31 dezembro, 2006

Expectativas para 2007...

Como leitor espero sempre mais de um novo ano que começa, sobretudo mais publicações. Considero que o ano que agora finda não foi um mau ano. Publicou-se qualidade. Publicou-se foi pouca variedade. Como causas, aparece sempre a culpada "crise", não sei se económica ou de leitores, ou ambas, mas a contrariar esta ideia, uma nova aposta começa logo em Janeiro, com o regresso da “Turma da Mónica” de Maurício de Sousa a Portugal, desta vez sob o selo da PANINI. A remar talvez contra a maré!

Para 2007, as minhas expectativas não são muito elevadas, até porque preferia que as editoras apostassem mais nas colecções que já existem, do que em novas séries. Por exemplo, gostava muito que...

... a ASA continuasse a aposta em “Blueberry”, “Bouncer” e “Borgia” e se decidisse por publicar “XIII”; que a Gradiva lançasse o álbum perdido de “Largo Winch” (o nº 4) e publicasse o resto da colecção; que a Livros de Papel continue o excelente trabalho que tem feito com “Príncipe Valente”; que a nova editora BDMania continue o que começou e falo sobretudo da Marvel Transatlântico; que a renascida Devir se decida por publicar “A Agência de Viagens Lemming” e o 6º volume de “A Pior Banda do Mundo” do "nosso" José Carlos Fernandes. E já agora se não for pedir muito, também queria uma mudança radical de mentalidades na organização do FIBDA. Será que exagerei nos pedidos?

Em termos cinematográfico, o ano de 2007, será sem dúvida o ano das adaptações. Se disser que 2007 também pode ser o ano do Homem-Aranha ou o ano de Frank Miller, não fugiria muito à verdade. Encontram-se agendadas as estreias do ultra-esperado “Spider-Man 3”, do expectante “300”, de “Sin City 2” (ainda sem site oficial), da sequela “Fantastic Four 2” e da aposta “Ghost Rider”. Certo é filmes para todos os gostos, num filão que está longe de se esgotar.

No panorama internacional, destaco a comemoração do centenário do nascimento de Georges Rémi, mais conhecido por Hergé, o criador de Tintin. A Fundação Hergé prepara um vasto programa de eventos, resta saber se Portugal será contemplado com alguma exposição.

De resto, ficam sobretudo os votos de um bom ano para a BD em Portugal!

24 dezembro, 2006

Em jeito de postal natalício...

reproduzo aqui um curioso crossover entre a personagem Batman e a figura do Pai Natal, que fez a capa do n.º 27 do comic “Batman”, publicado em Fevereiro de 1945, para ilustrar os sinceros votos de um Feliz Natal a todos os que por aqui passam.

23 dezembro, 2006

Acerca do BDjornal

O “projecto BDjornal”, quando surgiu em Abril de 2005, visava colmatar um espaço que se encontrava vazio no que se refere à divulgação da temática da BD em Portugal, com a publicação mensal do único “jornal de banda desenhada e não só” publicado em Portugal. Ano e meio depois prepara a saída da sua edição n.º 16 (Dezembro/Janeiro).

No entanto, durante este período de tempo, o jornal passou por reformulações várias, que visaram essencialmente adaptar o projecto às condições do nosso difícil mercado. Com o início de uma nova fase (a partir da edição n.º 13), que implicou alterações no preço, na periodicidade, no formato e qualidade do papel, pensava que “BDjornal” tinha finalmente encontrado o seu “cantinho” ao sol. Puro engano. Com grande surpresa li no Kuentro (post de 09/12/2006), que afinal faço parte de um estrito grupo de 1.000 compradores/leitores regulares do “BDjornal”. Do teor do comunicado publicado pelo seu director, retira-se uma única conclusão: o “projecto BDjornal” continua, infelizmente, a não ser viável. Daí que sejam necessárias ainda novas alterações, sendo a mais significativa um aumento substancial do preço de capa. Percebe-se que o caminho não passa, no imediato, pela conquista de novos leitores, mas sim pelo equilíbrio financeiro do projecto. São opções.

Neste sentido, o "BDjornal" está tentar criar uma rede de distribuição, entre livrarias e papelarias ou tabacarias, a nível nacional, pelo que solicita aos interessados a indicação de possíveis pontos de venda, especialmente nas capitais de Distrito, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Podem fazê-lo para o email bdjornal@yahoo.com, ou também sem ter de pagar nada, por carta via CTT para: Remessa Livre 110 - EC Alcabideche - 2646-960 ALCABIDECHE.

