23 março, 2011

Viagens aos Quadradinhos


O suplemento Fugas do jornal Público publicou no Sábado passado dia 19 de Março, um artigo de 8 páginas assinado pelo jornalista Carlos Pessoa, que convida os leitores a darem uma volta ao mundo acompanhado de sete grandes viajantes da BD.

Corto Maltese, Tintin, Blake e Mortimer, Johnny Hazard, Max Fridman, Cuto e Jonathan são os guias escolhidos (entre muito outros que igualmente se poderia escolher) para ilustrar como os heróis se encontram em toda a parte e demonstrar que em banda desenhada não há limites geográficos para aventura acontecer. Em cada página para além de uma breve descrição da história do herói acompanhada da publicação de algumas vinhetas que ilustram alguns dos locais e paisagens deste nosso mundo, junta-se a proposta de leituras das respectivas colecções, ainda que algumas, infelizmente não se encontrem editadas em Portugal.

Fica só o reparo que ao contrário do que é dito relativamente à série Blake e Mortimer, esta colecção está integralmente publicada em língua portuguesa numa edição da ASA. Em suma, um artigo muito interessante que fica como mais um feliz registo bedéfilo na imprensa portuguesa.

Mas o melhor estava guardado para o fim, com o anúncio do lançamento a partir de Junho próximo, da colecção ROTAS E PERCURSOS (ASA/Público), um conjunto de sete guias itinerários urbanos cuja característica principal é serem ilustradas por grandes nomes da BD. São sete cidades escolhidas: Veneza, Roma, Nova Iorque, Florença, Marraquexe, Praga e Bruxelas, onde as fotografias foram substituídas por ilustrações e imagens de banda desenhada com as assinaturas de Hugo Pratt, Jacques Martin-Enrico Sallustio-Thérèse de Cherisey, Miles Hyman-Vincent Réa, Nicolas de Crécy, Jacques Fernandez, Guillaume Sorel-Christine Coste, François Schuiten-Christine Coste, respectivamente. A colecção original em francês pode ser observada através da seguinte página da editora Casterman.

Sem comentários: