28 outubro, 2007

FIBDA’2007 (8) - E os vencedores são...

Foram atribuídos este fim-de-semana, no FIBDA, os Prémios Nacionais de BD, com vista a premiar o melhor que se fez de BD durante o último ano. Quase sem surpresa, a dupla José Carlos Fernandes/Luís Henriques levaram para casa os principais prémios com a obra “Tratado de Umbrografia”. Quanto aos restantes vencedores, pouco há a destacar, até porque os meus preferidos ou nem sequer foram nomeados ou não ganharam. Enfim, gostos não se discutem.

Para a história, aqui fica o registo dos vencedores por categoria:

  • Prémio Melhor Álbum Português - Tratado de Umbrografia, de Luís Henriques (desenho) e José Carlos Fernandes (argumento), Devir
  • Prémio Melhor Argumento para Álbum Português - José Carlos Fernandes, em Tratado de Umbrografia, Devir
  • Prémio Melhor Desenho para Álbum Português - Luís Henriques, em Tratado de Umbrografia, Devir
  • Prémio Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira - Merci Patron, de Rui Lacas, Editions Paquet
  • Prémio Melhor Álbum de Autor Estrangeiro - Alguns meses em Amélie, de Jean-C. Denis, ASA
  • Prémio Melhor Álbum de Tiras Humorísticas - Há Vida em Markl: Opus 2, de Nuno Markl, Gradiva Publicações
  • Prémio Melhor Livro de Ilustração Infantil - O Bicharoco que era oco, de Carla Pott (ilustração) e A. Ventura (texto)
  • Prémio Melhor Fanzine - Venham + 5 nº3, com coordenação de Paulo Monteiro, Câmara Municipal de Beja/Bedeteca de Beja
  • Prémio Clássicos da Nona Arte - A Trágica Comédia ou Cómica Tragédia de Mr. Punch, de Neil Gaiman e Dave McKean, VitaminaBD
  • Prémio Juventude - Tratado de Umbrografia, de Luís Henriques (desenho) e José Carlos Fernandes (argumento), Devir

23 outubro, 2007

FIBDA’2007 (7) – Corvo 3

Não há como evitar, o FIBDA é o tema de momento!

No passado fim-de-semana, o destaque maior foi talvez para o regresso (de canadianas) do autor Luís Louro à banda desenhada com o álbum “Corvo 3 – Laços de Família” (Edição ASA) cuja apresentação em conferência de imprensa, esteve a cargo da linda Sílvia Alberto e contou ainda com a participação de Nuno Markl, responsável (e irresponsável) pelo argumento desta nova aventura.

A conferência foi bastante divertida, ou não se começasse a falar de todo o processo de criação que esteve por detrás do álbum, e que se encontra mesmo sintetizado no mesmo, através da transcrição, nas primeiras páginas, dos email’s trocados entre Luís Louro e Nuno Markl entre 09/12/2005 (data do primeiro) e 10/03/2007 (data da conclusão do álbum).

Um processo moooooooooooroso que chegou mesmo a atentar contra a saúde e sanidade mental dos envolvidos..lol

Seguiu-se a habitual sessão de autógrafos, bastante concorrida, com os dois autores (faltou a barraquinha dos beijos com a Sílvia), e onde Nuno Markl usou, abusou e se apropriou…. da minha caneta!!!! Ok… não há problemas, estou calmo, mas fica aqui o registo do meu contributo para o sucesso do álbum, porque se não houvesse caneta não havia autógrafos e se não houvesse autógrafos se calhar o álbum não se vendia e assim por diante!!!

Deixo aqui o registo fotográfico desse acontecimento:

Tudo começou assim... ... tu desenhas...















...e tu escreves .... ... e o resultado final é este!


Já na sessão de autógrafos:


sim, sim... caro Nuno, a caneta era para devolver!!!



20 outubro, 2007

FIBDA’2007 (6) – Primeiras impressões

Este ano resolvi ir à festa de inauguração do FIBDA, mal sabia eu que metade da população da Brandoa também tinha sido convidada. Ás 22:00 fogo de artificio para gáudio do povo e abertura das portas do festival. Primeira impressão: pelos que comentários que ia ouvindo, pareceu-me que mais de metade das pessoas presentes na inauguração nunca leu uma bd e só lá foi porque a entrada e o espumante eram de borla! E à conta disso desconfio que havia para lá uma boa rapaziada que nesta sexta à noite poupou de gastar uns bons cobres nos bares da zona!!!

