23 outubro, 2009

Começa o 20º Amadora BD

Começa hoje o 20º Amadora BD. Todos os anos marco o evento no calendário e presença na festa. É os grandes nomes da BD portuguesa e internacional, as novidades, o convívio com a comunidade bedéfila, cujos rostos ao longo destes anos já se tornaram familiares, e que durante os próximos três fins-de-semana se reúne sob o mesmo tecto, que me move.

Este ano, mostro curiosidade com a exposição dos “50 Anos do Astérix”, os “50 anos de carreira do Maurício de Sousa” e a revelação "Osvaldo Medina". Quanto aos autores, e começando pelos estrangeiros, confesso que esperava mais nomes da escola franco-belga, mas impôs-se a habitual matriz plural do festival, o que por vezes também não é mau, quando revela agradáveis surpresas de outras latitudes. E digo que depois do excelente Esteban Maroto na edição do ano passado, segue-se mais um autor espanhol, Alfonso Azpiri. O amigo Bongop revelou o seu talento aqui e aqui. Surpresa?

Pessoalmente, destaco as presenças de Cameron Stewart, o Maurício de Sousa é quase "prata da casa" do FIBDA, de François Boucq, que me deve um desenho no 4º álbum da excelente colecção “Bouncer” que me escapou aquando da sua presença em 2005 e de David Lloyd, que é só “o” desenhador de uma das minhas obras preferidas “V for Vendetta” e acho que também andará por lá um polaco que até desenha umas coisas. Quanto aos portugueses Osvaldo Medina, Jorge Miguel, Ricardo Tércio, Nuno Plati e os clássicos José Ruy e José Garcês tem a minha preferência.

Resumindo, a partir de hoje e nos próximos tempos muita BD observada, conversada, comprada, lida e comentada no Fórum Luís de Camões e esmiuçada aqui no blogue. Mas logo à noite “siga para Amadora”!



4 comentários:

Belinha Fernandes disse...

V for Vendetta,grande obra!Nem sabia que ele vinha cá!
Coloquei um link no meu blog para aqui pois nem vale a pena,depois de ler a tua cobertura do festival, escrever uma linha.:))

kitt disse...

"as novidades"

Que são cada vez menos.

"o convívio com a comunidade bedéfila"

Essa deve ser a melhor parte.

Nuno Neves disse...

Olá belinha, obrigado pela visita e pelo comentário! ;)
Conto fazer aqui a cobertura do festival sob o ponto de vista de um visitante. Hoje (Domingo) escrevo sobre as primeiras impressões.
O David Lloyd é uma das agradáveis surpresas deste ano. Vou ver se consigo um "V"!

Viva kitt, o festival vale pelo seu todo! Festa é festa!

Unknown disse...

Olá verbal,

Esse é que é o espirito. Gostei do ambiente que hoje esteve no festival. Bons artistas, e muito publico.
Amanhã (hoje), lá estaremos, prioridade 1 Lepage :-)

Abraço
RuiR