No entanto, como leitor habitual do “BDjornal”, não posso deixar de referir que detecto algumas fraquezas no projecto, sendo que a primeira delas é a sua reduzida, para não dizer inexistente, difusão. Parece-me a mim que a sua existência apenas é conhecida por um reduzido número de pessoas, incluindo o referido grupo dos mil. Há obviamente um deficit de divulgação. Remédio? Sugeria talvez e até fazendo uso do potencial da Internet, a criação de um sítio na Internet exclusivamente dedicado ao “BDjornal”, onde se fizesse a apresentação do jornal e onde constasse a informação actualizada sobre pontos de venda e as condições de assinatura. Esta informação seria complementada com os sumários de novas edições, síntese dos principais destaques, resumos de edições antigas, etc.

Basta efectuar uma pesquisa no Google por “BDjornal” para perceber que os resultados devolvidos revelam informação desactualizada e dispersa. Parecem-me óbvias as vantagens de centralizar tudo num único sitio exclusivo e de fácil consulta.

Depois temos a periodicidade do “BDjornal”. Já aqui tinha escrito, bimestral parece-me demasiado e incompatível até com a condição de jornal que o projecto assume no seu título. A finalidade de um jornal é prestar informação, e convenhamos deseja-se que essa informação seja actual. Com a publicação de dois em dois meses, as notícias correm o risco de serem publicadas já desactualizadas ou ultrapassadas. Pessoalmente, preferia uma publicação mensal, nem que fosse a preto-e-branco em papel de menor qualidade do que uma publicação bimestral em papel melhorado e a cores. Como leitor não faço questão na qualidade/preço, mas sim na actualidade. E acredito que matéria não deve faltar.

Ao nível do conteúdo, apenas dois pequenos apontamentos. O primeiro é feito a título pessoal: desagrada-me que por vezes as bd’s publicadas sejam em formato de ‘coleccionável para destacar’. Primeiro porque não gosto de separar nada das revistas; segundo, porque neste formato, a leitura para quem não destaca, torna-se impraticável e sem sentido, andar para a frente e para trás à procura das tiras.

Segundo apontamento é para sugerir a criação de uma página de classificados. Sendo o mercado bedéfilo tão pequeno, a criação de um canal de comunicação entre potenciais vendedores e compradores, faria eventualmente do “BDjornal” um elo de ligação único entre coleccionadores bedéfilos.

Para finalizar fica aqui o desejo que a nova fase que se avizinha traga a estabilidade necessária ao projecto, porque da minha parte, fica garantido o apoio ao manter-me como um leitor assíduo do “BDjornal”.

19 dezembro, 2006

Joe Barbera (1911-2006)

O dia de hoje fica tristemente marcado pela noticia do falecimento de Joseph Barbera (à direita na fotografia), um excelente autor e desenhador que, juntamente com William Hanna, falecido em 2001, foi fundador dos célebres estúdios de animação Hanna-Barbera, responsáveis pela criação de personagens impares na história dos desenhos animados, donde se destacam “Tom & Jerry”, "Zé Colmeia" ou a série “Os Flinstones”, entre muitos outros, que ficarão para sempre guardadas na nossa memória colectiva.

Joe Barbera (1911-2006)

O dia de hoje fica tristemente marcado pela noticia do falecimento de Joseph Barbera (à direita na fotografia), um excelente autor e desenhador que, juntamente com William Hanna, falecido em 2001, foi fundador dos célebres estúdios de animação Hanna-Barbera, responsáveis pela criação de personagens impares na história dos desenhos animados, donde se destacam “Tom & Jerry”, "Zé Colmeia" ou a série “Os Flinstones”, entre muitos outros, que ficarão para sempre guardadas na nossa memória colectiva.

12 dezembro, 2006

O Estado da Arte (3)

"Numa altura em que escasseiam revistas de banda desenhada de publicação regular em Portugal, e as que existem(?) lutam desesperadamente por se manter “à tona da água”, proponho um regresso ao passado, para uma leitura sobre talvez um dos mais importantes projectos editoriais da banda desenhada que se fez em Portugal, não só pela sua longevidade mas também porque ajudou a criar gerações de bedéfilos, que semanalmente acompanhavam um mundo novo de aventuras."

Clique aqui para continuar a leitura...

08 dezembro, 2006

"Back in Black"

A revista “Amazing Spider-Man” # 539 quando for publicada em Fevereiro de 2007, arrisca-se a tornar-se uma referência na história do Homem-Aranha.

