18 março, 2010

Arte aos Quadradinhos

Está a decorrer até ao próximo dia 4 de Abril, no Centro de Artes de Sines (CAS), a exposição “Arte aos Quadradinhos” que reúne trabalhos de autores portugueses de banda desenhada, pertencentes à colecção do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) da Amadora.

A Retrospectiva de Miguel Rocha introduz-nos à quase totalidade dos trabalhos do autor, vencedor, em 2006, dos prémios Melhor Álbum, Melhor Desenho, Melhor Argumento e Prémio Juventude do Festival Internacional de BD da Amadora com “Salazar - Agora, na hora da sua morte”.
Intuições de José Carlos Fernandes, traz-nos o autor de “A Pior Banda do Mundo”, série de rara perspicácia e de uma ironia quase cruel, em que referências literárias e filosóficas se conjugam de forma estranhamente harmoniosa com a narrativa gráfica. O primeiro e segundo volumes da série foram considerados os melhores álbuns do ano no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora em 2002 e 2003.
Traços Miúdos - BD Infantil Portuguesa aborda diversos autores nacionais que, ao longo da sua carreira, tiveram preocupação em utilizar uma linguagem gráfica dirigida para os mais novos. A mostra, elaborada com reproduções dos originais que estiveram expostos no CNBDI, revela duas gerações de autores portugueses de banda desenhada infantil: Sérgio Luís, António Cardoso Lopes (Tiotónio), Fernando Bento, Eduardo Teixeira Coelho, Cottinelli Telmo, Güi Manuel, Stuart Carvalhais, José Ruy, Catherine Labey, Artur Correia, Zé Manel e Augusto Trigo, e, mais recente, Ricardo Ferrand, Pedro Leitão e José Abrantes.

Mais informações e programação completa podem ser obtidos aqui.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...