10 abril, 2011

Programação da Bedeteca de Beja para Abril

BeD_Beja-ABR
  • EXPOSIÇÕES
ANIMAIS NA SOMBRA De 18 de Abril a 13 de Maio
Exposição de desenho de Vilas.
Cafetaria e Galeria da Entrada – R/C.

MECÂNICA POPULAR De 26 de Março a 30 de Abril
Exposição da obra gráfica de José Feitor.
Galeria Principal – 1º andar.

TINTIN De 26 de Março a 30 de Abril
Uma revista dos 7 aos 77
Exposição bibliográfica.
Galeria da Ala esquerda – 1º andar.

  • MONTRA DE ABRIL
Fanzine Terminal De 1 a 30 de Abril
Bedeteca – 1º andar.
O fanzine Terminal surgiu no Outono de 1998, em Faro. Como se diz no seu editorial “Os motores estão agora ligados. A jornada inicia-se a uma velocidade moderada, por causa das curvas e contracurvas que existem sempre no arranque.” Neste número participavam Fernando Madeira (Phermad), o director e editor do fanzine e principal impulsionador, Sérgio Sousa, Carlos Rocha e Geraldo. Como colaborador especial… José Carlos Fernandes. Desde essa altura até agora já passaram pelas páginas do Terminal muitas dezenas de autores (algarvios e não só). Pela qualidade dos autores representados e pela sua longevidade, o Terminal é hoje considerado uma verdadeira referência no meio “fanzinístico” nacional…

  • CINEMA E BD
Conversas sobre Cinema e Banda Desenhada, por Véte Dia 14, quinta-feira, às 21h30
Exibição do filme ZATOICHI, de Takeshi Kitano.
No século XIX, o lendário samurai cego Zatoichi ganha a vida com o jogo e a fazer massagens… Por trás de sua aparência humilde há um habilidoso e imbatível espadachim.
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre

  • CINEMA DE ANIMAÇÃO
Traços do Japão – Sessões de Anime da NCreatures Dia 21, quinta-feira, às 21h30
Exibição do filme METROPOLIS, de Osamu Tezuka, apresentado por Paulo Monteiro. Metropolis conta a história de Time – uma bela e misteriosa humanóide feminina que não percebe que é um robô…
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre

  • NOITE DE TERROR
Apresentação da revista Zona Negra, por Paulo Monteiro
Exibição do filme O EXORCISTA, de William Friedkin, apresentado por Hélder Castilho
Dia 28, quinta-feira, às 21h30
O Exorcista tem acção em Georgetown, Washington, quando uma actriz se apercebe a pouco e pouco que a filha de 12 anos adopta um comportamento cada vez mais estranho…
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre

  • OFICINAS
Ouriço-do-Mar – Oficina de Banda Desenhada Todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30
Para autores entre os 8 e os 12 anos…
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre

Toupeira – Oficina de Banda Desenhada Todas as quintas-feiras, das 19h30 às 20h30
Para autores a partir dos 13 anos…
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre

  • CLUBES
Lemon Studio – Clube de Mangá Todas as quintas-feiras, das 16h00 às 18h30
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre


Magic The Gatering – Clube de Magic Todos os Sábados, das 15h00 às 20h00
Bedeteca – 1º andar.
Entrada livre

  • LIVRO DO MÊS
Doutor Jekyll & Mister Hyde, de Lorenzo Mattotti (desenho) e Jerry Kramsky (adaptação), a partir da obra de Robert Louis Stevenson. Sugestão de leitura disponível na Bedeteca. "Ao longo da sua carreira, o Dr. Jekyll prosseguiu pesquisas sobre a dualidade da alma. Em segredo, elaborou um soro: foi então que realizou em si próprio a experiência do desdobramento científico da alma, dando origem, no meio de atrozes sofrimentos, ao abominável Mr. Hyde"
O livro Doutor Jekyll & Mister Hyde é um exemplo acabado do domínio de Mattotti sobre a cor, aplicada de forma quase pura, a fazer doer os olhos, como impõe o texto violento de Kramsky, que adaptou o clássico de Stevenson com alma de verdadeiro inspirado. A história, já imortal, do médico respeitável com um demónio dentro de si, ganhou uma força inexcedível uma vez visitada pelo traço perturbador do autor italiano, que se deixou inspirar pelo expressionismo alemão dos anos 20 e pelo sopro de George Grosz, com as suas personagens de cabeça deformada e corpos grotescos, marcadas de fresco pelas feridas da Primeira Grande Guerra. Repleto de paredes, de muros e de pontes, quase labiríntico, este álbum desenhado a lápis de cera e pastel de óleo (dedicado a Alberto Breccia), oferece uma dimensão quase claustrofóbica da obra de Stevenson, numa simbiose perfeita entre o texto e a imagem, demonstrando que se podem desmontar velhos clássicos e insuflá-los com o sopro da vida.
O livro Doutor Jekyll & Mister Hyde foi publicado pela Witloof e pela Devir, em 2002. Mattotti esteve presente em Beja em 2009, por ocasião da realização de uma exposição com o seu trabalho durante o V Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.








BEDETECA DE BEJA
BIBLIOTECA / GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS / NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA / NÚCLEO DE CARTUNE, ILUSTRAÇÃO E CINEMA / NÚCLEO DE TRABALHO / ESPAÇO INTERNET / LOJA / EDIÇÕES / ARQUIVO DE ORIGINAIS / OFICINAS / CLUBES / PROGRAMA DE OFERTAS / EXPOSIÇÕES PARA ITINERÂNCIA

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Isto é que foi timing quase ao minuto!
LOL

:D

Nuno Neves disse...

pois foi...lol