26 maio, 2008

A colecção "Blueberry" da ASA/Público

Conforme já havia referido no post anterior, é já no próximo dia 4 de Junho, que o jornal Público em colaboração com a editora ASA, dará inicio à Colecção Blueberry.

Todas as Quartas-feiras, ao longo de 18 semanas, serão publicados os álbuns da melhor banda desenhada alguma vez feita sobre o Oeste americano, com a assinatura de Charlier e desenho de Giraud, pelo preço unitário de € 5,90.

Logo à partida, umas das mais-valias desta colecção é a publicação, logo no 1º volume, de uma historia inédita em Portugal. Trata-se de "Apaches" (ver imagem ao lado), um álbum fora da colecção, dedicado ao chefe índio Gerónimo, que inclui além de pranchas inéditas, a história completa de quando Blueberry o conheceu, e que já nos tinha sido dado a conhecer, em flashbacks durante o arco "Tombstone".

De destacar também, finalmente a re-publicação de alguns álbuns à muito esgotados, nomeadamente os nºs 13, 14 e 15 desta nova colecção, e que andavam a ser vendidos a preços de um barril de petróleo (passe o exagero!)


Assim, para os (muitos, espero eu) interessados deixo aqui o calendário completo da colecção:



E para quem quiser conhecer melhor esta magnifica colecção, deixo aqui também o excelente site oficial (em francês).

Boas leituras!

8 comentários:

Nuno Amado disse...

Verbal, vão editar a série toda mesmo ??

Nuno Neves disse...

@ bongop

Da colecção principal, esta colecção do Público só não publica os seis primeiros álbuns. Deixa também de fora o ciclo ‘Tombstone’ que abrange os últimos 5 álbuns publicados, cuja conclusão aconteceu em “Dust”, o primeiro álbum de Blueberry editado pela ASA.

Relativamente ao que foi editado entre nós pela Meribérica, faltam as colecções “Juventude de Blueberry” (7 álbuns) e Marschal Blueberry (3 álbuns).

Como pontos positivos, destaco o 1º álbum que é um inédito entre nós (apesar de ser fora de colecção), a publicação de álbuns que se entravam à muito esgotados e que são vendidos a preços estupidamente altos e o facto da publicação da colecção respeitar a cronologia oficial.

Para quem nunca leu (e não só) é uma excelente oportunidade para conhecer esta magnifica obra da BD franco-belga.

Um abraço

Anónimo disse...

a capa é rija ou mole? se é que me faço entender...

Nuno Neves disse...

Certamente que será de capa mole, até porque tem sido sempre assim nas colecções de BD do Público.

Nuno Amado disse...

Já comprei Apaches :-)

Nuno Neves disse...

e eu já o li :)

Anónimo disse...

rija ou mole.. lá comprei. deixei-me influenciar pela tua opiniao e pelo que li sobre blueberry. acho que nao me vou arrepender.

thanks Verbal

Nuno Neves disse...

@anónimo
eu sou suspeito para falar porque para mim é "apenas" a melhor banda desenhada que já li!

Boas leituras!