30 setembro, 2011

Leituras: O Assassino

Já andava a algum tempo para escrever sobre esta série, pela agradável surpresa que foi a sua descoberta na colecção Os Incontornáveis da Banda Desenhada.
O ASSASSINO (Le Tueur no original) é assinado pela dupla de autores franceses Luc Jacamon e Matz
 
A história trata sobre a vida de um assassino profissional solitário, com uma visão muito simplista da sua vida: o seu trabalho é basicamente dar resposta a uma procura, por sinal bem remunerada. Não questiona o porquê dos alvos, limita-se simplesmente a executa-los.

A história é contada sobretudo através de monólogos introspectivos da personagem principal. É ao longo de várias páginas de períodos mortos, de espera, onde nada acontece, onde o protagonista partilha os pensamentos e angústias com o leitor, que mergulhamos no seu mundo e aceitamos a sua lógica. E o que poderia pressupor uma leitura maçadora, na verdade por força de uma narrativa com bastantes tempos de espera mas que alterna com flashbacks e sequências de grande violência, revela-se absorvente.

O argumento de Matz é inteligente e envolve-nos num sentimento contraditório, porque se por um lado trata-se de um assassino, por outro à medida que vamos conhecendo melhor a vida do protagonista, não conseguimos deixar de sentir alguma compaixão pela personagem.
 
O trabalho gráfico de Luc Jacamon é magnifico e cola-se perfeitamente à história. Tem um traço dinâmico, apresenta um cuidado na planificação das pranchas e um faz um magnífico uso da cor na construção de ambientes ou atmosferas que acompanham exemplarmente o ritmo lento nos tempos mortos ou conferem uma grande intensidade nas situações de confronto.
 
Em França, esta série começou a ser publicada em 1998, tendo sido já editados , até à data, um total de nove álbuns. 
 
Em Portugal, tivemos os dois primeiros álbuns da série, DEBAIXO DE MIRA e A ENGRENAGEM editados pela Booktree, e depois o terceiro e quarto volume, A DIVIDA  e LAÇOS DE SANGUE, foram recentemente editados num álbum duplo, que integrou a colecção Os Incontornáveis da Banda Desenhada (n.º 12), numa edição da ASA/Público. Infelizmente morreu por aqui. Espero uma continuação nós num futuro próximo, preferencialmente num formato de edição em capa dura que faça juz à qualidade narrativa e gráfica da história.
 
O Assassino - Debaixo de Mira
Autores: Matz (argumento), Jacamon (desenho)
Álbum 1, cores, capa mole
Editora: Booktree, 1ª edição de Junho de 2002

O Assassino - A Engrenagem
Autores: Matz (argumento), Jacamon (desenho)
Álbum 2, cores, capa mole
Editora: Booktree, 1ª edição de Fevereiro de 2003

O Assassino - A Dívida / Laços de Sangue
Autores: Matz (argumento), Jacamon (desenho)
Os Incontornáveis da Banda Desenhada - vol 12, 
álbum duplo, cores, capa mole
Edição Publico / ASA, Maio de 2011

 





A minha avaliação:
 

 

 
 
 




5 comentários:

João Amaral disse...

Esta ºé uma série que conheço mal. Porém do pouco que li, despertou-me muito a curiosidade, quer a nível de argumento, quer a nível de desenho. Tenho que ver se consigo arranjar algures esses dois livros que saíram pela Booktree. Um abraço.

Nuno Amado disse...

Concordo com o que dizes e também acho estes livros excelentes!
O meu problema está na compra dos dois primeiros volumes... não se encontram EM LADO NENHUM!
Espero que a ASA edite os dois primeiros, porque na realidade as edições da Booktree no que respeita aos dois primeiros livros da série eram bastante fraquinhas... tive váris vezes com elas não mão, mas sabendo que eles tinham descontinuado a série , e os livros serem tão fraquitos (como objecto) optei por não os comprar na altura.
Estou arrependido!

Abraço

Hunter disse...

Vi esta semana ao menos um desses volumes à venda na FNAC do Colombo. E em grande quantidade!

Procure lá!

Hunter (Pedro Bouça)

Reignfire disse...

Eu vi os 2 volumes numa Oficina do Livro por 12€ cada. Eu consegui os meus num alfarrabista amigo por 7.5€ cada.

Optimus Primal disse...

Tambem eu vi o 1 na FNAC e fiquei espantado com a velocidade da venda do Vol;1 pelos vistos muitos incautos julgam que é mesmo novidade,só queria saber quem ganha com isso uma vez que a editora não ve nenhum?????
Tambem reparei noutra coisa a grafica que a Há-dE-vir usa é a mesma da falecidada uma guide qualquer coisa dai a fraca qualidade dos ultimos tpbs dessa editora Bongo.
Li o volume 1 e a serie é boa mesmo, :)