31 janeiro, 2009

O Fantasma Sempre aos Domingos

Proponho um regresso aos ”clássicos”, para falar aqui do último álbum que li, uma luxuosa edição de 2006, da brasileira Opera Graphica Editora (ver nota no final deste post), que serviu para comemorar o 70º aniversário do Fantasma, a imortal personagem criada por Lee Falk, em 1936.

Com o título de “O Fantasma sempre aos Domingos", este grande álbum, no seu duplo sentido, até porque se apresenta num tamanho nada convencional, ou seja, num formato 27 x 36 cm, reúne pela primeira vez, num registo a preto-e-branco, todas as histórias – num total de sete – escritas por Lee Falk e desenhadas por Ray Moore, que foram publicadas originalmente em tiras de jornais americanos nas suas edições de Domingo, no período compreendido entre Maio de 1939 e Outubro de 1942 e que se encontram ainda inéditas em Portugal.

Logo nas primeiras páginas, no prefácio que antecede as aventuras, podemos ler uma interessante e breve história sobre o nascimento das tiras de jornais nos Estados Unidos, que na década de 30 deu origem à designada Época de Ouro das comics strips americanas, e perceber como uma situação de concorrência entre jornais americanos deu origem a uma grande paixão e também a um grande negócio que é a banda desenhada.

Depois seguem-se cerca de 90 páginas de tiras, com histórias recheadas de acção que se encontram suportadas numa boa construção narrativa, não obstante a sua simplicidade e previsibilidade. Lee Falk aproveita bem todo o ambiente da selva e incorpora bastante bem os elementos nativos de terror e sobrenatural nas aventuras do Fantasma, que se fundem na sua misteriosa personagem, consolidando desta forma a lenda de “O espírito-que-anda” ou do “Homem que nunca morre”, conforme observamos nas histórias “A Liga dos Homens Perdidos” ou “A Deusa do Fogo”. O desenho de Ray Moore, simples e clássico, com recurso sistemático a sombras, e por vezes bastante sugestivo quando se trata de personagens femininas, sempre dotadas de uma enorme sensualidade (ver exemplo na história “O Retorno dos Piratas do Céu”), contribuiu bastante para a definição da atmosfera aventureira que caracteriza as histórias do Fantasma.

Por ordem cronológica refiro aqui os títulos (ressalvo que a tradução destes é brasileira) das aventuras publicadas:

  • “A Liga dos Homens Perdidos” (publicada originalmente entre 28/05/1939 e 15/10/1939)
  • “O Segredo do Coronel Winn” (entre 22/10/1939 e 10/03/1940)
  • “A Deusa do Fogo” (entre 17/03/1940 e 21/07/1940)
  • “O Vagabundo da Praia” (entre 28/07/1940 e 29/12/1940)
  • “Os Sabotadores” (entre 05/01/1941 e 23/02/1941)
  • “O Retorno dos Piratas do Céu” (entre 02/03/1941 e 22/02/1942)
  • e “O Impostor” (entre 01/03/1942 e 11/10/1942)

O único apontamento negativo que deixo sobre esta magnifica edição refere-se à capa do álbum, que exibe uma ilustração menos conseguida do Fantasma acompanhado pelo seu fiel Diabo (ou Capeto, em brasileiro), assinado de um tal de Daniel Ching (ver imagem acima). Claramente que este tosco desenho de capa não se encontra à altura do seu conteúdo do álbum, nem se percebe a opção dos editores por esta solução quando certamente dispunham de centenas de desenhos do Fantasma assinados pelo próprio Ray Moore. Mas trata-se apenas de um pequeno pormenor que em nada afecta a grande qualidade que esta edição se reveste, que constitui um título obrigatório na bedeteca dos admiradores desta notável personagem .

O Fantasma Sempre aos Domingos
Autor(es): Lee Falk (argumento) e Ray Moore (desenho)
Volume único, Preto e Branco, Capa Dura
Editora: Opera Graphica Editora (Brasil), 2006




Sobre a Opera Graphica Editora:
No final do ano passado, esta editora brasileira anunciou o seu fecho, após 10 anos de actividade e mais de 400 títulos publicados, ficando para a posterioridade edições de grandes personagens da BD, para além do Fantasma, como o Príncipe Valente, Batman, Recruta Zero, entre muitos outros.


