26 maio, 2010

Desenhos autografados (12): Prince of Persia

Prince Persia

Cameron Stewart é uma presença bastante assídua em Portugal. Aquando da sua passagem pelo FIBDA, em 2009, sabia que ele tinha recentemente feito umas ilustrações sobre a personagem do Príncipe da Pérsia, adaptada ao cinema pela Disney, para serem utilizadas na promoção do filme “Prince of Persia: Sands of Time”, que chega agora aos cinema portugueses (estreia amanha). Para fugir ao tradicional (e excelente, devo acrescentar, desenho da Catwoman) solicitei-lhe que me desenhasse então o Príncipe. Cameron achou piada ao pedido e o resultado final foi um cartaz promocional ao filme.

23 maio, 2010

A BD no Centenário da República

No passado dia 18, na sequência da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal da Amadora e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR), foi apresentada a programação nacional de Banda Desenhada a desenvolver no âmbito das comemorações do Centenário da Republica.
Entre as várias iniciativas previstas, destaca-se a exposição ”A Primeira República na Génese da Banda Desenhada e no Olhar do Século XXI”, que se divide por cinco temas fundamentais: A 1ª República e a Amadora, A Caricatura Modernista e a 1ª República, O primeiro filme de animação português, A Génese da Moderna Banda Desenhada Portuguesa e A 1ª República na banda desenhada portuguesa contemporânea. Esta exposição está prevista desdobrar-se em três formatos de apresentação pública. O primeiro, entre 2 de Junho e 5 de Outubro no CNBDI (Amadora). Numa segunda fase, entre 22 de Outubro e 7 de Novembro, constitui-se como a exposição central do 21º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD, que tem justamente como tema “O Centenário da Republica” e finalmente numa terceira fase, será itinerante e percorrerá todo o território nacional.
O programa nacional de banda desenhada contempla, ainda, a reedição integral da obra de Stuart Carvalhais - Quim e Manecas - parte integrante de O Século Cómico entre os anos de 1915 a 1918, da autoria do investigador João Paulo de Paiva Boléo. Aliás, o Quim e o Manecas, dois miúdos da Lisboa que Stuart conheceu, foram agora redesenhados por Richard Câmara e serão os anfitriões das Comemorações Nacionais do Centenário da República.
Por fim, está prevista a edição de um álbum de banda desenhada portuguesa sobre a Primeira República. Intitulado "É de Noite que Faço as Perguntas" conta com o argumento de David Soares e os desenhos de Richard Câmara, André Coelho, Daniel Silvestre, João Maio Pinto e Jorge Coelho. A narrativa ficcionada seguirá com rigor a história e cronologia republicanas, iniciando-se no final do século XIX, em 1891, com o Ultimato Inglês, e cessando com o Golpe Militar do 28 de Maio de 1926. Uma edição da Gradiva com o patrocínio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

18 maio, 2010

O site do FIBDB

Já está disponível neste endereço o site oficial do VI Festival de Banda Desenhada de Beja que se inicia no dia 29 deste mês naquela cidade alentejana.

O site de consulta fácil, apresenta informação variada relacionada com o festival e sobre as exposições acompanhadas por pequenas biografias dos autores que vão estar presentes. Quando consultei, nem todas as opções se encontravam activas, nomeadamente a programação paralela ou os horários dos eventos, mas certamente que toda a informação estará disponível a curto prazo. Informação importante para os visitantes de fora, é sobre “Onde ficar…” ou “Onde comer…”.

Em contagem decrescente...!

14 maio, 2010

Kick-Ass, O novo Super-Heroi

O texto que se segue até pode ser um pretexto só para a publicação da imagem que o ilustra (clicar para aumentar) da autoria da Carla Rodrigues (não sei se já disse mas adoro o traço desta miúda), autora entre outras coisas de GDK, mas também se justifica porque a adaptação cinematográfica de “Kick-Ass” gerou em mim uma grande expectativa. A obra homónima de banda desenhada, da autoria de Mark Millar (o mesmo autor de Wanted) é uma história de heróis, que presta uma cínica, cruel e delirante homenagem ao universo de super-herois, e simultaneamente o desconstrói, é de leitura viciante.

O filme, realizado por Matthew Vaughn, mostra-se bastante fiel, apoiado num hábil argumento, que embora não se encontrando ao nível da banda desenhada onde se inspirou, não desvirtua a matriz original, se excepcionarmos o final e se aceitarmos que a violência gráfica desenhada por John Romita Jr. dificilmente seria transposta para cinema.
Na história, encontramos Dave Lizewski (papel interpretado Aaron Johnson), um jovem estudante igual a tantos outros, ávido consumidor de comics, que inspirado decide um dia tornar-se ele próprio um super-herói. Uma intervenção meia heróica captada em telemóvel e imediatamente publicada na internet, torna-o numa celebridade. Big Daddy (Nicholas Cage) e Hit-Girl (magnificamente desempenhado pela pequena Chloë Grace Moretz) são pai e filha, movidos por um sentimento forte de vingança contra Frank D'Amico (Mark Strong) um perigoso mafioso. Indubitavelmente, os caminhos destas personagens vão-se cruzar.

Numa narrativa, onde saltam as referências da cultura popular, desde dos comics à internet, e onde as doses de violência subvertem desde logo qualquer intenção de filmar um universo pretensamente realista, sobressaem as personagens. E nesta onda, a grande provocação do filme e simultaneamente a sua maior contribuição, é a pequena Hit-Girl. É ela que domina a cena. As suas intervenções são explosões de violência indescritíveis a todos os níveis, estas sim de grande realismo, que indubitavelmente provocam um misto de emoções ao espectador. É que a pequena Hit-Girl tem cara de boneca e a idade de onze anos e num filme provocatório, é ela que representa a subversão máxima de um estereótipo!

Em suma, recomendo a visualização deste excelente exercício de cinema bedéfilo, que ainda roda em algumas salas de cinema e que é para mim um dos filmes do ano. Para quem queira ir mais além, aconselho obviamente a leitura da banda desenhada, que apesar de não se encontrar publicada em Portugal, pode ser encontrada na versão americana em lojas da especialidade.

As minhas estrelas: 5 em 5

07 maio, 2010

Começa hoje...

...mais informações aqui e aqui

AniComics 2010

A capa do álbum “Portugal” de Luis Diferr

 

O magnifico desenho da Torre de Belém com a bandeira da monarquia hasteada é a capa da edição francesa (e muito provavelmente da edição portuguesa) do álbum PORTUGAL da autoria do autor português Luís Diferr. Já anteriormente tinha falado deste álbum, que surgiu depois de um convite feito pela editora francesa Casterman a Diferr para a criação de uma história passada em nosso país que integrasse a série histórica As viagens de Löis concebida por Jacques Martin. Confesso a minha curiosidade sobre este álbum, que reflecte um trabalho de investigação sobre os costumes, a arquitectura e os transportes de Portugal do século XVII, e que tem data de lançamento entre nós para o próximo mês de Junho.

02 maio, 2010

Agenda bedéfila de Maio

Volto de novo esta rubrica até porque Maio marca o inicio da época dos festivais bedéfilos em Portugal. O calendário é o que se segue:

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 16, a 80º Feira do Livro de Lisboa, onde podemos encontrar a presença de vários editoras de banda desenhada.
  • Dia 3 - Nas bancas, a 18ª figura de chumbo da colecção DC Comics Super-Heróis – figura de Shazam.
  • Dia 5 – Sai com o jornal Público, o 8º volume da colecção ALIX – “O Tumulo Etrusco”.
  • Dia 6 - Lançamento do 3º álbum da série BORGIA – “As Chamas da Pira”.
  • Dia 7 - Inicio do festival ANICOMICS Lisboa 2010, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, que contará entre outros com a presença dos autores estrangeiros David Lafuente, Giuseppe Camuncoli e Stefano Caselli.
  • Dia 12 - Sai com o jornal Público, o 9º volume da colecção ALIX – “O Deus Selvagem”.
  • Dia 16 - Encerramento da Feira do Livro de Lisboa.
  • Dia 17 - Nas bancas, a 19ª figura de chumbo da colecção DC Comics Super-Heróis – figura do Nightwing.
  • Dia 19 - Sai com o jornal Público, o 10º volume da colecção ALIX – “Iorix, o Grande”.
  • Dia 26 - Sai com o jornal Público, o 11º volume da colecção ALIX – “O Espectro de Cartago”
  • Dia 29 - Inicio do VI Festival de Banda Desenhada de Beja, que realizará entre os dias 29 de Maio e 13 de Junho, na cidade de Beja. Um dos convidados deste no do festival é reconhecido autor belga Hermann.
  • Dia 31 - Nas bancas, a 20ª figura de chumbo da colecção DC Comics Super-Heróis – figura do Penguin, da galeria de vilões do Batman.
Mais uma vez, informo que esta agenda encontra-se em estado de "permanente actualização", pelo que se algum leitor tiver conhecimento de algum evento de natureza bedéfila que não conste desta agenda, agradeço desde já a informação via caixa de comentários.