11 dezembro, 2010

Leitura: Off-Road

Um dos lançamentos mais interessantes ocorridos no último Amadora BD foi da responsabilidade da KingpinBooks, com a graphic novel Off-Road do americano Sean Murphy Gordon.
O autor, que esteve presente como convidado do festival, teve direito a uma exposição com uma simpática mostra de alguns dos seus trabalhos, desde Batman até Joe the Barbarian, passando por HellBlazer.

Off-Road foi a obra de estreia de Sean Murphy, publicada originalmente em 2005, e que conta a história de três amigos, Greg, Trent e Brad que durante um passeio todo-o-terreno acabam por ficar com o jipe atolado num pântano. Trent é um jovem artista com azar nos amores e terminou mais uma relação; Brad tem uma relação (demasiado) violenta com o pai e Greg é o desportista a quem o pai rico lhe ofereceu o jipe. Partilharem uma situação limite – a impossibilidade de retirarem o jipe do pântano – acaba por funcionar como uma espécie de terapia de grupo, permitindo, sobretudo a Trent libertar-se de fantasmas passados.

Com uma aparente simplicidade de argumento, Sean Murphy desenvolve um excelente exercício sobre relações humanas tendo por fundo o valor da amizade. Tudo é conseguido através de um ambiente bem caracterizado, de uma grande dinâmica entre as personagens, de diálogos bem conseguidos e simultaneamente divertidos, aliado a um desenho, a preto e branco, simples que não se perde em pormenores mas que se mostra particularmente eficaz sobretudo nas situações de acção onde lhe confere um ritmo rápido ou de maior intensidade por vezes com recurso a vinheta que ocupa a totalidade da página. Tudo reunido e estamos perante uma obra de leitura bastante agradável, onde se tudo não aconteceu podia ter acontecido, tal a simplicidade e naturalidade das situações narradas. É talvez esta a grande valia desta obra: mostrar que o segredo para se fazer uma boa história, é faze-la simples.

A edição portuguesa de Off-Road em formato paperback apresenta-se com um design cuidado ao nível que as edições Kingpin já nos habituaram, pecando só mesmo pela escassa tiragem, cerca de 200 exemplares. Da minha parte considero uma das leituras do ano!

Off-Road
Autor: Sean Murphy Gordon
Livro único, preto e branco, TPB
Editora: KingPin Books, 1ª edição de Outubro de 2010

A minha nota:

1 comentário:

João Amaral disse...

Já li o livro e concordo contigo. Aliás o Sean Murphy foi para mim uma excelente surpresa pois não conhecia o seu trabalho. Agora espero que depois deste livro venham os outros. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...