12 janeiro, 2009

Capas de BD: Barack Obama





















Aproveitando a euforia com a tomada de posse de Barack Obama como 44º presidente dos Estados Unidos, a Marvel decidiu associar-se á festa (leia-se lucrar) e apresentou, não uma mas duas capas variantes da edição n.º 583 do comic “Amazing Spider-Man”, que exibe em primeiro plano o futuro presidente acompanhando pelo Homem-Aranha atrás.

A justificação oficial foi dada por Joe Quesada, editor-chefe da Marvel, que explicou que tal se deveu pelo facto de “Barack Obama ter afirmado que era coleccionador das revistas do Homem-Aranha”, e como tal decidiu que “as duas figuras histórias tinham de se encontrar na revista”. Dito e feito. Numa história intitulada “Spidey Meets the President!", passada em Washington DC, no dia da tomada de posse, o Homem-Aranha impede que um dos seus velhos inimigos interrompa a cerimónia de juramento do 44º presidente norte-americano.

Capa: Amazing Spider-Man 583, formato comic book, Marvel, 14/01/2009

11 janeiro, 2009

75 anos de Flash Gordon

Flash Gordon_1
Continuando no mundo das efemérides, não podia deixar aqui passar o registo dos 75 anos passados sobre o “nascimento” de outra grande personagem do mundo da banda desenhada: Flash Gordon, a imortal criação de Alex Raymond.

Foi a 7 de Janeiro de 1934, que se iniciou, em jornais americanos, a publicação sob a forma de vinhetas, das aventuras de Flash Gordon no planeta Mongo, um mundo povoado por imensa variedade de raças e governado por um ditador implacável, o imperador Ming. A imagem acima reproduz as primeiras vinhetas publicadas, quando o avião onde seguia Flash Gordon acompanhado pela bela Dale Arden, é atingido por um meteorito e despenha-se junto ao laboratório do Dr. Hans Zarkov (um cientista apostado em salvar a Terra, ameaçada que estava por se encontrar na rota de colisão de um misterioso planeta saído da sua órbita), que logo os obriga a entrar num foguetão, rumo ao planeta desconhecido. É assim, numa narrativa rápida e empolgante, que se dá inicio a um mundo de aventuras, onde a frutuosa imaginação de Alex Raymond se funde com o traço fino e elegante da sua arte, dando origem a um fabuloso universo de ficção científica, de cidades fantásticas e estranhas criaturas.

Flash Gordon em Portugal
Flash Gordon chegou a Portugal em 1949, estreando-se nas páginas do n.º 1 da revista “Mundo de Aventuras” com o nome de Roldan, o Temerário. Mais tarde, já na década de 50, seguindo imposições da época, o seu nome foi aportuguesado, surgindo assim o… Capitão Relâmpago. Para além do referido “Mundo de Aventuras”, Flash Gordon foi ainda objecto de publicação em Portugal, através de diversas revistas, nomeadamente nas “Selecções” e na colecção “Flash Gordon” da Agência Portuguesa de Revistas (APR), na revista “Condor Popular” de Aguiar & Dias e ainda no “Jornal do Cuto” e na colecção “As Grandes Aventuras de Flash Gordon”, estas últimas da Portugal Press.

10 janeiro, 2009

80 anos de Tintim

Tintim_1

Foi em 10 de Janeiro de 1929, no suplemento infantil Le Petit XXème do jornal Le Vingtième Siècl, que começou a ser publicadas as aventuras daquele, que é provavelmente uma das mais conhecidas personagens da banda desenhada: Tintim. O seu autor é o belga Georges Remi, mais conhecido pelo acrónimo de Hergé. A imagem acima reproduz as primeiras vinhetas de “Les Aventures de Tintin, reporter du petit Vingtième au pays des Sovietes”, quando um jovem repórter acompanhado pelo seu cão Milu entra num comboio com destino á Rússia soviética. É o inicio de um longo sucesso, que se traduziu na publicação de 23 álbuns originais, onde as aventuras se caracterizam por um registo gráfico de grande rigor e detalhe, por uma antecipação do progresso tecnológico e por se mostrarem um reflexo das grandes convulsões sociais da época. Hergé é um observador atento do mundo que o rodeia, e naturalmente faz repercutir todos os seus valores na personagem que criou.

