28 setembro, 2009

“Um conto das Black Box Stories” ou como se desenha uma bd

Já anteriormente aqui tinha falado sobre toda a infeliz situação que obviou a publicação do segundo volume das “Black Box Stories” (BBS). Mas no rescaldo, a Livraria Sétima Dimensão, em colaboração com os autores JC Fernandes e Roberto Gomes, tomou (e bem) a iniciativa de publicar um pequeno livro de BD.

É desta edição que passo agora a falar.

É um pequeno livro de 40 paginas sobre o universo do último autor. Roberto Gomes partilha connosco o seu mundo, conduzindo-nos através de todo o processo de criação de uma banda desenhada. Dividido em 6 capítulos: argumento, storyboard, estudo de empranchamento, character design, primeira versão e esboço final, compreende todas as fases de transformação do texto em desenho final. Nele, usando como exemplo o pequeno conto que integra as BBS “Um boi sobre o telhado”, o autor leva o leitor aos bastidores do processo criativo, explicando de forma clara e passo-a-passo, a abordagem e a intenção com que ele (desenhador) trabalhou cada aspecto gráfico da história.

Partindo de um exemplo prático, um pequeno texto (argumento), o autor explica de uma forma simples e clara, como pequenos truques como a colagem de fragmentos do argumento para facilitar a orientação do desenho, ou pormenores relacionados como a fluidez da história e o aspecto das personagens são importantes no sentido de captar a atenção e o interesse do leitor de BD.



E como de um livro de BD se trata, a introdução em todos os capítulos das imagens dos respectivos storyboards que foram sendo produzidos até ao esboço final, incluindo a história final tal como foi publicada, transforma este livro de BD num autêntico “manual de como desenhar uma BD”.

Apesar da sua tiragem e distribuição bastante limitada, a Sétima Dimensão foi externamente feliz nesta publicação, até porque dentro do género não conheço nada semelhante. Um “manual” recomendável a todos aqueles, autores ou não, que partilham o gosto pela banda desenhada.

“Um boi sobre o telhado” – Um conto das Black Box Stories
Autor: Roberto Gomes
Editora: Sétima Dimensão, 1ª edição de Maio de 2009

A minha nota:

3 comentários:

refemdabd disse...

Conseguiste adquiri-lo?! Boa! Eu fiquei a chuchar.

Nuno Amado disse...

Mas esse livro vai para as livrarias?

Abraço

Nuno Neves disse...

Bongop, este livro foi editado na sequência do inqualificável comportamento da Devir relativamente aos compromissos assumidos com os autores e com a Sétima Dimensão para a edição das BBS 2 aquando da feira do Livro do Funchal. Na falta deste, foi esta edição produzida, com uma tiragem bastante reduzida e com uma distribuição limitada à Feira do Livro. Penso que dificilmente sairá para as livrarias ou mesmo se terá direito a reimpressão.

Refém, eu consegui um exemplar, com bastante sorte através de um amigo meu que esteve na Madeira.

Abraço