30 outubro, 2008

BDjornal #24

O FIBDA marcou o regresso do BDJornal às bancas, ou pelo menos aos pontos de venda habituais, com o lançamento dos n.º 23 e 24. Pondo agora de lado todas as questões que afectam este projecto, gostava de destacar aqui nas “notas” a edição n.º 24 (ver imagem). Porquê? Não só pelo excelente desenho na capa, mas também pelo facto deste número se aproximar muito do modelo que na minha opinião como leitor, gostava que o BDJornal assumisse. Uma edição que apresenta uma mais–valia traduzida num excelente dossier temático relacionado com a BD.

Assim, a propósito da comemoração do 60º aniversário do famoso cowboy de origem italiana Tex Willer, a edição n.º 24 versa sobre o “Western na BD”. Reunindo diversos textos, apresenta-nos o velho Oeste americano, fala das influências e do fascínio exercido sobre a BD europeia e contemporânea deste tema, identifica as diversas séries e personagens que “adoptaram” o género, passa pela história da Casa Bonelli (editora) e do próprio Tex, para terminar na publicação de uma pequena história deste herói.

Claro está que, não obstante o dossier constituir parte importante do conteúdo da revista, sobram ainda páginas para mais BD, críticas e reviews.

Mas no essencial, fica o importante contributo para um melhor conhecimento da influência de um género tão popular como é o western na banda desenhada. Sinceramente há muito tempo que já não sentia este prazer em ler o BDJornal. Desejo só que esta edição não tenha sido uma “especial” mas sim o (novo) caminho a percorrer.

Sem comentários: