09 junho, 2009

Donald Fauntleroy Duck

...ou simplesmente Pato Donald (Donald Duck) comemora hoje 75 anos de idade. Personagem da animação dos estúdios de Walt Disney, teve a sua primeira aparição numa curta-metragem intitulada The Wise Little Hen (A Pequena Galinha Sábia), dirigida por Wilfred Jackson e estreada em 9 de Junho de 1934. Tal como a maioria das personagens do universo Disney, o Pato Donald não tem uma data de aniversário definida, razão pela qual foi assumida esta como data oficial do seu aniversário, apesar de existirem referências em algumas histórias que apontam para o nascimento a uma Sexta-Feira, 13. Nessa curta-metragem, Donald surgiu já com os traços que o viriam a celebrizar: pato branco, bico laranja, camisa de marinheiro, o quépi na cabeça e um temperamento sempre pronto a explodir. A voz original de Donald foi feita por Clarence Nash, um homem que tinha o dom natural para imitar animais, inclusive sons de patos.

O grande sucesso que o seu filme teve, promoveu-o a personagem principal de cartoons publicados diariamente, a partir de 16 de Setembro de 1934, em jornais americanos. A concepção da personagem foi fruto da parceria de dois colaboradores de Walt Disney: Carl Barks e Al Taliaferro, que o fazem crescer como personagem de banda desenhada. O Pato Donald não tem filiação precisa, sabendo-se apenas que foi abandonado ainda bebé à porta da Vovó Donalda, que o criou. Mais tarde passa a ter sobrinhos, uma namorada, um primo sortudo e um tio muito rico. O seu grande sucesso, que se alastrou à Europa, deve-se talvez às suas várias características: azarado e sonhador, corajoso e trapalhão e sobretudo a sua natureza irascível, que se consubstanciam em histórias de muito humor e aventura.

A primeira publicação Disney em Portugal data de 21 de Novembro de 1935. Em pouco menos de um ano, surgiu a revista Mickey que também publicava histórias do Pato Donald. Mas foi em 13 de Maio de 1981, que foi lançada a revista quinzenal Pato Donald, pela editora Morumbi, que ao longo dos anos passou por vários formatos, periodicidades e edições. Actualmente penso que não se publica qualquer história do Pato Donald em Portugal.

3 comentários:

KITT disse...

Actualmente so tem refugo(sobras) nas Bancas.Mas Parabens Pato Donald,uma das minhas bds da infancia,pela ABRIL Morunbi/Jovem.

refemdabd disse...

75 anos...bela idade! Parabéns! Já agora, Verbal, em que publicação é que foram editados em Portugal este personagem e o Mickey em 1935?!

Nuno Neves disse...

Boas Refém, com essa tua pergunta obrigaste-me a ir ao fundo dos meus arquivos (lol) mas tenho aqui a resposta. A primeira publicação Disney em Portugal era em formato grande e a cores e chamava-se "Mickey" e é a mesma a que me refiro no texto. Era propriedade de O Primeiro de Janeiro e terminou no n.º 58.