27 maio, 2008

A colecção "Clássicos Disney em BD", pelo Público

Dando um forte abanão neste marasmo em que se encontra a publicação de BD em Portugal, o jornal Público continua a sua excelente aposta na promoção e distribuição de BD. Depois do anúncio da colecção "Blueberry", prepara-se agora para lançar nova colecção, desta vez pensada para os mais novos. Vai reunir os grandes clássicos da Disney, desde dos mais antigos até aos mais recentes, numa única colecção intitulada "Clássicos Disney em BD". São no total 20 volumes, com distribuição todos os Sábados e Domingos, entre 7 de Junho próximo e 10 de Agosto, com um preço de € 2,90 cada. O primeiro volume "Branca de Neve e os 7 anões" é grátis.

Aqui fica o anuncio da colecção, com indicação das histórias a publicar e respectivas datas de lançamento (clicar na imagem para uma melhor visualização).

26 maio, 2008

A colecção "Blueberry" da ASA/Público

Conforme já havia referido no post anterior, é já no próximo dia 4 de Junho, que o jornal Público em colaboração com a editora ASA, dará inicio à Colecção Blueberry.

Todas as Quartas-feiras, ao longo de 18 semanas, serão publicados os álbuns da melhor banda desenhada alguma vez feita sobre o Oeste americano, com a assinatura de Charlier e desenho de Giraud, pelo preço unitário de € 5,90.

Logo à partida, umas das mais-valias desta colecção é a publicação, logo no 1º volume, de uma historia inédita em Portugal. Trata-se de "Apaches" (ver imagem ao lado), um álbum fora da colecção, dedicado ao chefe índio Gerónimo, que inclui além de pranchas inéditas, a história completa de quando Blueberry o conheceu, e que já nos tinha sido dado a conhecer, em flashbacks durante o arco "Tombstone".

De destacar também, finalmente a re-publicação de alguns álbuns à muito esgotados, nomeadamente os nºs 13, 14 e 15 desta nova colecção, e que andavam a ser vendidos a preços de um barril de petróleo (passe o exagero!)


Assim, para os (muitos, espero eu) interessados deixo aqui o calendário completo da colecção:



E para quem quiser conhecer melhor esta magnifica colecção, deixo aqui também o excelente site oficial (em francês).

Boas leituras!

25 maio, 2008

A publicação do ano... (eu sei que o ano ainda não acabou)

No regresso das férias, algures por cima do Oceano, olho nas páginas do jornal Público e não acredito no que estou a ler: anuncia-se uma nova colecção de BD, que se propõe publicar todas as aventuras editadas de Blueberry... e logo para abrir um álbum inédito!!!

Bem sei que ainda vamos entrar em Junho, mas para mim já está encontrada a publicação do ano, a colecção do ano, o melhor do ano!

Já nada mais me interessa, entrei em contagem decrescente para o dia 4 de Junho!


15 maio, 2008

este blogue encontra-se...

este blogue encontra-se...

Afrika

Tenho para mim que um dos melhores álbuns lançados no ano passado, em Portugal, foi "Afrika" de Hermann, da editora Vitamina BD.

Com a acção a desenrolar-se tendo por fundo a paisagem africana, este "Afrika" centra-se na figura de Dário Ferrer, um homem fechado e desencantado, ex-militar, agora responsável pela segurança de uma reserva natural da África Equatorial, com a missão de proteger os animais da caça furtiva.

Um dia, é contactado por Charlotte, uma jornalista que lhe solicita ajuda para fazer uma reportagem sobre caçadores furtivos e de forma inesperada, transformam-se ambos em testemunhas acidentais do massacre de uma aldeia organizado pelo exercito local com o apoio de uma empresa multinacional.

A partir daqui assistimos a uma fuga pela selva, numa luta pela sobrevivência, onde o maior predador é o próprio Homem, com um desfecho imprevisível mas obrigatoriamente trágico.

Uma história bem estruturada, auto-conclusiva, donde se destaca o traço extremamente fiel e realista de autor, nomeadamente no que respeita ao magnifico desenho de animais, transformando este álbum num dos melhores que já li de Hermann.

A minha nota:

Edição: Vitamina BD, 1ª edição de Outubro de 2007

09 maio, 2008

Desenhos autografados (2): Hunter

"Hunter"

Aproveitando a noticia que o desenhador português Daniel Maia foi um dos escolhidos num concurso internacional para a escolha de novos ilustradores, promovido pela editora americana Marvel, publico aqui um desenho autografado seu, da personagem "Hunter", feito em Outubro de 2005, aquando do 16º FIBDA.

08 maio, 2008

70 anos de Giraud

Nascido em Paris, a 8 de Maio de 1938, Jean Giraud é unanimemente reconhecido como um dos grandes nomes da bd franco-belga e uma referência incontornável da bd contemporânea, com uma vasta obra que ultrapassa fronteiras, abrange vários domínios, que vai desde da banda desenhada ao cinema.