Isto porque dará inicio ao arco intitulado “Back in Black”, ou seja, está de regresso do famoso uniforme negro, como resultado da saga “Civil War”. Reza a sinopse da revista que as consequências que daqui advém serão irreversíveis para este herói.

A excelente desenho da capa (ver imagem ao lado) assinado por Ron Garney, consegue transmitir um ambiente pesado, quer seja pela pose de confronto do Homem-Aranha, quer pelo jogo eficaz que faz dos reflexos e das cores escuras, que traduzem bem o estado de espírito negro do Homem-Aranha. É daquelas capas que fazem história, digna de figurar ao lado das capas das revistas “Amazing Spider-Man” # 252, com a primeira aparição do uniforme negro e “Amazing Spider-Man” # 300, que mostra a primeira imagem de Venom (ver imagens abaixo).



















Num excelente golpe de marketing, a Marvel começa a prepara o terreno para o filme “Spider-Man 3” que estreia justamente em 2007, fazendo coincidir a história em banda desenhada com o argumento do filme.

Clicando em baixo podem ver uma pequena montagem sobre as filmagens, com as opiniões dos actores envolvidos e uma rápida imagem de Venom.



Começam a ficar poucas dúvidas se 2007 não será o “Ano do Aranha”.

Clique aqui para ver o trailer de "Spider-Man 3"

"Ghost Rider"

O site GhostRiderMovieBlog divulgou aquele que é o poster oficial do filme “Motoqueiro Fantasma” que conta com Nicolas Cage no papel principal. O poster, que se vai alterando, mostra a transformação da personagem Johnny Blaze no esqueleto em chamas. Esta adaptação de mais um herói do universo Marvel só chegará às salas de cinema portuguesas em Março do próximo ano. Até lá acompanhem as novidades no site oficial.

03 dezembro, 2006

Leitura: WOLVERINE - SAUDADE

No pouco tempo livre que tenho tido, aproveito para por a leitura em dia, as recentes aquisições que fiz no FIBDA. «WOLVERINE SAUDADE», foi primeiro a ser lido e é a aposta da mais recente editora de BD portuguesa, a BDMania que resolveu apostar numa nova série designada de Marvel Transatlântico, cujo objectivo é colocar autores europeus de BD a criar histórias (argumento e desenho) com os principais personagens do universo Marvel.

Pode-se dizer que a sensibilidade europeia para as questões do dia-a-dia que nos afectam, encontra-se bem transposta neste primeiro álbum da colecção. "Wolverine: Saudade" com um (bom) argumento de Jean-David Morvan e um desenho sóbrio de Phillipe Buchet, coloca o conhecido Wolverine a passar umas férias no Brasil. Mas desde logo, o mais conhecido mutante da Marvel é confrontado com a dura realidade brasileira: meninos da rua, assaltos, esquadrões da morte e curandeiros. A vida tal como ela é, e sabemos nós que no Brasil, ela pouco vale. O resultado é uma das mais violentas histórias de Wolverine que já li!

A edição portuguesa, que se encontra muito bem conseguida, com destaque para a excelente capa, reproduzida aqui ao lado, apresenta-se no formato de álbum europeu, de capa dura, como convém.
Pessoalmente, gostei bastante da forte influência “europeia” desta edição, apesar da história envolver um herói canadiano em terras sul-americanas. A filosofia por detrás desta 'linha transatlântica' faz-me seguir com atenção esta nova colecção.

Resumindo, um começo auspicioso da nova editora que espero que encontre uma boa receptividade por parte dos bedéfilos portugueses.

WOLVERINE - SAUDADE
Autores: Morvan e Phillipe Buchet
Álbum único, cores, cartonado
Editora BDMania, 1ª edição, Outubro de 2006



Jim Del Monaco por Luis Louro

O autor Luís Louro e a sua personagem Jim Del Mónaco marcaram presença no último dia do FIBDA.

FIBDA'2006 (10) - Fotos IV

O FIBDA já lá vai, mas só agora é que consegui recuperar de um computador avariado, a minha colecção de fotografias tiradas durante o festival. Ficam aqui publicadas algumas delas.


A "casa" do FIBDA

A "máquina infernal" de José Carlos Fernandes

Maurício de Sousa e a sua mais recente criação: Ronaldinho

Prancha original de "Sky Doll"

Desenho da personagem Franco ("C.A.O.S.") por Filipe Teixeira

O "regresso" de Luis Louro