29 outubro, 2009

50º Aniversário de Asterix

Photobucket

"Estamos no ano 50 antes de Jesus Cristo. Toda a Gália está ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia habitada por irredutíveis gauleses resiste ainda e sempre ao invasor. E a vida não é fácil para as guarnições de legionários romanos dos campos entrincheirados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum..."

E com bastante humor tendo sido sempre assim nos últimos 50 anos. Desde que a dupla de autores Albert Uderzo e René Goscinny criaram para o primeiro número da revista francesa "Pilote" (saído em 29 de Outubro de 1959), a primeira aventura de “Asterix, o Gaulês”.

Mais que caçar javalis e bater nos romanos, as histórias de Asterix e do seu inseparável companheiro Obelix são dotadas de um humor inteligente e de uma crítica e caricatura mordazes. É verdade que nestes 50 anos há histórias mais bem conseguidas (assinadas por Goscinny) que outras (assinadas por Uderzo), mas o que é de destacar hoje é a popularidade e a universalidade destes heróis cujas aventuras se encontram traduzidas para mais de 107 línguas (incluindo o Português) e dialectos (incluindo o Mirandês).

Apesar do falecimento de Goscinny em 1977, Uderzo assumiu a continuação das aventuras dos irredutíveis gauleses, e este ano, para celebrar o 50º aniversário, editou o 34º álbum da colecção intitulado “O aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro".

Preparando o futuro de Asterix, Uderzo autorizou a continuação das aventuras das suas personagens após a sua morte, tendo sido igualmente já apresentados os novos desenhadores da série, os irmãos Frédéric e Thierry Mébarki.

Mas hoje já se sabe, é dia de festa ali para os lados da Gália, numa aldeia habitada por irredutíveis gauleses. No grande banquete de comemoração não faltará javali como prato principal e talvez desta vez um bardo a cantar. Por Tutatis, reparem lá bem nos céus da Gália!

3 comentários:

refemdabd disse...

Espectáculo!

Nuno Amado disse...

Esse vídeo está o MÁXIMOO!!

Abraço

Nuno Neves disse...

Só tenho dúvidas se o espectáculo aconteceu mesmo ou se é uma montagem promocional!!! Mas seja como for está bem feito!