Giraud também conhecido pelo pseudónimo de Moebius, teve o seu inicio de carreira em meados da década de 50, com a publicação de alguns trabalhos, nomeadamente "westerns" que serviram de antecâmara ao novo mundo que nos transporta para um Oeste selvagem, que se estende desde das pradarias dos Estados Unidos até ao Novo México, admiravelmente recriado em todo seu ambiente e paisagens, com todas as sua referências, algumas históricas, que iria ser criado, juntamente com Jean-Michel Charlier, em 1963, nas páginas da revista Pilote, daquela que tenho para mim, como a minha banda desenhada preferida, a série "Tenente Blueberry".

A partir de 1973, colabora na criação da revista Metal Hurlant, publicando aqui algumas das suas obras. Dono de um traço único, cria sob a assinatura de Moebius, universos ricos centrados essencialmente numa ficção científica delirante.

Na década de 80, regista-se a passagem pela Marvel americana, colaborando com Stan Lee numa história da personagem Surfista Prateado.

Do trabalho desenvolvido com Alexandro Jodorowsky na série Incal, surge a oportunidade de entrar no mundo do cinema, colaborando como argumentista ou desenhador de cenários, em filmes de ficção cientifica como "Alien", "Tron" ou o "Quinto Elemento", entre outros.

Pela obra já realizada, devemos estar gratos e neste dia dar os parabens ao extraordinário criador de histórias que é Jean Giraud aka Moebius!

Exposição "Como se Desenham os Sonhos"

É hoje inaugurada a exposição Como se Desenham os sonhos, homenagem a José Ruy, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI), na Amadora.

A exposição é dedicada à cidade e à sua importância no surgimento das histórias aos quadradinhos, ao seu património e ao autor José Ruy. A mostra revela-nos, igualmente, todo o processo criativo do autor, nomeadamente para a criação dos álbuns “Levem-me nesse sonho” e “Levem-me nesse sonho… acordado” (versão mais actualizada), dedicados à História da Amadora em banda desenhada: ideia, guião, planificação, esboços e textos, a passagem à cor e o acompanhamento da impressão.

Nas duas salas da galeria de exposições, podem ser vistas as pranchas originais da História da Amadora em Banda Desenhada, fotografias da época e actuais de alguns dos elementos patrimoniais mais significativos da Cidade e objectos pessoais do autor José Ruy.

A exposição tem o propósito, igualmente, de homenagear José Ruy, autor que, com mais de sessenta anos de trabalho em prol da BD, doou a obra de toda uma vida à Amadora. São mais de cinco mil trabalhos originais, que constituíram a primeira pedra na construção de uma colecção única no País.

José Ruy nasceu na Amadora a 9 de Maio de 1930, na actual freguesia da Venda Nova. O fascínio pela banda desenhada surgiu desde cedo, ao ponto dos seus pais fazerem uma assinatura de O Mosquito, logo ao segundo número da revista. Cursou na Escola António Arroio, primeiro em Belas-Artes e depois em Litografia. É o artista português com o maior número de álbuns de banda desenhada, 42 títulos publicados até meados de 2008, sem contar as reedições, as versões em línguas estrangeiras, as brochuras publicitárias ou as participações em álbuns colectivos.

A exposição pode ser visitada até ao dia 27 de Março de 2009, no seguinte horário:

de 2ª a 6ª feiras, das 9.30h às 12.30h e das 14h às 17.30h

Desenhos autografados (1): Alix

"ALIX"


Resolvi abrir uma nova rubrica aqui nas "notas" destinada a divulgar desenhos autografados de autores de banda desenhada da minha colecção, que tive a felicidade de obter nos últimos anos, dos contactos com os vários autores nos vários festivais de BD que visitei.

Assim, o primeiro desenho escolhido é um desenho a lápis de carvão, de perfil da personagem Alix, feito pelo autor Jacques Martin, aquando da sua passagem por Lisboa, salvo erro em 1995(?), na capa interior do álbum "Alix, o Intrépido" correspondente ao n.º 1 da colecção da editora Edições 70 .

07 maio, 2008

IV Festival Internacional de BD de Beja

 
É já no próximo dia 10 de Maio, pelas 15 horas, que terá inicio o IV Festival Internacional de BD de Beja que promete "arrastar a cidade e o país num turbilhão de mil imagens".

Assim, entre os dias 10 e 25 deste mês, todo o centro histórico da cidade de Beja exibirá 16 exposições, espalhadas pela Casa da Cultura de Beja (o núcleo principal do evento), pela Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo, pelo Museu Jorge Vieira - Casa das Artes, pelo Museu Regional de Beja, e pela Pousada de S. Francisco.

São cerca de 500 pranchas de banda desenhada em exposição, de mais de 80 autores de países como a Alemanha, o Brasil, a Espanha, os Estados Unidos, a França, a Inglaterra, a Itália e Portugal, no maior evento ligado à banda desenhada do Sul do país!

