11 setembro, 2011

CAPAS: Amazing Spider-Man 36 – Black Cover WTC

ASM 36

Foi há 10 anos, mas lembro-me perfeitamente como se fosse hoje, dos atentados terroristas contra as torres gémeas do World Trade Center. Foi um acontecimento que marcou o nosso tempo. Nos Estados Unidos, a editora Marvel lança o número 36 do comic Amazing Spider-Man com uma capa totalmente negra como símbolo de dor e luto pelas vítimas dos atentados. No interior uma história única escrita por J. Michael Straczynski e desenhada por John Romita Jr. mostra os super-herois do universo Marvel, nomeadamente o Homem-Aranha, despidos da sua faceta de heróis, a reagir à tragédia. Quase sem diálogos as imagens são acompanhadas por uma narração de Peter Parker, mas que podia ser de um qualquer cidadão americano. Foi uma edição que vendeu mais de 200 mil exemplares e que produziu várias imagens clássicas como a do Homem-Aranha desesperado a assistir ao desmoronar das Torres ou as lágrimas do Dr. Destino perante a tragédia ou ainda a figura do Homem-Aranha impotente diante das ruínas das Torres Gémeas.






Em Portugal, esta história foi publicada no número 27 da colecção Peter Parker: Homem-Aranha, da editora Devir. A imagem da capa escolhida recaiu justamente sobre o desenho do desmoronamento das Torres.

6 comentários:

Optimus Primal disse...

E depois reeditada no volume do H.A da 1a serie de classicos do CM.

Nuno Neves disse...

Optimus bem lembrado! Abraço

refemdabd disse...

Foi uma tragédia. Agora, porem o Dr. Destino a chorar! Quer dizer, eu compreendo que estivessem toldados pela dor e em choque. Acho bem que quem desenhou, ou idealizou essa cena, tenha a honestidade de revisitar algumas histórias onde o Dr. entra e faça uma contagem de corpos; ou que reveja os argumentos onde essa figura de ficção planeia aniquilar milhões de pessoas . É óbvio que os do WTC eram de pessoas reais, a tragédia é inexorável.

Optimus Primal disse...

Refem o Dr. Destino chora porque não foi ele que a deu cabo dela.É a cena mais forçada desse especial.

Nuno Neves disse...

Toda a história publicada é forçada mas estas ondas de choque, onde este comic é um bom exemplo, dá para perceber bem como os americanos sentiram a tragédia!

E concordo com o Optimus o Destino chora de inveja!

Optimus Primal disse...

Mas fez parecido ou pior com o edificio Baxter na Run do Byrne.