A disposição do espaço do festival mudou radicalmente quando comparada com o ano passado. Temos agora o piso principal (ou piso 0) praticamente ocupado pelas "10 BD’s do Século XX" divididas por 10 pequenos espaços e no piso -1 as restantes exposições e a zona comercial/autógrafos, que verdade seja dita é talvez uma das mais bem conseguidas do últimos anos.

Passei pelas exposições a correr, não só porque tenho bastante tempo até ao fim do festival e até porque convenhamos hoje era a "noite cultural" do ano para os que "vieram beber", mas ficou-me na retina, pela positiva, a exposição "Evocação de Tiotónio" (lembro que os troféus do FIBDA são em sua homenagem) e pela negativa "As 10 BD’s do Século XX".

Quanto a esta última, é de uma pobreza franciscana. A evocação das 10 bd’s do século XX limita-se a expor uma dúzia de capas de livros e revistas de cada personagem, sem qualquer indicação cronológica, misturando edições portuguesas com edições estrangeiras, sem notas adicionais sobre a história e evolução das personagens. Para fazer "exposições" destas, mais vale gastar parte do orçamento do festival em espumante e distribuir pelos visitantes ao fim-de-semana e digo que o povo vai melhor servido! Não estivesse eu no FIBDA e ia julgar que cada espaço daqueles era uma barraquinha de venda de bd’s em 2ª mão e como faz falta uma barraquinha de venda de bd’s em 2ª mão naquele festival.

Encontro o sempre acessível José Carlos Fernandes e dou-lhe os parabéns pelo n.º de nomeações para os prémios FIBDA e ele confessa que nem leva aquilo muito a sério. Afinal face ao muito reduzido n.º de obras publicadas por autores portugueses em Portugal, qualquer um que publique leva automaticamente a nomeação! Touchê! Ah é verdade uma novidade... a obra "A Agência de Viagens Lemmings" já tem editor para... Espanha!!! Para cá... continuamos a aguardar!

À saida, solicito no balcão de informações um programa com as horas e presenças de autores nas sessões de autógrafos por autor e na resposta recebo, para além de um sorriso simpático da moça, um "ainda não há!" (todos os anos é assim mas eu continuo a insistir). Em compensação trago um "pré-programa"!

Não sei o que os leitores deste blogue esperam do FIBDA, mas da minha parte confesso que me contento com as novidades e autógrafos. Assim, a confirmarem-se as presenças dos autores anunciados e com os lançamentos previstos, parece-me que este ano nem me posso queixar!

Deixo aqui um pequeno apontamento fotográfico da primeira noite:












































Legenda: da esquerda para a direita e de cima para baixo, na primeira fotografia temos o cartaz da "mostra" das BD's do Sec. XX e nas seguintes os 10 painéis identificativos de cada sala. Na ultima fotografia, vemos as mesas de trabalho dos artistas para as sessões de autógrafos.

12 outubro, 2007

FIBDA’2007 (5) – Prémios Nacionais de BD

José Carlos Fernandes é o autor que lidera as nomeações (5) para os Prémios Nacionais de BD atribuídos pelo FIBDA, ao conseguir colocar duas obras suas, “Os Pesadelos Fiscais de Porfírio Zap” e “Tratado de Umbrografia – BBS 1”, nas categorias de “Melhor Álbum Português”, “Melhor Argumento” e “Melhor Desenho”.

Não deixa de ser curioso que o álbum “Os Pesadelos Fiscais de Porfirio Zap” esteja nomeado para “Melhor Álbum”, uma vez que se trata de uma edição provavelmente desconhecida do publico em geral, uma vez que não esteve disponível para venda, sendo sim objecto de uma distribuição (gratuita) bastante limitada no âmbito de uma campanha promovida pelo Ministério das Finanças. No obstante este pormenor, não deixa de ser uma excelente obra tendo em vista o fim a que se destinou, dotada do humor cáustico bastante peculiar em José Carlos Fernandes, que é agora reconhecida pelo júri do FIBDA.

A propósito, um dia deste publicarei aqui nas “NOTAS” a minha análise critica a esta obra de JCF.

Com três nomeações cada, seguem em ex-aequo os autores Filpe Abranches com o álbum “Solo” e José Abrantes com “As Aventuras de Hemodonte – A Tia Névoa” que repetem nas categorias de “Melhor Álbum”, “Melhor Argumento” e “Melhor Desenho”.

