09 outubro, 2007

FIBDA’2007 (3) - Apresentação

As ideias gerais e o programa do 18º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) deste ano foi (finalmente!) apresentado. Em ano de maioridade, o destaque das exposições vai para a mostra de desenhos originais das dez bandas desenhadas mais representativas do século XX - Little Nemo, Krazy Kat, Tintim, Batman, Spirit, Peanuts, Astérix, Blueberry, Corto Maltese e Maus - segundo uma votação feita num âmbito de um projecto “100 BD’s do Século” lançado pelo FIBDA em 2004. Destaque ainda para a homenagem aos 80 anos de Uderzo, o criador de Astérix, que poderá ser (aguarda-se confirmação) um dos autores presentes no festival.

Outros originais em exposição serão os do livro «Salazar, agora na hora da sua morte», de Miguel Rocha e João Paulo Cotrim, que em 2006 ganhou os principais prémios de BD do FIBDA.

Em termos de presenças confirmadas para sessões de autógrafos, o destaque maior vai, sem dúvida, para o autor Milo Manara.

O FIBDA realizar-se-á entre os próximos dias de 19 de Outubro a 4 de Novembro, com o núcleo central localizado, pelo segundo ano consecutivo, no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, que acolherá a maior parte das exposições deste ano. E nas palavras de Joaquim Raposo, presidente da Câmara Municipal da Amadora, o Fórum da Brandoa será a casa do FIBDA enquanto não for encontrada uma solução definitiva para o festival.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas aqui.

1 comentário:

Unknown disse...

Epá, não acredito! No único fds em que não vou poder ir até à Brandoa, ora toma lá que é mesmo nesse que vem o Manara... ARGHHHHHH!!!