11 julho, 2010

Desenhos autografados (16): Anya

Varanda

O desenho de hoje é da autoria do português Alberto Varanda, autor de BD que vive há bastantes anos radicado em França. Dono de um traço muito expressivo e dinâmico, parte do seu trabalho tem sido desenvolvido em colaboração com a dupla de autores que assina com o pseudónimo de Ange, e alguns desses álbuns foram já publicados entre nós, como a série “Bloodline” (ed. Meribérica) e o 1º volume de “Paraíso Perdido” (ed. VitaminaBD).
Para conhecerem melhor este autor convido a visitarem o seu site oficial.
O desenho autografado Anya, uma das personagens de Paraíso Perdido, foi feito a aguarela e obtido, aquando da participação de Varandas, na 1ª e única edição do BD Fórum, um evento singular que em Maio de 2003, durante 3 dias reuniu em Lisboa um número considerável de grandes autores internacionais de BD, com a particularidade de todos eles terem álbuns publicados em Portugal.
Como nota final, fica a informação que Varanda é um dos nomes confirmados para o Festival Internacional de BD de Beja do próximo ano.

05 julho, 2010

Bouncer - “O Fascínio das Lobas”

Finalmente a ASA lembrou-se que existia Bouncer! Cinco anos depois, está de regresso esta excelente série da BD franco-belga com a assinatura da dupla Jodorowsky/Boucq. Passada no Oeste americano, depois de terminada a Guerra Civil Americana, Bouncer é western sangrento, e conta a história de um pistoleiro que desempenha as funções de segurança no Infierno Saloon em Barro-City, uma pequena cidade do Oeste Americano. Um pormenor é que Bouncer, o pistoleiro, perdeu o braço direito na sua juventude.

O álbum agora publicado, “O Fascínio das Lobas” é o quinto álbum desta colecção. Deixo o aviso que é importante ter presente os eventos anteriores. É que neste álbum assistimos ao desfecho de todos os acontecimentos relacionados com a origem de Bouncer e com o último dos mistérios que envolve a cidade de Barro-City. É o fim do ciclo de vingança do índio White Elk, o ultimo sobrevivente da tribo dos Nacaches, que teve inicio no tomo 3 – “A Justiça das Serpentes”. Na verdade em todo o álbum são histórias de vingança que se cruzam. Com a chegada à cidade de Antoine Grant, filha do antigo carrasco de Barro-City, um anjo negro da morte, que vem cobrar uma divida de sangue, percebe-se logo que tudo converge para o desenlace final, com o fecho dos ciclos.

Jodorowsky, como é do seu timbre, consegue captar o leitor mantendo a acção num ritmo alucinante e intenso. A narrativa é equilibrada. É verdade que o velho Oeste era um sítio duro para se viver, mas Bouncer é particularmente violento. Boucq ilustra essa impressão de forma soberba. A planificação nas situações de confronto é excelente. As vinhetas largas substituem as tiras na prancha. O desenho de Boucq é caracterizado por um traço limpo, bem definido e realista. Aliás, Boucq utiliza muito a expressividades dos rostos das personagens em vinhetas únicas, para transmitir emoções. O desenho ganha vida e movimento. Da minha parte, confesso admirador do trabalho desta dupla de autores.

Resta-me dizer que a edição cartonada da ASA está ao nível das anteriores, ou seja, muito boa.

Bouncer – O Fascínio das Lobas
Autores: Jodorowsky (argumento), Boucq (desenho)
Tomo 5 da colecção "Bouncer", cores, cartonado
Editora: ASA, 1ª edição de Junho de 2010

A minha nota:

04 julho, 2010

Desenhos autografados (15): Bouncer

Bouncer

O desenho de hoje é da autoria do francês François Boucq. Com vários álbuns já publicados entre nós (A Mulher do Mágico, Boca do Diabo, Face da Lua), destaco sobretudo o seu trabalho na série Bouncer, um magnifico western, cujo desenho aqui apresentado retrata a personagem principal que dá o nome à série. Boucq tem sido visita regular no Amadora BD, tendo estado presente na edição do ano passado, onde este desenho foi obtido.