovadora, por ter sido o primeiro herói a apresentar-se com uma identidade secreta, inaugurando assim a longa tradição na bd americana dos heróis mascarados. A história do Fantasma é, na realidade, a saga de uma família, que de geração em geração, através de um juramento (da caveira), renova a promessa de dedicar a sua vida a combater o mal.

Esta estrutura delineada pelo autor, conseguia dar profundidade à personagem, permitindo explorar várias facetas do Fantasma, ao variar a acção e a época das histórias, sendo o leitor, por vezes, “transportado” alguns séculos atrás para acompanhar as aventuras de um outro Fantasma de uma outra geração. A renovação da personagem, através da sua sucessão, para além de humaniza-la permite evitar aqueles desfasamentos temporais tão característicos dos heróis modernos. O Fantasma vive e morre no seu tempo mas ao mesmo tempo é imortal, porque alguém tomará sempre o seu lugar. Nas histórias, a ideia da imortalidade está vincada sob a forma de lendas de “O Espírito-Que-Anda” ou o "Homem-que-nunca-morre" que é sussurrada e provoca terror nos adversários.

O ambiente natural do Fantasma é a região selvagem onde vive. Aqui desenrola-se a maior parte das suas aventuras. No coração da selva, vive numa gruta em forma de caveira. Numa das salas guarda os registos escritos em forma de crónicas das várias gerações e noutra, a sala do Tesouro, encontra-se cheia objectos históricos recolhidos ao longo dos tempos por vários Fantasmas. Depois, existem ainda lugares exóticos como a espantosa praia dourada de Keela Wee com as suas areias de ouro ou a extraordinária Ilha de Éden, onde animais selvagens convivem amistosamente com monstros pré-históricos.
O Fantasma é também o Comandante da Patrulha da Selva, um corpo policial criado por um dos primeiros Fantasma, que tem como missão assegurar a Lei e Ordem na selva, sendo normal a intervenção destes nas histórias. Curiosamente o elemento “civilização” encontra-se muitas vezes ausente, ficando mesmo inexpressivo na narrativa, mesmo quando a acção se desloca para a cidade. Geralmente quando viaja, o Fantasma age de forma anónima, usando sempre uma gabardina, óculos escuros e chapéu.

Rezam as crónicas que o primeiro Fantasma foi Sir Christopher Standish, filho de um antigo marinheiro da frota de Cristóvão Colombo. No século XVI, numa das viagens, o navio que o seu pai era comandante, foi atacado por piratas Singh ao largo da costa de Bengala, país imaginário situado algures no continente africano, sendo o jovem Kit (diminutivo de Christopher) o único sobrevivente. Socorrido pelos pigmeus Bandar da selva africana, faz pela primeira vez o juramento, sobre a caveira do assassino de seu pai, dando assim origem à linhagem do Fantasma. Desde então, os habitantes da selva (excepto os pigmeus Bandar) acreditam que ele seja eterno, quando na verdade o actual Fantasma pertence à 21º geração.

Além da máscara, que nunca tira, e do trajo (curiosamente, o seu autor tinha previsto um trajo cinzento, mas quando a primeira edição a cores foi impressa, em 1939, por problemas na gráfica, a cor que saiu foi roxa, e assim foi mantida), Lee Falk dotou este herói de outros símbolos. O símbolo do Fantasma é uma caveira. Para além da já referida gruta da caveira, usa na sua mão direita o anel da caveira ou a marca do mal, utilizado frequentemente para marcar a face dos seus inimigos, quando utiliza os punhos; na mão esquerda, usa outro anel, cujo símbolo significa a marca do bem, que garante a quem usar que estará sempre sob sua protecção.

