11 maio, 2007

Já saiu o BDjornal #18

Com um mês de atraso, já se encontra nos habituais postos de venda, o BDjornal #18 (Abril/Maio), cuja capa dá principal destaque ao III Festival Internacional de BD de Beja, que por estes dias decorre na aquela cidade alentejana. Mais informações sobre esta edição podem ser obtidas aqui.

Com este número chega ao fim mais um ciclo, com o director a fazer um balanço de um ano de publicação e a antever as reformulações várias que se avizinham para o novo ciclo de publicação, sobre a forma de um elucidativo texto, que de seguida se transcreve:

Mais um ano de BDjornal chega ao fim, antevendo-se já o início de um novo ciclo. 

Esta coisa de teimar em editar um jornal-revista de banda desenhada em Portugal hoje, tem qualquer coisa de suicidário. E tudo porque as despesas de produção são avultadas e os resultados das vendas perfeitamente ridículos - ao contrário do que se esperava. E assim, como neste segundo ano não foi possível, mantendo um preço de capa aceitável, fazer com que os resultados das vendas cobrissem minimamente as despesas de produção (muito, mas muito longe disso), só nos restam duas alternativas: ou acabar, pura e simplesmente, com o BDjornal, ou transformá-lo numa edição economicamente suportável, digamos assim.

Optámos pela segunda alternativa, sobretudo porque a maioria dos nossos assinantes (alguns estiveram-se nas tintas para renovar as assinaturas) tem sido de uma fidelidade absoluta, bem como muitos leitores regulares de que vamos tendo eco. Além disso, algumas lojas especializadas conseguem vender muitíssimo acima da mediania. Temos por isso compromissos a que não vamos voltar as costas.

Assim, o número de Junho/Julho, o 19, vai encolher ainda mais no formato, passando a pouco menos que um A4, com lombada e mais algumas páginas. Eventualmente vamos mesmo ter de subir o preço, para um patamar aritmeticamente compatível com os custos de produção, porque não é definitivamente possível uma publicação, com a qualidade que pensamos ter, não se pagar a ela própria. Deixaremos de praticar um preço “de jornal” e evoluiremos para um preço “de revista”. Não há outra volta a dar.

Sobre o “BDjornal” já em Dezembro passado tinha aqui exprimido a minha opinião, sobre eventuais pontos fracos do projecto, os quais infelizmente teimam em persistir. Não há volta a dar!

3 comentários:

Anónimo disse...

Para quem gosta de tpbs as fnacs tem os trades de civil war,fables,walking dead com 10% de desconto,sobre o preco em euros e muita bd amazing spider man,x-men:the age of apoclipose,universo ultimate,justice com 10% de desconto sobre o dolar livro.

Abracos
Grimlock

Nuno Neves disse...

lembro também que está quase a começar as Feiras do Livro de Lisboa e do Porto e regra geral, promoções e descontos de BD é coisa que não falta.

Anónimo disse...

E falando nela:

"A BdMania na Feira do Livro de Lisboa!

A BdMania irá estar presente na Feira do Livro de Lisboa que se inicia no próximo dia 25 e se estende até 13 de Junho. Em associaç ão com a VitaminaBD, iremos encher o stand nº 170 com muita BD (embora quase toda em Português devido ao regulamentos da feira) e surpreender com vários lançamentos. Assim, se é uma das muitas pessoas que se queixavam da falta de BD na Feira, este ano não tem essa desculpa. Aliás, agora que o túnel do Marquês finalmente abriu e a Feira do Livro de Lisboa volta a estar localizada na zona mais acessível do Parque Eduardo VII, deixa de haver qualquer desculpa! Vá até lá e visite-nos porque gostamos sempre de ver os amigos"

Abracos
Grimlock