Tintim em Portugal
Tintim chegou a Portugal em 1936. Foi na revista “O Papagaio”, cujo director era Adolfo Simões Muller, que foram publicados, pela primeira vez, as primeiras histórias coloridas de Tintim. “Tintim na América do Norte” foi a primeira aventura a ser publicada, no n.º 53 em 16 de Abril de 1936. Seguiram-se Os Charutos do Faraó, O Lótus azul, Tintim no Congo, A Orelha Quebrada, A Ilha Negra, O Caranguejo das tenazes de ouro, A Estrela Misteriosa e finalmente O Segredo do Licorne. Mais tarde, partir da década de 80, as aventuras completas de Tintim foram publicadas em álbuns, em português, através de edições da Verbo, Circulo de Leitores e Público.

08 janeiro, 2009

Está encerrado...

Publico_fechado
...o inquérito promovido pelo Público no seu site sobre qual a próxima banda desenhada que os leitores gostariam de ver publicada pelo jornal. Aguardo com alguma curiosidade os resultados!

07 janeiro, 2009

Novidades para 2009 da Vitamina...

Qual crise? Dando um pontapé na crise, a editora VitaminaBD promete para 2009, um ano de cheio de banda desenhada, com novos lançamentos, continuação de séries e ainda a conclusão de cinco colecções. Assim, do que foi possível apurar, até ao final do primeiro trimestre do ano, espera-se a publicação de oito a dez títulos(!), incluindo uma nova série, cujo título permanece ainda no “segredo dos deuses”, que será logo concluída, dado ser composta por apenas por 2 álbuns.

Entre os lançamentos confirmados, encontra-se talvez um dos títulos do ano, que será “As Armas do Meta-Barão” do trio Jodorowsky-Charest-Janjetov. Depois ainda temos o segundo volume de “A Casta dos Metabarões” e ainda dentro deste universo espera-se ainda uma novidade relacionada com o “Incal”….

No que se refere a continuações, encontra-se em aberto o álbum “Assunta" de Hermann, que eventualmente poderá ser lançado em simultâneo com o novo da colecção “A Herança de Bois-Maury”.




Depois seguindo uma prática pouco normal na edição de BD em Portugal, a ‘Vitamina’ prepara-se ainda para concluir cinco colecções, a saber:
  • Universal War One
  • Korrigans
  • O Diabo dos Sete Mares
  • Eu, Vampiro
  • e a tal colecção composta por dois álbuns
A avaliar pela amostra, não faltarão motivos para muitas e boas horas de leitura bedéfila este ano!

Novidades para 2009 da Vitamina...

Qual crise? Dando um pontapé na crise, a editora VitaminaBD promete para 2009, um ano de cheio de banda desenhada, com novos lançamentos, continuação de séries e ainda a conclusão de cinco colecções. Assim, do que foi possível apurar, até ao final do primeiro trimestre do ano, espera-se a publicação de oito a dez títulos(!), incluindo uma nova série, cujo título permanece ainda no “segredo dos deuses”, que será logo concluída, dado ser composta por apenas por 2 álbuns.

Entre os lançamentos confirmados, encontra-se talvez um dos títulos do ano, que será “As Armas do Meta-Barão” do trio Jodorowsky-Charest-Janjetov. Depois ainda temos o segundo volume de “A Casta dos Metabarões” e ainda dentro deste universo espera-se ainda uma novidade relacionada com o “Incal”….

No que se refere a continuações, encontra-se em aberto o álbum “Assunta" de Hermann, que eventualmente poderá ser lançado em simultâneo com o novo da colecção “A Herança de Bois-Maury”.




Depois seguindo uma prática pouco normal na edição de BD em Portugal, a ‘Vitamina’ prepara-se ainda para concluir cinco colecções, a saber:
  • Universal War One
  • Korrigans
  • O Diabo dos Sete Mares
  • Eu, Vampiro
  • e a tal colecção composta por dois álbuns
A avaliar pela amostra, não faltarão motivos para muitas e boas horas de leitura bedéfila este ano!

Desenhos autografados (10): Catwoman

Uma das personagens mais ‘felinas’ no universo da banda desenhada é literalmente Selina Kyle aka Catwoman. E um dos autores que melhor a desenhou foi o canadiano Cameron Stewart, convidado do FIBDA na sua 16º edição, realizada em 2005, conforme se pode observar no desenho da sua autoria que publico hoje. Não há nada melhor do que começar o ano a ver uma cara bonita!