27 junho, 2009

O Estranho Caso do Livro Fantasma “Um Boi sobre o Telhado”


No seguimento do que foi aqui comentado, revelo o episódio sobre a publicação do segundo volume da Black Box Stories (BBS), como de um lançamento anunciado pela Devir se passou para uma edição rara da Sétima Dimensão, que traduz bem a forma como é tratada a BD portuguesa em Portugal.

Tudo começa, quando a editora Devir na posse de todo o material (textos e desenhos) da autoria de José Carlos Fernandes e Roberto Gomes, respectivamente agendou para lançamento na 35ª Feira do Livro do Funchal, que decorreu no passado mês de Maio, o novo álbum das BBS “Um Boi sobre o Telhado”.

Foi então que a Livraria Sétima Dimensão se disponibilizou para organizar o lançamento, tendo preparado os convites aos autores, a logística, agendadas as entrevistas nos meios de comunicação social, marcado sessões de promoção, etc. Tudo parecia correr bem quando chegada a altura do Feira se aperceberam que afinal…. não havia livro! Simplesmente, e sem qualquer explicação, a Devir nem publicou o livro nem se dignou a avisar os autores, os organizadores, enfim os interessados.

Para salvar então a face perante a organização da Feira, Roberto Macedo Alves, da Sétima Dimensão, preparou com o autor Roberto Gomes, em dois dias, uma pequena edição sobre os bastidores de todo o processo de criação que esteve na base do conto “Um Boi sobre o Telhado”. É assim oferecida ao leitor uma inédita viagem ao interior do autor, de forma a perceber o porquê das escolhas gráficas que conduziram ao resultado final. Escusado será dizer que esta interessante edição foi objecto de uma tiragem limitadíssima destinada à feira e que rapidamente esgotou. E assim "Um Boi sobre o Telhado" atingiu o estatuto de livro fantasma, ou seja, um livro que praticamente ninguém viu!

Quanto à possivel edição do segundo volume das BBS, pergunto se depois disto alguém ainda acredita que a Devir existe?


PS Para os interessados, refiro que o magnifico conto que dá o nome ao livro pode ser encontrado no volume 18 da colecção “Série Ouro - Os Clássicos da BD”, dedicado a José Carlos Fernandes, que foi distribuído com o jornal “Correio da Manhã” em Outubro de 2005.

3 comentários:

Nuno Amado disse...

Verbal...
Isso é mesmo "Twilight Zone"...
Posso usar esta tua informação para bater em alguém no forum da CC?

refemdabd disse...

Nhica-se...será que espero pelas anunciadas futuras edições da Devir?

Nuno Neves disse...

Bongop, a informação desde que foi publicada aqui tornou-se publica, logo estás à vontade!

Refém, ainda acreditas no Pai Natal?
O mês de Junho já lá vai e nada e a anunciada publicação da "Agência de Viagens Lemming" de José Carlos Fernandes é quase certo que não sairá!