13 outubro, 2010

21º Amadora BD: “Passa a Palavra”

Cartaz_21AmadoraBD

Sob o signo do Centenário da República, foi hoje apresentado, no Terreiro do Paço em Lisboa, o programa oficial do 21º Amadora BD - Festival internacional de Banda Desenhada da Amadora, que decorrerá entre 22 de Outubro e 7 de Novembro próximo. Perante uma plateia composta, foi explicado a envolvência do festival com as comemorações do Centenário da República, que conforme se verá terá uma forte influência, ao nível das exposições, dos autores presentes e iconografia do festival.

O próprio slogan do festival, “passa a palavra”, que eu considero bastante feliz e apropriado, inspira-se talvez em registos de acontecimentos ocorridos à 100 anos atrás, quando “a revolução foi proclamada por todo o povo antes ainda de decidida a; e, desde esse momento, a notícia transmitida para todas as cidades e terras de Portugal”. Assim “passa a palavra” é agora um convite para se conhecer o 21º Amadora BD.

Ao nível das exposições, destacam-se as mostras dedicadas à “I República na Génese da Banda Desenhada e no Olhar do Século XXI” que constitui a exposição central, “As Cidades Obscuras de Schuiten e Peeters”, O Centenário de Fernando Bento e uma mostra de Richard Câmara, autor do desenho original dos diversos materiais gráficos e autor português em destaque.

Em termos de convidados, faz-se sentir de novo a influência da “República” e a aposta passa sobretudo pela presença de autores portugueses e de países lusófonos, tais como Moçambique, Angola ou Brasil. A representação internacional é parte fraca. Destaco aqui os nomes dos belgas Schuiten e Peeters, do espanhol Alfonso Azpiri e do americano Sean Gordon Murphy. Os restantes podem ser conferidos na agenda já conhecida até agora:

Autores_21AmadoraBD

A iconografia do festival é da responsabilidade de Richard Câmara, que também assina o cartaz oficial (ver primeira imagem). E à semelhança do que já aconteceu no ano passado, o site oficial do festival é interactivo e permite, desta vez, ao visitante compor um cartaz para o Amadora BD. Os cartazes submetidos até ao dia 20 de Outubro estarão expostos durante o festival.

Em traços gerais ficou feita a apresentação do festival deste ano, onde poderão ainda vir a constar alguns autores que até à data não tinham sido confirmados, onde ainda falta a divulgação dos lançamentos previstos, que segundo alguns rumores serão vários, entre autores nacionais e estrangeiros, e dentro destes últimos fala-se no regresso de um tal de Bernard Prince…

Passa a palavra!

6 comentários:

LCMATEUS disse...

Como diria o outro, "Porreiro Pá". Obrigado amigo Verbal pelas informações prestadas. Agora toca a passar a palavra.

Diabba disse...

Beja espera por nós, carago!! ]:-D

verbal disse...

@LCMateus, sempre ás ordens!

@Diabba, os tempos agora são de Amadora. Beja há-de chegar a seu tempo!

celtic-warrior disse...

Os autores presentes mais uma vez desiludem. Para quando uma coisa em grande com autores que cubram todas as vertentes da Banda Desenha dignamente? Talvez nunca.

verbal disse...

@celtic, isso seria a perfeição, mas neste momento ainda haver festival já é muito bom!

Diogo Semedo disse...

Ui...o spot publicitário dá as pistas para um grande festival de...Agências Funerárias.

É que é mesmo mau e nada chamativo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...