19 janeiro, 2007

“O 13º Passageiro”






















A editora O Mundo em Gavetas vai apresentar no próximo dia 30 de Janeiro, pelas 18h30, no ANA Museu (junto ao parque de estacionamento do terminal partidas do Aeroporto de Lisboa), o álbum “O 13º Passageiro”, uma banda desenhada da autoria de José António Barreiros e Carlos Barradas, cuja história se centra na actuação das redes estrangeiras de espionagem em Portugal, durante a Segunda Guerra.

Reza a história que:

No dia 1 de Junho de 1943 um avião civil da KLM, ao serviço da BOAC, que assegurava a ligação de Portugal ao Reino Unido, foi abatido por uma esquadrilha alemã, quando sobrevoava o Golfo da Biscaia. Desde então várias teses se têm defrontado para explicar o insólito acontecimento. A «linha de Lisboa», como era conhecida, gozava de imunidade, por via de um acordo não escrito que vigorava entre as forças do Eixo e os Aliados.

A bordo viajavam 13 passageiros, entre os quais o actor de teatro e do cinema Leslie Howard, que regressava de uma série de palestras de propaganda, efectuadas em Lisboa e Madrid.

Para mais informações cliquem no site da editora.

Sem comentários: