17 abril, 2007

Colecção SPIROU - Vol. 1: A Máscara Misteriosa

«A Máscara Misteriosa», escrita e desenhada por Franquin, publicada originalmente em 1954, é o primeiro volume da colecção de banda desenhada das aventuras de Spirou, editada em parceria entre o jornal PÚBLICO e as Edições ASA.

Tudo começa quando encontramos o Fantasio, colérico, a virar a casa do "avesso" à procura de umas fotos que tirou para renovar o passaporte. É o início de uma rocambolesca história que transforma Fantasio num fugitivo procurado por roubo e onde Spirou se vê obrigado a percorrer meia França com o objectivo de provar inocência do seu amigo.

Uma história bastante movimentada, que inclui mesmo uma participação involuntária de Fantasio numa etapa da Volta à França em bicicleta, de agradável leitura, que vale pelo desenrolar dos acontecimentos, apesar do final algo simplista que encerra.

A minha nota:


Edição: Público/ASA, Março de 2007


Nota adicional:
Relativamente à colecção em geral, a sua mais-valia pela publicação de histórias inéditas em Portugal, é fortemente ofuscada pelo pouca competência que existiu na sua preparação, nomeadamente o facto de desrespeitar totalmente a cronologia da série.

Ao consultarmos a lista dos vinte álbuns que compõem a colecção, facilmente se percebe que toda a confusão que eventualmente possa surgir, neste ou em outros álbuns, devido a referências, tanto ao nível de personagens como de objectos, que remetem para histórias cronologicamente anteriores, poderia ter sido facilmente evitável.

Exemplo flagrante, é a escolha da presente história abrir a colecção, quando existiam quatro cronologicamente mais legitimas para o fazer, principalmente "Spirou e os herdeiros" (com data de publicação prevista para 30/05).

De referir que esta injustificável política editorial foi mesmo objecto de análise por parte do Provedor do jornal PÚBLICO, e mereceu uma resposta, que só posso classificar de ignorante e desrespeitosa para com os leitores, por parte do administrador da área de Marketing e Comercial do PÚBLICO.

Sem comentários: