28 março, 2010

VI Festival de Banda Desenhada de Beja

VI FIBDB

Com uma antecedência que se saúda, foi agora divulgado o programa do VI Festival de Banda Desenhada de Beja, que irá decorrer naquela cidade entre os dias 29 de Maio e 13 de Junho. Depois de o ter visitado na edição do ano passado, posso dizer que o FIBDB é um festival bem organizado, que tem apostado na abertura a várias tendências, destinado assim a um público bedéfilo diversificado. E bastante demonstrativo do que acabo de escrever é o cartaz deste ano:

EXPOSIÇÕES
  • Individuais: Dame Darcy, Fabio Civitelli, Hippolyte, Igor Hofbauer, JCoelho, João Fazenda, João Vaz de Carvalho (ilustração), Jorge Miguel, Miguel Rocha, Niko Henrichon, Regina Pessoa, e Rufus Dayglo.


Para além das exposições haverá ainda lugar para a apresentação de projectos, conferências, espectáculos, lançamento de livros, sessões de autógrafos, sessões de cinema e workshops.

Atendendo à minha declarada preferência pela bd de origem franco-belga, não posso deixar aqui de destacar a presença já anunciada do belga Hermann, autor de séries como Bernard Prince (na qual voltou a trabalhar após uma ausência de 30 anos), Comanche, Jeremiah ou Bois-Maury (estas últimas publicadas em Portugal pela VitaminaBD).

Nota importante é que todos os autores convidados estarão presentes em Beja nos dias 29 e 30 de Maio!

Mais informação será aqui divulgada no blogue à medida que for sendo conhecida. Fiquem ligados!

27 março, 2010

A Fórmula da Felicidade - vol. 2

A confirmar que 2010 está a generoso para a banda desenhada portuguesa, e mais de um ano depois da boa surpresa que foi o primeiro álbum de A Formula da Felicidade, será agora lançado no próximo dia 1 de Abril, o esperado e conclusivo 2º volume (ver imagem).

Uma espreitadela à excelente arte de Osvaldo Medina pode ser feita aqui. Para os interessados, informa-se que o evento de lançamento será na loja da editora Kingpin Books em Lisboa e contará com a presença dos autores Nuno Duarte e Osvaldo Medina e da equipa de coloristas, composta por Ana Freitas, Patrícia Furtado, Filipe Teixeira e Gisela Martins. Será igualmente inaugurada uma exposição de desenhos originais do livro na Kingpin Books.

Segue-se a sinopse deste segundo volume:
Servindo-se da fórmula matemática da felicidade que um dia brotou da sua imaginação, Victor tornou-se numa espécie de santo com personalidade e tiques de diva da pop. 
Usando este estatuto, o outrora simples e virtuoso rapaz de província é agora uma celebridade amoral e mega-mediática, a quem nenhum capricho é negado. Todavia, é num mundo à beira de um cataclismo bélico que sombras do passado o farão reavaliar as suas prioridades, em busca daquela que será a sua redenção e a sua própria fórmula da felicidade…

Boas Leituras!

24 março, 2010

Portugal

Apesar dos anteriores quatros álbuns nunca terem sido publicados entre nós, “Portugal” é o quinto e novo álbum de viagens de Loïs Lorcey, um jovem pintor da corte do Rei-Sol Louis XIV, uma personagem criada por Jacques Martin, que será editado pela ASA no próximo mês de Abril. O motivo deve-se certamente ao facto da aventura se situar-se em Portugal e os textos e desenhos serem da autoria do autor português Luis Differ. Conforme o título indica, será um Portugal, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, a ser revisitado através de lugares históricos como o Mosteiro dos Jerónimos (ver imagem), a Torre de Belém, o Convento de Mafra, entre outros.

Segundo noticia publicada pelo DN, a ideia para a criação deste livro remonta a 2002, por ocasião de uma deslocação de Jacques Martin a Portugal, para participar no festival de BD da Amadora. Autor de BD e também professor, o português Luís Diferr estava presente e, enquanto o criador de Alix assinava autógrafos, o director das colecções de livros sob o seu nome, Jimmy Van den Haute, fez-lhe o convite de criar um livro de viagens sobre Portugal.

Fica então aqui o registo de (mais) excelente notícia para a BD portuguesa, enquanto se espera mais detalhes sobre este novo álbum, que pelos mais variados motivos de interesse, merecerá sem dúvida a nossa melhor atenção.

20 março, 2010

As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy

Este álbum não é um álbum qualquer. É, em primeiro lugar, a  mais surpreendente e deliciosa obra de BD portuguesa em muitos anos. Pela criatividade da estrutura narrativa, AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY não tem paralelo em Portugal nos últimos anos.

Dito isto, revelo que a mais recente e improvável das equipas que tem de salvar o mundo é formada por… um distribuidor de pizzas, um investigador do oculto, um demónio que se apresenta sob a forma de uma miúda e uma cabeça de gárgula falante. As forças do mal estão activas e está em curso uma terrível ameaça à Humanidade. O centro da acção é o submundo de… Lisboa.

A escolha da cidade de Lisboa como local de acção deve-se à premissa da capital portuguesa ter servido de local de passagem aqueles que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Isto aliado ao facto de ter servido de palco para a actividade de espiões alemães também durante esse período, é o mote para uma história fantástica com criaturas sobrenaturais. Claro que também há o túnel que liga Portugal à Alemanha que foi sendo escavado nos últimos 50 anos.
 
Em linhas gerais é este o resumo de uma fantástica e delirante aventura delineada pelo português Filipe Melo, e o que começou por ser um projecto cinematográfico acabou por se transformar, felizmente, numa banda desenhada. São notórias as influências de Hellboy de Mike Mignola. Filipe Melo revela-se muito a vontade até porque a história beneficia muito da linguagem próxima que se consegue estabelecer entre o cinema e a BD, cumprindo a estrutura narrativa com todos os passos que uma boa aventura deve seguir: com inicio, desenvolvimento e fim.

Graficamente, o desenho do argentino Juan Cavia é um traço que tenho de aprender a gostar, até porque encontro algumas semelhanças com a arte de Humberto Ramos, de quem não sou manifestamente apreciador. O trabalho de colorização de Santiago Villa revela-se excelente pela criação das atmosferas nos respectivos ambientes onde se situa a acção.

A edição peca só, sem dúvida, pela capa que se encontra desprovida de qualquer imagem, apresentando apenas o título da obra sobre um fundo negro, o que é manifestamente pouco apelativo e não está à altura do conteúdo. Mais que se justificava um qualquer desenho, até porque é de um livro de banda desenhada que se trata.

Não obstante, “Dog Mendonça e Pizzaboy” é uma das mais refrescantes surpresas deste ano no que à BD portuguesa diz respeito, que merece toda a atenção de qualquer leitor bedéfilo.

O final desta história já indicia uma merecida continuação e o 2º volume de aventuras até já tem título: “Dog Mendonça e PizzaBoy – Apocalipse”.

As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy
Autores: Filipe Melo (argumento), Juan Cavia (desenho)
1º volume, cores, capa mole
Editora: Tinta da China, Fevereiro de 2010




18 março, 2010

Arte aos Quadradinhos

Está a decorrer até ao próximo dia 4 de Abril, no Centro de Artes de Sines (CAS), a exposição “Arte aos Quadradinhos” que reúne trabalhos de autores portugueses de banda desenhada, pertencentes à colecção do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) da Amadora.

A Retrospectiva de Miguel Rocha introduz-nos à quase totalidade dos trabalhos do autor, vencedor, em 2006, dos prémios Melhor Álbum, Melhor Desenho, Melhor Argumento e Prémio Juventude do Festival Internacional de BD da Amadora com “Salazar - Agora, na hora da sua morte”.
Intuições de José Carlos Fernandes, traz-nos o autor de “A Pior Banda do Mundo”, série de rara perspicácia e de uma ironia quase cruel, em que referências literárias e filosóficas se conjugam de forma estranhamente harmoniosa com a narrativa gráfica. O primeiro e segundo volumes da série foram considerados os melhores álbuns do ano no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora em 2002 e 2003.
Traços Miúdos - BD Infantil Portuguesa aborda diversos autores nacionais que, ao longo da sua carreira, tiveram preocupação em utilizar uma linguagem gráfica dirigida para os mais novos. A mostra, elaborada com reproduções dos originais que estiveram expostos no CNBDI, revela duas gerações de autores portugueses de banda desenhada infantil: Sérgio Luís, António Cardoso Lopes (Tiotónio), Fernando Bento, Eduardo Teixeira Coelho, Cottinelli Telmo, Güi Manuel, Stuart Carvalhais, José Ruy, Catherine Labey, Artur Correia, Zé Manel e Augusto Trigo, e, mais recente, Ricardo Ferrand, Pedro Leitão e José Abrantes.

Mais informações e programação completa podem ser obtidos aqui.

07 março, 2010

Animal'Z

Num cenário que pode ser o nosso futuro, ou apenas uma versão paralela da História, um desastre ecológico e climático alterou dramaticamente o planeta, desestabilizando por completo a ordem social. Aqui a água potável é um raro tesouro. A sobrevivência individual é uma luta desesperada de todos e a comunicação é errática. O transporte é perigoso e poucos núcleos urbanos conseguem preservar a ordem social.

Com a chancela da ASA, é lançado entre nós, a partir do próximo dia 18 de Março, o inquietante álbum Animal’Z de Enki Bilal.

06 março, 2010

Alix - As 5 primeiras capas

Como já é sabido, no próximo dia 17 de Março, o jornal Público dará inicio à nova colecção de BD, desta vez dedicada a ALIX, uma criação imortal do recentemente falecido Jacques Martin
 
Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, a colecção composta por um total 16 álbuns, tudo reedições do que foi anteriormente publicado pela editora Edições 70.
 
Ficam aqui as imagens das primeiras capas. Chamo só a atenção para a curiosidade do volume 3 “A Ilha Maldita” se apresentar com uma capa inédita por cá. 

01 março, 2010

Agenda Bedéfila de Março

A “agenda” é uma rubrica deste blogue que tem um carácter intermitente, i.e., a sua publicação está dependente da existência de um n.º significativo de eventos bedéfilos que estejam programados para ocorrer nesse mês. Pelo que consegui apurar, Março justifica uma agenda, e é a que se segue:
  • Dia 4 – Lançamento da revista “Zona Fantástica” por volta das 18h30, no Rivoli Teatro Municipal, na cidade do Porto.
  • Dia 4 - Lançamento do álbum "Borgia - O Poder e o Incesto" da ASA.
  • Dia 8 – Nas bancas, a 14º figura de chumbo da colecção DC Comics Super-Heróis – figura do Robin.
  • Dia 17 – Sai com o jornal Público, o 1º álbum da colecção ALIX - “Alix, o Intrépido”
  • Dia 22 - Nas bancas, a 15º figura de chumbo da colecção DC Comics Super-Heróis – figura da Starfire.
  • Dia 24 – Sai com o jornal Público, o 2º álbum da colecção ALIX – “A Esfinge de Ouro”
  • Dia 31 – Sai com o jornal Público, o 3º álbum da colecção ALIX – “A Ilha Maldita”

Esta agenda encontra-se em estado de "permanente actualização", pelo apelo se algum leitor tiver conhecimento de algum evento de natureza bedéfila que não conste desta agenda, agradeço desde já a informação via caixa de comentários.