07 junho, 2010

A 1ª imagem do novo álbum “Res Publica”

É talvez um dos lançamentos nacionais do ano, e é com muito gosto que publico aqui a primeira imagem (um estudo para a capa) de “Res Publica”, um novo álbum de banda desenhada, da Editora Plátano, com data de lançamento prevista para Outubro próximo, no 21º Festival de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD.
 
A minha satisfação deriva do facto de conhecer pessoalmente todos os envolvidos directamente com este álbum: o desenho é de Jorge Miguel, autor também de “Camões, De vós nem conhecido nem sonhado?”, o argumento tem a assinatura de Aida Teixeira, que faz a sua estreia nestas andanças e as cores são de João Amaral, autor, ente outros, de “A Voz dos Deuses”.

Ainda pouco se sabe sobre o conteúdo do álbum, mas foi possível apurar que a acção desenrola-se tendo como pano de fundo Portugal nos últimos anos da Monarquia portuguesa. A história desenvolve-se a partir de 1896, com o surgimento, em Portugal, da Carbonária, uma sociedade secreta e revolucionária que conspirou contra o Rei. "Res Publica" é uma história de amores e desamores de Adelaide e Amâncio, onde personagens ficcionadas se cruzam com personagens reais da nossa história, entre elas o Rei D. Carlos I, os escritores Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão ou o mestre José Malhoa. Em ano de Centenário da República, está dado o contributo da banda desenhada nacional.

5 comentários:

Nuno Amado disse...

Disseste mais que eu!
ahahahah

Abraço

Gio disse...

eh rapaz! não estava à espera!
Um abraço

Diabba disse...

"amores e desamores"? hihihihi

Taij a imbentar!

enxofre

João Amaral disse...

Sim senhor, um excelente artigo de apresentação. E estamos todos muito curiosos para ver a obra nascer e ver como é que o pessoal adere. Isto, dito por mim, que num tenho nada a ver com o assunto, eh! eh! eh! Um abraço.

Nuno Neves disse...

Quanta honra, todos os envolvidos aqui comentaram! Obrigado! Obrigatoriamente tinha de fazer aqui referência a este álbum, afinal cumpre com todos os requisitos e mais um. ;)

Já estou ansioso! eheheh