04 maio, 2009

Vasco Granja (1925-2009)

Faleceu Vasco Granja.

Foi através do seu programa televisivo, que entre milhares de outros filme de animação de origem da Europa de leste, cujos nomes dificilmente ficariam na memória, toda uma geração teve contacto com personagens como Bugs Bunny, Mr. Magoo ou ainda a Pantera-Cor-de-Rosa.

No entanto, gostaria aqui de destaca aqui a sua prolifera actividade como divulgador da banda desenhada em Portugal. Aliás, o próprio termo “banda desenhada” foi utilizado pela primeira vez por Vasco Granja num artigo publicado pelo “Diário Popular” em Novembro de 1966. Vasco Granja foi editor do fanzine "Quadrinhos", director da 2ª série da edição portuguesa da revista "Spirou" e ainda o último director da revista Tintim. A Vasco Granja deve-se ainda a publicação de "Corto Maltese", pela Bertrand, na qual trabalhou como coordenador de edição de BD.

Vasco Granja foi também figura determinante no arranque do Festival Internacional de BD da Amadora, que o homenageou com o Troféu de Honra em 1996.

Um obrigado a um nome grande da BD portuguesa!

3 comentários:

Filipe disse...

Uma personalidade inesquecível a quem devemos muito. Fica a saudade e a memória de um grande divulgador da BD, do cinema de animação e da cultura em geral.

Nuno Amado disse...

Não há muito para eu dizer o quanto eu lamento o desaparecimento do Vasco Granja, com ele fiquei preso à televisão, com ele comecei a ler BD.

Kitt disse...

Para mim não foi uma influencia assim tão grande so passava os olhos nesse programa para ver a Pantera,o resto não me puxava ate via 1 desenho de vez em quando mas não os via da mesma maneira que as Turtles,He-man,Rambo,etc
RIP.