09 setembro, 2009

Agenda Bedéfila para Setembro

Este texto já entra tarde, mas falta de melhor oportunidade para o editar, não inviabiliza a sua publicação porque este Setembro mostra-se como um dos meses + bedéfilos do ano, senão vejamos:


  • O mês começou (dia 1) com mais uma reedição da colecção das aventuras de Asterix. A primeira entrega foi composta por dois álbuns. Aproveitando talvez os ventos da comemoração do 50º aniversário do irredutível gaulês, a Salvat, propõe uma colecção de 36 livros, num formato mais reduzido que o franco-belga e num preço mais caro do que já tenho visto nas edições da Meribérica. Só mesmo para distraídos!
  • Logo no dia seguinte (dia 2) a parceria ASA/Público deu inicio a uma nova colecção, outra reedição está claro, com a publicação do álbum “A rapariga no tombadilho”, da excelente série “Os Passageiros do Vento” de François Bourgeon. A vantagem desta colecção é que permite que poupemos à leitura os já velhinhos álbuns da Méribérica.
  • Dia 4, aproveitando a realização do festival de Cinema de Terror Motelx, foi apresentado o fanzine "Zona Negra", um projecto colectivo que reúne pequenas histórias de terror assinadas por vários autores portugueses.
  • Entretanto hoje (dia 9) saiu o 2º álbum (“O Pontão”) da colecção.
  • Dia 13, começa em Viseu, o XVI Salão Internacional de BD, que decorrerá naquela cidade até dia 26.
  • No dia 14, a Planeta deAgostini, fará a distribuição em bancas de jornais da 2ª estatueta, desta vez com a figura do “Super-Homem”. Da minha parte, dispenso!
  • Na Quarta, dia 16, sai o 3º álbum (“A Feitoria de Judá”) da série “Os Passageiros do Vento”.
  • Para dia 17, está previsto a chegada às bancas do quase-inédito álbum “BRK” dos portugueses Filipe Pina e Filipe Andrade, numa edição da ASA. Anuncia-se em duas edições, sendo que uma dela se mostra mais luxuosa. Aguarda-se para saber se o conteúdo justifica o preço.
  • Dia 23, sai o 4º álbum (“A Hora da Serpente”) da série “Os Passageiros do Vento”.
  • Também no dia 23 ficará a faltar precisamente um mês para o inicio do 20º FIBDA. Aguarda-se com expectativa a apresentação pública do evento. Logo se verá se o programa de festas (com autores incluídos) estará à altura do acontecimento.
  • Dia 28 é dia da distribuição da 3ª estatueta da colecção Planeta deAgostini, desta vez com a figura do “Joker”. A comprar!
  • Dia 30, sai o mui difícil de arranjar 5º álbum da colecção “Os Passageiros do Vento”, intitulado “Ébano”.
  • Após a partida em falso, também se espera a todo o momento durante o presente mês, o surgimento da (nova) Devir. Está mais que anunciado o lançamento da continuação de “Sin City” de Frank Miller. Aguardemos pois, até porque paciência não nos falta!
  • Entretanto encontra-se a decorrer até ao final do mês, o prazo para a participação no concurso de BD subordinado ao tema “O Grande Vigésimo” no âmbito do 20º FIBDA. Os potenciais interessados podem tomar conhecimento do regulamente e obter a respectiva ficha de inscrição através daqui.
É provável que pelo meio, surjam outros eventos e saiam algumas publicações entre edições nacionais e importações brasileiras, mas sinceramente, do que tenha conhecimento, nada que considere relevante.

8 comentários:

Fil disse...

olá bom dia,
não sei se é por desconhecimento ou por estar enquadrado nas edições não relevantes, mas caso seja pela primeira gostaria então de informar que o livro de banda desenhada e ilustração, Zona Negra, foi lançado no passado dia 4 de Setembro, durante o festival de cinema de terror MOTELx.
mais informação pode ser vista no nosso blog (link na barra lateral das notas bedefilas).
Muito obrigado.
Abraço
Fil

Nuno Amado disse...

Já viste, um mês em cheio para gastar dinheiro!
LoL
;)

Abraço

refemdabd disse...

Já acabaram?! Passam depressa...

A Devir comigo não vai ter sorte, pois consegui arranjar a Library Edition (ou lá como a quiserem chamar) em dois "volumes" slip-cased, bem em conta para a carteira.

Na primeira semana de Outubro lá chega o mais aguardado álbum do ano (pelo menos para mim).

Lá nos veremos na FIBDA, em que confesso estar bem curioso para ver o que é que vai sair dali.

kitt disse...

Devir lolo,é perda de tempo coitados dos teclados so o que sofrem para defender esta pseudo-editora.
Mas podem sempre esperar deitados as novidades,pode que os acontecimentos de junho se repitam.

Nuno Neves disse...

Caro Fil, tem toda a razão na chamada de atenção porque foi lapso meu a não inclusão do lançamento do fanzine Zona Negra. Não só porque gosto do tema, como também porque aprecio alguns dos autores envolvidos no projecto, como ainda estou interessado em arranjar um exemplar para mim. A omissão já foi rectificada. Disponha sempre. Abraço.

@pessoal, eu quero acreditar que "Sin City" em edição portuguesa verá a luz do dia. E a sair na linha das anteriores edições, não tenho problemas nenhum em gastar dinheiro, o que sobrar ...lol

PS1 As férias, essas malucas passam sempre a correr!

PS2 o FIBDA não se falha!

Fil disse...

Olá Verbal, muito obrigado! Ainda estou a tratar um pouco da distribuição mas em breve deverá estar disponível nos mesmos sitios onde esteve a Zona Zero e com alguma sorte mais um ou outro sitio.
Abraço
Fil

Nuno Neves disse...

Caro Fil, não tem de agradecer. Eu é que agradeço a informação sobre os locais em Lisboa onde estará disponível o fanzine ou em alternativa, caso esteja presente no FIBDA, reservava-me um exemplar e encontravamo-nos por lá. Abraço

Fil disse...

Olá verbal.
Ainda não coloquei um post com os locais disponíveis porque ainda não acabei de distribuir, mas penso que pelo menos estará nos mesmos sítios da Zona Zero: http://zonabd.blogspot.com/2009/06/zona-zero.html.
Não sei se irei ao FIBDA, mas espero ir lá fazer uma visita num dia qualquer, mas ainda não sei quando. Depois poderemos combinar.
Abraço
Fil