22 setembro, 2010

Faltam 30 dias para o 21º Amadora BD...

...e tudo o que se pode dizer sobre este grande evento é que… está confirmado a realização do festival entre os dias 22 de Outubro e 7 de Novembro! É tudo.

Faltam 30 dias para o 21º Amadora BD e o que se ouve sobre aquele que é o maior festival de BD que se realiza em Portugal é um silêncio que estranho e não entranho, é um silêncio que incomoda, é um silêncio que não mata mas destrói. Como pode um festival de banda desenhada fazer-se ouvir se não fala? O Rio Comic Con que se vai realizar no Rio de Janeiro (Brasil) em Novembro já grita. No 21º Amadora BD está tudo calado.

A página no Facebook do Amadora BD, que outrora foi apresentada como um meio privilegiado de divulgação sobre as incidências do festival, regista a sua ultima entrada a 14 de Outubro de 2009 com um filme publicitário sobre… o 20º Amadora BD.

Eu gostava muito de escrever aqui sobre o 21º Amadora BD. Sobre as presenças confirmadas dos autores estrangeiros, sobre os autores portugueses que vão estar presentes, sobre programa de exposições, sobre o programa de lançamentos, sobre os Prémios Nacionais de BD, sobre as animações previstas, enfim sobre o 21º Amadora BD. Mas não consigo. Se calhar o silêncio jda organização já diz muito. A razão principal para este pequeno texto era mesmo assinalar que faltam trinta dias para o 21º Amadora BD!

19 setembro, 2010

Desenhos autografados (18): Soldado desconhecido

Plati

Nuno “Plati” Alves é um dos novos rostos da banda desenhada portuguesa embora ainda só tinha sido editado no mercado americano. Do seu trabalho conheço o publicado nos comics Avengers Fairy Tales 2 e no one-shot X-23, ambos da editora Marvel. Plati foi o Convidado Especial da 314ª Tertúlia BD de Lisboa, realizada no passado dia 7 de Setembro, e é ele o autor do desenho que ilustra este texto, e que reproduzido em giclee print no formato A3 foi objecto de sorteio entre os participantes da Tertúlia, no qual eu fui o feliz contemplado (há dias assim!). A personagem representada, chamo-lhe o “soldado desconhecido”, porque desconheço se resulta de um desenho feito isoladamente ou foi retirado de uma qualquer obra. Seja como for, excelente arte!

17 setembro, 2010

Capa do Dia: Valores Familiares

Sin City 5

Sin City 5 - Valores Familiares, de Frank Miller, marca o regresso, após alguns anos de ausência, da Devir portuguesa à publicação de Banda Desenhada. Para este recomeço, que se espera frutuoso e bem sucedido, Sin City é uma excelente aposta para abrir as hostilidades. As quatro anteriores edições certamente que conquistaram um publico fiel entre os leitores portugueses para a Cidade do Pecado. Eu, pecador confesso, agradeço!

12 setembro, 2010

Capa do Dia: Spirou 51

Spirou 51 FNAC

Passadas as férias, a reentre bedéfila nacional promete ser marcada por um anormal número de edições. A capa de hoje é o primeiro dos lançamentos a chegar aos postos de venda. A imagem é da chamada capa alternativa do álbum n.º 51 da série Spirou, intitulado "A Invasão dos Zorcons", editado pela ASA. O álbum em capa alternativa é uma edição limitada a 500 exemplares - exclusivo da FNAC.