Propriedade da King Features Syndicate, o Fantasma fez a sua estreia a 17 de Fevereiro de 1936, com a história The Singh Brotherhood, nas páginas do “New York American Journal”, sendo o seu primeiro desenhador Ray Moore (1905-1984). Mais tarde, este foi substituído por Wilson McCoy (1902-1961) e, a partir de 1963, foi Sy Barry quem se encarregou dos desenhos durante cerca de três décadas. Mais recentemente, foi um seu assistente, George Olesen, que tomou conta dos desenhos, bem como Graham Nolan. De referir, que foi o próprio Lee Falk que ao longo de sessenta anos ininterruptos se encarregou de escrever os argumentos das histórias, ostentando por isso o título de autor de banda desenhada com maior longevidade.

Actualmente, através da King Features, continuam a ser publicadas tiras diárias em jornais de todo o mundo, as aventuras do 21º Fantasma, que é casado com Diana Palmer, funcionária da ONU, e pai de um casal de gémeos, Kit e Eloise. Em formato comic, a editora americana Moonstone publica um título regular desta personagem, “The Phantom”, que não tem qualquer ligação com as tiras publicadas nos jornais.

O FANTASMA EM PORTUGAL

Ao longo dos anos, o Fantasma surgiu em inúmeras publicações e reedições nos Estados Unidos e noutros países, incluindo o Brasil, onde foi publicado em revista própria durante longos anos. No nosso país, foi principalmente no saudoso Mundo de Aventuras que o divulgou e popularizou, havendo no entanto outras publicações (ex: Selecções do Mundo de Aventuras) que também publicaram histórias soltas deste herói. Infelizmente, não há registo de qualquer título de carácter regular inteiramente dedicado ao Fantasma.

No ano em se comemora os 70 anos da sua primeira publicação, a editora brasileira Opera Graphica aproveitou para lançar uma edição comemorativa, "O Fantasma - Sempre aos Domingos", que reúne todas as histórias do Fantasma escritas por Lee Falk e desenhadas por Ray Moore, que foram publicadas originalmente entre Maio de 1939 e Outubro de 1942, cuja capa reproduzo aqui ao lado. Um autêntico tesouro!

Pena é que as editoras portuguesas andem distraídas!



Sites relacionados:
- Fantasma News (Brasil)
- Os Amigos do Fantasma (EUA)

Consultas efectuadas:
- post “The Phantom, O Fantasma” no blogue MANIA DOS QUADRADINHOS
- “Mandrake & Fantasma” na colecção OS CLASSICOS DA BANDA DESENHADA
- “Fantasma (banda desenhada)" na Wikipédia.org

14 agosto, 2006

Site (oficial) "The Dark Knight"

Photobucket - Video and Image Hosting

O regresso de Batman ao cinema, depois de “Batman Begins”, começa a tomar forma. O novo filme “The Dark Knight”, realizado por Christopher Nolan, marca o regresso de uma das mais espantosas personagens do universo Batman e um dos seus piores inimigos, o Joker, interpretado pelo actor Heath Ledger. Agora foi disponibilizado aquele que aparenta ser o site oficial do filme. Por agora apenas podemos visualizar o emblema do morcego sobre um fundo negro. O filme tem estreia agendada para 2008.

11 agosto, 2006

FIBDA’2006 (3)

Maurício de Sousa, o mais conhecido autor de banda desenhada brasileiro, que recentemente se mudou de “armas e bagagens” para a PANINI, editora que ganhou assim a exclusividade para Portugal e Brasil (a partir de 1 de Janeiro de 2007) das revistas da TURMA da MÓNICA, é um dos autores cuja presença já está confirmada para a edição deste ano do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Depois da sua passagem pelo Festival em 2003, Maurício de Sousa certamente não deixará de aproveitar esta ocasião para nos apresentar a sua nova personagem, o Ronaldinho, inspirada no famoso jogador do Barcelona, com o mesmo nome.