Os autores convidados a estarem presentes são DAVE MCKEAN (Inglaterra), DINIZ CONEFREY, FILIPE ANDRADE, FILIPE PINA, FRANTZ DUCHAZEAU (França), GIPI (Itália), JOÃO LEMOS, MARTIN TOM DIECK (Alemanha), NUNO SARAIVA, OSVALDO MEDINA, PEDRO LEITÃO, PEPEDELREY, SUSA MONTEIRO, e TERESA CÂMARA PESTANA e ainda os autores do colectivo TOUPEIRA, entre muitos outros!

Mais informação e o programa oficial poderá ser consultado na página oficial do festival.

BD no Cinema: Batman

aproveitando o balanço, aqui fica o novo trailer de "The Dark Knight"!

Cinema: "Homem de Ferro"

Não sei se é um bom prenúncio para a temporada de super-heróis que se avizinha mas este "Homem de Ferro" surpreendeu-me pela positiva!

Apesar da personagem não ter o estatuto de grande super-heroi, como o Homem-Aranha ou o Batman, a verdade é que a sua arriscada adaptação ao cinema é talvez uma mais bem conseguidas até à data.

O mérito do filme é devido não só à extraordinária interpretação de Robert Downey Jr no papel principal do arrogante milionário playboy Tony Stark mas tambem ao quase desconhecido realizador Jon Favreau, que soube adaptar sem desvirtuar, mostrando conhecer bastante bem a matéria prima (leia-se "banda desenhada") que trabalhou. Veja-se, por exemplo, as várias referências que foram sido deixadas ao longo do filme (S.H.I.E.L.D, "nova Liga", etc).

O facto da origem do Homem de Ferro ter sido actualizada dos anos 60 para os nossos dias é uma questão de pormenor, depressa esquecido pela voragem da narrativa. As sequências da evolução da armadura estão bem desenvolvidas e intercaladas com as espantosas cenas de acção que recheiam o filme e que justificam muito bem o milionário orçamento desta produção.

Sem dúvida que este super-heroi da 9º arte tem propulsão para voar no cinema!

Resumindo, um filme sóbrio, muito bem conseguido, excelentemente bem interpretado, que faz com que a nova produtora da "Casa das Ideias", a Marvel Studio tivesse entrado com o "pé direito". Obviamente, os fans dos comics agradecem!

As minhas estrelas: 4 em 5


Nota: no final do filme, aconselho os irredutiveis leitores de comics a esperarem 5-10 minutos pelo fim dos créditos... para aqueles que já foram ver o filme e não esperaram e querem saber o que acontece... cliquem aqui!

01 maio, 2008

"Homem de Ferro"



Numa semana quase toda ela dominada por super-herois, seja pelo lançamento de novos posters de promoção do filme do “Batman” ou pela divulgação do novo trailer de “Hulk”, estreia hoje em Portugal, a mais recente aquisição pelo cinema de um herói de banda desenhada, desta vez, o HOMEM DE FERRO.

Em Março de 1963, nas páginas do número 39 da revista “Tales of Suspense”, surge a história do milionário e engenheiro da indústria de armamento Anthony Stark, que durante uma visita a uma base americana no Vietname é feito prisioneiro pelas forças comunistas vietcongs e obrigado a criar uma nova arma para eles. Em vez disso, desenvolve uma armadura de ferro dotada de diversas armas que utiliza para fugir. De regresso à América, Tony Stark resolve continuar a desenvolver a sua armadura, dotando-a de novo e poderoso armamento, e adopta o nome de Iron Man. Por curiosidade, a sua armadura é que após alguma indefinição quanto ao seu aspecto (de prateado a dourado) viria a adoptar, por influência do desenhador Steve Dikto (o mesmo do Homem-Aranha) as famosas cores vermelho e dourado.

Com a adaptação ao cinema, o Homem de Ferro vê a sua origem actualizada e adaptada ao cenário político dos dias de hoje, trocando as selvas do Vietname pelas montanhas do Afeganistão.

Este novo filme é também a estreia da Marvel Studios na produção de filmes de super-herois. Esperemos que ao tomar conta das operações de adaptação cinematográficas das suas personagens, a Marvel, garanta para além da qualidade a fidelidade às histórias originais!

Deixo aqui a sinopse do filme:

Robert Downey Jr. actor já nomeado para um Óscar da Academia surge como Tony Stark / Homem de Ferro na história de um bilionário da indústria e génio da invenção que é raptado e forçado a construir um arma de destruição devastadora. Em vez disso, e utilizando a sua inteligência e engenho, Tony constrói um fato armadura high-tech e escapa ao cativeiro. Ao desvendar uma perversa trama com implicações mundiais, ele assume a sua poderosa armadura e jura proteger o mundo como o Homem de Ferro. O filme conta ainda com as interpretações de Gwyneth Paltrow, Terrence Howard e Jeff Bridges, sendo realizado por Jon Favreau.

A classificação no site IMDB (à data): 8.3/10

Site oficial do filme aqui.