20 junho, 2010

Desenhos autografados (13): Kit Carson

Kit Carson

Fábio Civitelli, autor italiano responsável pela parte gráfica das aventuras do ranger Tex Willer, para além de magnífico desenhador, é de uma generosidade imensa, traduzida em simpatia e grandes doses de paciência, conforme demonstrou, uma vez mais, na sua recente passagem pelo FIBDB. Horas e horas a atender pedidos sempre com um sorriso nos lábios. Alguns desses desenhos podem ser observados aqui.
Eu, apesar de apreciar bastante o género western em banda desenhada, confesso algum desconhecimento (por agora…) acerca do universo texiano, o que motivou o descabido pedido que fiz a Fábio: um desenho de Mefisto! Isto porque, conforme me explicou, nunca desenhou uma aventura que entrasse o Mefisto. A minha alternativa foi então um Kit Carson, companheiro de aventuras de Tex. O esboço foi feito a lápis e o desenho final a caneta.


Off-topic: A rubrica de desenhos autografados passará a ser de periodicidade semanal, sempre aos Domingos, palavra de autor!


5 comentários:

José Carlos Francisco disse...

Sem dúvida um belo Kit Carson, caro Nuno, feito por um dos melhores desenhadores que Tex já teve nestes mais de 60 anos de vida, e foram tantos! Isto para não falar realmente da simpatia e disponibilidade do artista italiano.
Por coincidência, este teu desenho será publicado na próxima 3ª feira (salvo algum motivo de força maior)no blogue do Tex num post intitulado "Fabio Civitelli: a arte de fazer felicidade e alegria".
Entretanto espero que como apreciador do género western te sintas atraído igualmente por Tex conforme o fores conhecendo nas aventuras que fores lendo, porque creio que "O Homem de Atlanta" de Joe Bernet foi apenas a primeira de inúmeras histórias do Ranger que tu lerás ;-)

P.S. - Ah, desde já informo-te que aguardarei com ansiedade por esta tua excelente rubrica dominical onde sempre apresentas autógrafos maravilhosamente desenhados.

RuiR disse...

Estou aqui a roer-me de inveja LOL
Está visto que a próxima vez que tiver a feliz oportunidade de apanhar o Civitelli terei de lhe pedir um Kit Karson. Espero que o José Carlos consiga novamente tirar um coelho da cartola e trazer novamente este fabulosos desenhador. Cada vez que vejo estas dedicatórias fico a pensar como pude não ter estado em Moura.
Não me canso de contemplar as dedicatórias dele. O traço é de uma enorme simplicidade mas a expressividade e os pormenores são fantásticos.

Irei igualmente aguardar a colocação dos teus "desenhos autografados" com expectativa. Sei que possuís uns belos exemplares, mas olha que a fasquia está alta depois deste Kit Karson :-)

Nuno Neves disse...

Caros Texianos, partilho convosco a admiração pelo magnifico traço e pela pessoa de Civitelli.

Talvez inspirado pelos desenhos dele, estou a preparar a minha entrada no universo Tex, e aguardo com alguma curiosidade a leitura da nova colecção "Tex edição a cores" cujos primeiros números o Rui já me reservou! É certo que aqui escreverei sobre o Ranger.

Quanto ao "O Homem de Atlanta" o texto já fervilha na minha cabeça, falta apenas passar para o papel.

Quanto à rubrica dos desenhos, é uma forma de me disciplinar aqui no blogue, porque preguiça não me falta (lol). Agora, inveja tenho eu (que coisa feia...lol) dos vossos originais!

Abraço

Anónimo disse...

esse kit carson por sua aparência poderia ter sido interpretado por paul newman! eu achei esse falecido e grande ator, muito parecido com esse cowboy do desenho!

Nuno Neves disse...

Caro anónimo, quem sabe não tenha mesmo servido de inspiração ao Civitelli!