05 novembro, 2008

Prémios Nacionais FIBDA 2008

O FIBDA atribuiu no passado Sábado os seus “prémios nacionais”. Não constitui surpresa para ninguém o domínio da editora ASA na lista de nomeações e naturalmente na lista de vencedores. É a consequência lógica de um concurso cujo regulamento exige às editoras o envio por cada álbum ou livro apresentado a concurso, de seis exemplares para serem distribuídos pelos elementos do júri. Uma simples mas obrigatória formalidade que condiciona e com isso fere logo á partida a “representatividade” de uns prémios que se dizem NACIONAIS e aos quais o FIBDA empresta o seu bom nome. Excluir parte da edição nacional de BD porque não cumpre com um formalismo não me parece prestigiante nem para os organizadores nem para os vencedores destes prémios! Até porque a credibilidade não se ganha, conquista-se! É certo que por cá poucas editoras de banda desenhada ainda subsistem, mas felizmente que há mais BD para além da ASA e como as distinções valem o que valem, somos nós os leitores de BD, no acto de comprar, os melhores juízes para dar valor às coisas que realmente merecem! Para a história aqui fica o registo dos vencedores dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada FIBDA 2008:
Melhor Álbum Português Obrigada Patrão – Rui Lacas – Edições ASA Melhor Argumento para Álbum Português Rui Lacas – Obrigada Patrão – Edições ASA Melhor Desenho para Álbum Português António Jorge Gonçalves – Rei – Edições ASA Melhor Álbum de Autor Estrangeiro Muchacho Tomo 2 – Lepage – Edições ASA Melhor Álbum de Tiras Humorísticas Amuado, Aluado, Tatuado – Jerry Scott e Jim Borgman – Gradiva Publicações Melhor Ilustração para Livro Infantil Madalena Matoso – O meu vizinho é um cão – Planeta Tangerina Clássicos da 9ª arte Blueberry: A Mina do alemão perdido + O Espectro das balas de Ouro – Charlier / Giraud – Edições ASA/Jornal Público Melhor Fanzine Venham + 5 nº5 – Bedeteca de Beja Prémio Juventude (atribuído por uma turma de Artes) Wanya, Escala em Orongo – Nelson Dias e Augusto Mota – Gradiva Publicações Troféu de Honra (atribuído pela CMA) Victor Mesquita

2 comentários:

refemdabd disse...

Excelente comentário! Concordo plenamente. Também concordo que as editoras que queiram ver os seus álbuns premiados tenham que enviar uma cópia de cada um dos propostos álbuns a cada um dos juizes (tem lógica que assim seja). Não sei como é que se dá o processo de selecção dessas obras. Na minha opinião, achei que alguns dos prémios foram bem atribuídos (Zits; Wanya e Victor Mesquita) e outros não, como o caso do "Obrigado Patrão". Achei o argumento tão pobrezinho como a pobre coitadinha e sua mãe, protagonistas da história tão pouco original e de tão fácil choque, que rivaliza com qualquer telenovela actual. No meu entender, o prémio teria sido melhor atribuído ao Markl (!). Melhor desenho ao António J. G. ?!!! Só se for na visão de melhor pior desenho (fez-me lembrar o Jerome Moucherot contra os mal-desenhados)...enfim, pseudo-intelectualóides que me transcendem e que agradam a tantos (respeito, mas não consigo compreender, logo, talvez não respeite mesmo); neste caso o Lacas é trinta mil vezes melhor desenhador do que o vencedor do prémio (mas seria muita a bandeira de atribuír um terceiro prémio?!). Clássicos da 9ª arte: mais uma vez não sei qual o critério da escolha dos concorrentes, embora concorde que foram dignos vencedores.
Vão reeditar o "Eternus 9" do Victor Mesquita. Acho bem, mas não percebo porquê. Ainda existem tantas cópias da primeira edição; na penúltima edição da feira do livro de Lisboa estavam à venda no pavilhão da Sodilivros a um (1) euro! Não seria mais lógico e interessante editarem (ou reeditarem) outros contos mais dificeis de encontrar (como aqueles sobre Lisboa)? E porque não um inédito?
"(...)como as distinções valem o que valem, somos nós os leitores de BD, no acto de comprar, os melhores juízes para dar valor às coisas que realmente merecem!". Ora, nem mais!

Anónimo disse...

"Melhor Álbum de Autor Estrangeiro
Muchacho Tomo 2 – Lepage – Edições ASA"

ALELUIA.Custou mas houve alguém que viu isso. :)