Ler também:
- FIBDA’2006 (2)
- FIBDA’2006 (1)

Cinema: "Super-Homem: O Regresso"

Em “Superman Returns” o sabor da frustração começa logo com as cores do novo uniforme do Super-Homem. O vermelho dá lugar a um bordeuax, que visualmente desbota. Há cores que não se mudam. Depois temos um argumento fraco, básico, sem desenvolvimento e por vezes sem nexo, cheio de personagens secundárias inúteis (Martha Kent, Jimmy Olsen ou Richard White) e nem os salpicos de uns bons efeitos especiais se mostram suficientes para justificar a expectativa que este “regresso” criou. Três ou quatro bons momentos no filme não são suficientes. Aliás nem se percebe porque que o filme tem a duração de duas horas e meia, quando não afinal não há muita história para contar. Está bem que houve a necessidade de recuperar o herói e criar condições para as sequelas, mas também é verdade que Bryan Singer já nos habituou a muito melhor e tinha a “obrigação” de cumprir. Afinal tem o talento, havia os meios e o Super-Homem tinha o potencial. Infelizmente falhou. Ao nível dos actores principais cumpririam com o exigido, tendo pessoalmente gostado da interpretação de Kevin Spacey como Lex Luthor. Mas isto sou eu que sempre gostei dos vilões.

Recomendo apenas a fans do Super-Herói (o que manifestamente não é o meu caso).

As minhas estrelas: 2 em 5

Posters de 300

Aqui estão os primeiros posters promocionais do filme «300», uma adaptação da magnífica obra de banda desenhada da autoria de Frank Miller, que se encontra publicada em Portugal, numa edição da Norma Editorial e que foi vencedora do prémio para o «Melhor Desenho Estrangeiro» na última edição dos Troféus Central Comics.
 
Site oficial do filme [link] 
 

09 agosto, 2006

O Regresso do Super-Homem

Chegado o mês de Agosto, torna-se normal a ausência de novidades em matéria de banda desenhada, pelo que a principal noticia nos tempos que correm, é mesmo o regresso do Super-Homem .....mas no cinema.

Apesar de, pessoalmente, não ser grande entusiasta deste super-herói, estou bastante curioso em relação ao novo filme, intitulado “Superman Returns” (no seu titulo original), não só por se tratar da adptação de uma banda desenhada mas também devido à sua longa ausência dos cinemas e por ser realizado pelo excelente Bryan Singer (o realizador de “X-Men” e “X2”).

Em termos cronológicos, esta nova aventura, encaixa-se depois do “Superman 2 – A Aventura Continua”, uma vez que o realizador optou, e na minha opinião muito bem, por recuperar o espírito dos dois primeiros filmes da saga, “Superman” (1978) e o referido “Superman 2” (1980), ambos realizados por Richard Donner e ignorar positivamente os restantes (3 e 4), de cujos títulos já nem me recordo.

De forma resumida, a história do filme conta o regresso do Super-Homem (Brandon Routh) à Terra, depois de uma ausência de vários anos. Lois Lane (Kate Bosworth) entretanto casou e Lex Luthor (Kevin Spacey) saído da prisão, aproveita para preparar (mais um plano) para destruir o seu arqui-inimigo. O habitual nos (re)lançamentos. Não alterar muito a fórmula original. Para os interessados aqui fica o link do site oficial do filme.

Para além de todo o marketing associado ao filme, a DC Comics aproveitou a ocasião para fazer o lançamento de quatro edições especiais "Superman Returns" (uma por personagem), escritas por Bryan Singer, que servem de lançamento do filme, e basicamente fazem a ligação entre o final de “Super-Homem 2” e o este novo filme, contando ao que se passou durante a ausência do Super-Homem. “Krypton to Earth”, “Ma Kent”, “Lex Luthor” e “Lois Lane” são os títulos desta colecção, existindo ainda uma "quinta edição", totalmente digital, que pode ser lida aqui.

O filme tem feito uma boa bilheteira no box-offce americano, com ganhos no valor de 190 milhões de dólares, em seis semanas de exibição, sendo o filme do Super-Homem com maior sucesso, ocupando actualmente a 8ª posição no top das adaptações de banda desenhada mais rentáveis de sempre (fonte box-office Mojo). Já se fala numa sequela para 2009.

Estreia em Portugal na próxima Quinta-Feira, 10 de Agosto.