22 julho, 2008

O Batman já chegou?

Apesar do filme "Batman: o Cavaleiro das Trevas" estrear entre nós, só na proxima Quinta-Feira, corria o rumor que afinal o Batman já tinha chegado a Portugal. Diversos testemunhos juravam ter obervado um figura vestida de negro, com semelhanças a um morcego, em pose de vigilante no topo de um edificio em Lisboa. Bem, interrompi as minhas férias, peguei na maquina fotografica e fui confirmar se os rumores eram verdadeiros. E conforme se se pode observar nas diversas fotografias aqui reproduzidas, confirmo que o BATMAN ESTÁ EM PORTUGAL!

Brincadeira á parte e o boneco faz parte do marketing que o CC Monumental, no Saladanha, decidiu promover para a estreia do novo filme do Batman, que promete ser apenas “o” acontecimento cinéfilo do ano!


01 julho, 2008

Leitura: WANTED


Num dos lançamentos mais oportunos deste ano, a editora BdMania lançou agora para as bancas a edição portuguesa da “graphic novel” «WANTED» de Mark Millar (argumento) e JG Jones (desenho), apanhando, e muito bem, a boleia da estreia da adaptação cinematográfica entre nós já no próximo dia 10 de Julho.

«Wanted» é talvez das histórias mais alternativas e subversivas que já li, ou não decorresse a acção num mundo desequilibrado, de super-vilões sem super-herois. Como consequência, uma fraternidade de vilões pratica todo o tipo de crimes com uma total impunidade. E é neste cenário que vamos conhecer e acompanhar a vertiginosa “transformação” de um pacato vegetariano chamado Wesley Gibson, cuja existência é marcada pelas traições da namorada com o seu melhor amigo, pelas perseguições dos gangues do seu bairro e pelas humilhações da sua chefe afro-americana.

Mark Millar criou aqui um universo excessivo, com uma história critica, que não obstante a violência explicita, não só em termos de linguagem (onde a tradução portuguesa também não se poupou) mas também visualmente - sendo este último capitulo da exclusiva responsabilidade do excelente desenho de JG Jones - tem algum humor e o seu ritmo narrativo conduz a uma leitura bastante fluida. Apesar de não ter ficado seduzido com o final da história, talvez tivesse preferido que tivesse seguido outro rumo com diferentes desenvolvimentos, acho que o seu desfecho serve os fins a que se destina. No global uma história muito boa. Confio agora que a adaptação cinematográfica tenha talvez outra liberdade, apostando numa narrativa com continuidade.

Esta edição portuguesa, em softcover, vem bem recheada, pois para além da série completa (publicada originalmente em seis comics), inclui também um dossier das personagens principais ilustradas por grandes autores da bd americana, uma galeria das capas dos comics publicados, incluindo edições alternativas, e ainda os esboços e estudos iniciais da concepção de personagens e cenas suprimidas. Tudo isto por um preço a rondar os € 15 numa banda de jornais perto de si.


WANTED
De Mark Millar (argumento) e JG Jones (desenho)
Editora BDMania, 1ª edição, Dezembro de 2007

Nota de Leitura:

BOM (4 em 5)