11 abril, 2007

Cinema: "300"

Sendo certamente um dos filmes mais aguardados do ano, por parte da comunidade bedéfila, devo começar dizer que “300” de Zack Snyder superou largamente as expectativas depositadas, pelo menos as minhas.

O filme não sendo complexo, dá-nos uma visão crua de um importante acontecimento da História Universal, onde a defesa do “berço” da democracia passou por um choque de culturas, consubstanciado na violenta Batalha (no desfiladeiro) das Termópilas, ocorrida em 480 a.C., onde a coragem e o espírito de sacrifício de um grupo de trezentos soldados espartanos liderados pelo Rei Leonidas (interpretado pelo pouco conhecido mas excelente Gerard Butler) conseguiu infringir um elevado número de baixas no poderoso e numeroso exército do Imperador Xerxes, atrasando de forma irremediável a entrada deste na Grécia e impedindo desta forma a expansão persa na Europa.

Apesar da ficção subjacente aos acontecimentos históricos narrados, visualmente o filme é de uma beleza irrepreensível, muito por força da técnica CGI desenvolvida por Robert Rodriguez, que tão bom resultado deu em “Sin City” (do mesmo autor), e da vontade do realizador em honrar o desenho e as cores originais, o argumento consegue, sem desvirtuar, enquadrar na história os valores e o funcionamento da sociedade espartana, tornando deste modo a obra de Frank Miller bastante mais perceptível e completa.

Como complemento recomendo a leitura da ‘graphic novel’ (já editada em Portugal) que deu origem ao filme.

Ocupando grande parte do filme, as sequências de combate, impecavelmente coreografadas, filmadas com recurso ao “slow-motion” criam um excelente efeito de prolongamento da imagem, que transforma cada cena de acção como se uma sequência de desenhos se tratasse. O filme vale pela imagem, mas tratando-se de uma adaptação de BD, o resultado é perfeito.

Perante isto, só me resta acrescentar que vi uma obra-prima no que a adaptações de BD ao cinema diz respeito, pelo que só posso atribuir a nota máxima a “300”!

As minhas estrelas: 5 em 5


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...