13 outubro, 2010

21º Amadora BD: “Passa a Palavra”

Cartaz_21AmadoraBD

Sob o signo do Centenário da República, foi hoje apresentado, no Terreiro do Paço em Lisboa, o programa oficial do 21º Amadora BD - Festival internacional de Banda Desenhada da Amadora, que decorrerá entre 22 de Outubro e 7 de Novembro próximo. Perante uma plateia composta, foi explicado a envolvência do festival com as comemorações do Centenário da República, que conforme se verá terá uma forte influência, ao nível das exposições, dos autores presentes e iconografia do festival.

O próprio slogan do festival, “passa a palavra”, que eu considero bastante feliz e apropriado, inspira-se talvez em registos de acontecimentos ocorridos à 100 anos atrás, quando “a revolução foi proclamada por todo o povo antes ainda de decidida a; e, desde esse momento, a notícia transmitida para todas as cidades e terras de Portugal”. Assim “passa a palavra” é agora um convite para se conhecer o 21º Amadora BD.

Ao nível das exposições, destacam-se as mostras dedicadas à “I República na Génese da Banda Desenhada e no Olhar do Século XXI” que constitui a exposição central, “As Cidades Obscuras de Schuiten e Peeters”, O Centenário de Fernando Bento e uma mostra de Richard Câmara, autor do desenho original dos diversos materiais gráficos e autor português em destaque.

Em termos de convidados, faz-se sentir de novo a influência da “República” e a aposta passa sobretudo pela presença de autores portugueses e de países lusófonos, tais como Moçambique, Angola ou Brasil. A representação internacional é parte fraca. Destaco aqui os nomes dos belgas Schuiten e Peeters, do espanhol Alfonso Azpiri e do americano Sean Gordon Murphy. Os restantes podem ser conferidos na agenda já conhecida até agora:

Autores_21AmadoraBD

A iconografia do festival é da responsabilidade de Richard Câmara, que também assina o cartaz oficial (ver primeira imagem). E à semelhança do que já aconteceu no ano passado, o site oficial do festival é interactivo e permite, desta vez, ao visitante compor um cartaz para o Amadora BD. Os cartazes submetidos até ao dia 20 de Outubro estarão expostos durante o festival.

Em traços gerais ficou feita a apresentação do festival deste ano, onde poderão ainda vir a constar alguns autores que até à data não tinham sido confirmados, onde ainda falta a divulgação dos lançamentos previstos, que segundo alguns rumores serão vários, entre autores nacionais e estrangeiros, e dentro destes últimos fala-se no regresso de um tal de Bernard Prince…

Passa a palavra!

6 comentários:

LCMATEUS disse...

Como diria o outro, "Porreiro Pá". Obrigado amigo Verbal pelas informações prestadas. Agora toca a passar a palavra.

Diabba disse...

Beja espera por nós, carago!! ]:-D

Nuno Neves disse...

@LCMateus, sempre ás ordens!

@Diabba, os tempos agora são de Amadora. Beja há-de chegar a seu tempo!

João Rosa disse...

Os autores presentes mais uma vez desiludem. Para quando uma coisa em grande com autores que cubram todas as vertentes da Banda Desenha dignamente? Talvez nunca.

Nuno Neves disse...

@celtic, isso seria a perfeição, mas neste momento ainda haver festival já é muito bom!

Diogo Semedo disse...

Ui...o spot publicitário dá as pistas para um grande festival de...Agências Funerárias.

É que é mesmo mau e nada chamativo.