11 junho, 2009

75 anos de Mandrake

Em semana de efemérides, celebra-se hoje o 75º aniversário de Mandrake, o Mágico, um dos mais conhecidos heróis da banda desenhada americana criados por Lee Falk. Curiosamente, esta personagem foi criada em 1924, mas só depois da venda dos direitos à King Features Syndicate e o inicio da publicação das suas aventuras em tiras nos jornais americanos, em 11 de Junho de 1934 é que despertou grande interesse. Desenhado por Phil Davis, Mandrake torna-se bastante popular, pela sua figura distinta e enigmática de fraque, capa e cartola - inspirado num ilusionista real de nome Leon Mandrake - que utilizava o hipnotismo e a ilusão como as suas únicas armas e pela exploração do fantástico, com a acção a decorrer por vezes em mundos imaginários distantes e exóticos.

Mandrake juntamente com o seu irmão Derek, passou a sua infância a estudar num mosteiro no Tibete, tendo como mestre Theron, que o iniciou nas artes da magia, ensinando-lhe todos os seus segredos. Um de seus professores, Lúcifer, resolve mais tarde usar os seus poderes para o mal, adoptando o nome "Cobra", tornando-se assim o seu maior inimigo. A acompanhar Mandrake está Lotário (Lothar), um príncipe africano dotado de uma musculatura impressionante, que se torna um dos seus maiores amigos. Mais tarde surge Narda, uma princesa do reino de Cockaigne por quem Mandrake se apaixona, formando assim um trio que percorrerá os quatros cantos do mundo em inúmeras emocionantes aventuras, ainda hoje publicadas em tiras de jornais americanos, escritas e desenhadas actualmente por Fred Fredericks.

4 comentários:

kitt disse...

As tiras nunca li,mas conheço o personagem(S) da serie animada Defensores da Terra.
Parabens para eles os 2.

refemdabd disse...

Sempre em cima das efemérides! Parabéns ao ilusionista. Ainda tenho o meu primeiro livro do Mandrake, editado em álbum pelas APN (acho que é assim).

Bongop disse...

Épá... eu lia muito Mandrake, na altura havia muitos livros dele e do Fantasma!
Como diz o Refem, não há efeméride que te escape!
ehehhe

refemdabd disse...

APR (Agência Portuguesa de Revistas).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...