Nas nomeações para a categoria de “Melhor Álbum de Autor Estrangeiro” destacam-se três publicações da ASA: “Alguns Meses em Amélie” (cujo o autor Jean-C. Denis foi convidado do FIBDA na edição do ano passado), “Muchacho” e “Lá , em África…”, seguido de duas nomeações para a (desaparecida) DEVIR para “Hellboy: A mão direita do Apocalipse” e “Demolidor Amarelo” e para terminar “Faguin, o Judeu” de Will Eisner da GRADIVA.

Este ano, o FIBDA criou uma nova categoria, para premiar o “Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira”, estando nomeados “Mobbing en Poudres” de Alexandre Algarvio e “Merci Patron” de Rui Lacas.

Em jeito de “cunha” destaco a nomeação do excelente “Príncipe Valente 1947-48” na categoria de “Clássicos da Nona Arte”.

Termino informando que o júri da fase de Nomeação foi constituído por: Nelson Dona (director do Festival); Carla Pott (ilustradora, em representação de Alain Corbel); Luís Salvado (jornalista especializado); Sara Figueiredo Costa (crítica de BD) e Carlos Gonçalves (coleccionador de BD).

Dia 27 de Outubro conheceremos os vencedores!

10 outubro, 2007

FIBDA’2007 (4) - Autores convidados

Foi também divulgado o nome dos autores que estarão no FIBDA e prevê-se desde já grandes e demoradas filas nas sessões de autógrafos ou não estivessem presentes, entre outros, autores como Milo Manara (como seria óptimo a ASA aproveitar para o lançar o 2º álbum da colecção “Borgia”), Cameron Stewart (que repete a presença de 2005 que tão boa impressão deixou com os seus desenhos de “Catwoman”), Achdé e Guerra (dupla responsável pela nova série de "Lucky Luke" e que repetem a presença de 2004) ou o regresso de Luís Louro (desta vez acompanhado por Nuno Markl) com a personagem Vicente/Corvo no novo álbum “Corvo 3” numa edição da ASA (já falado aqui).

Fica aqui o programa (ainda que sujeito a alterações) de presenças dos autores estrangeiros:

1º fim-de-semana (20 e 21 de Outubro)
Ziraldo
Ilan Manouach
Achdé + Guerra
Godi + Zidrou
Jean-Louis Marco
Cameron Stewart

2º fim-de-semana (27 e 28 de Outubro)
Xisto Valência
Roberto Goiriz
Milo Manara

3º fim-de-semana (3 e 4 de Novembro)
Frédéric Coche
Lewis Trondheim
Mathieu Sapin
Editora Les Requins Marteaux

Outros autores
Warren Craghead
Fábio Zimbres
Danijel Zezelj

09 outubro, 2007

FIBDA’2007 (3) - Apresentação

As ideias gerais e o programa do 18º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) deste ano foi (finalmente!) apresentado. Em ano de maioridade, o destaque das exposições vai para a mostra de desenhos originais das dez bandas desenhadas mais representativas do século XX - Little Nemo, Krazy Kat, Tintim, Batman, Spirit, Peanuts, Astérix, Blueberry, Corto Maltese e Maus - segundo uma votação feita num âmbito de um projecto “100 BD’s do Século” lançado pelo FIBDA em 2004. Destaque ainda para a homenagem aos 80 anos de Uderzo, o criador de Astérix, que poderá ser (aguarda-se confirmação) um dos autores presentes no festival.

Outros originais em exposição serão os do livro «Salazar, agora na hora da sua morte», de Miguel Rocha e João Paulo Cotrim, que em 2006 ganhou os principais prémios de BD do FIBDA.

Em termos de presenças confirmadas para sessões de autógrafos, o destaque maior vai, sem dúvida, para o autor Milo Manara.

O FIBDA realizar-se-á entre os próximos dias de 19 de Outubro a 4 de Novembro, com o núcleo central localizado, pelo segundo ano consecutivo, no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, que acolherá a maior parte das exposições deste ano. E nas palavras de Joaquim Raposo, presidente da Câmara Municipal da Amadora, o Fórum da Brandoa será a casa do FIBDA enquanto não for encontrada uma solução definitiva para o festival.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas aqui.

FIBDA’2007 (2) - Cartaz do 18º Festival