07 outubro, 2011

Lançamentos de Autores Portugueses no 22º Amadora BD

À medida que nos aproximamos da data de inicio do 22º Amadora BD, começam a ser divulgados mais pormenores sobre a edição deste ano. Já existe site oficial do festival. Existe um pré-programa. Mas faltam ainda os nomes dos autores estrangeiros convidados a estarem presentes. Para já o destaque vai para o melhor que este festival pode trazer: o bom número de lançamentos de autores portugueses. Se na edição do ano passado tínhamos contado com a presença de um elevado número de autores nacionais, para este ano promete-se mais. Assim temos:

As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II, da Tinta-da-China
Filipe Melo, Juan Cavia
Após o extraordinário sucesso do primeiro álbum, temos de novo o regresso de Dog Mendonça e Pizzaboy para salvar o Mundo... outra vez! Agora o desafio passa por enfrentar a maior das catástrofes – o Apocalipse. Pragas de insectos, criaturas gigantes e duzentos mil demónios invadem a Terra, arrastando os nossos heróis para uma aventura de proporções bíblicas!


A Ermida, da Polvo
Rui Lacas
Cioso para que a mais importante missa anual na Ermida dedicada ao culto de Nossa Senhora da Conceição decorra da melhor forma possível, o padre Fortunato conseguiu obter junto de Sua Majestade, com os bons ofícios da Guarda Real (de quem a Virgem é padroeira), o empréstimo de umas famosas e valiosas jóias para, de algum modo, abrilhantarem a celebração. Tudo corria normalmente até ao desaparecimento das ditas do cofre onde o padre as tinha solenemente guardado, encerradas à chave.


魔法 Mahou – Na Origem da Magia, da ASA
Ana Vidazinha, Hugo Teixeira
Depois de ter consultado um livro numa biblioteca, Bia vê-se transportada para o planeta Mahou, descobrindo aí as suas raízes familiares. Em Mahou existia Magia: a Magia Comum e a Alta Magia, até que se deu o Grande Cisma e se expandiu a Tecnologia, iniciando-se uma guerra que durou anos… Mahou viu-se transformado sem respeito por nada! Mas Bia encerra em si um grande poder…


Pontas Soltas, da ASA
Ricardo Cabral
O regresso de Ricardo Cabral à banda desenhada, num álbum que reúne cinco histórias sobre o tema Cidades: "5 Jours"- parte I; "Da cidade"; "The Lisbon Studio"; "Lágrimas de Elefante"; "Barcelona, Kosovo, Barcelona"; e "5 Jours"- parte II, que se unem de forma natural, onde " A vida é feita de pequenos encontros, nós é que escolhemos a importância que elas têm para nós..."


Tudo Sobre os Solteirões, da ASA
Nelson Martins, Der-Sarkissian
Num registo humorístico, conta uma história de amores e desamores protagonizados por três homens e três mulheres, todos solteiros. Publicado originalmente em França, é agora o álbum de estreia de Nelson Martins em Portugal.


O Pequeno Deus Cego, da KingPin Books
David Soares, Pedro Serpa
Consistindo numa alegoria passada no período da China "feudal", O Pequeno Deus Cego conta a história de Sem-Olhos, uma criança que poderá ou não ser um pequeno deus sobre a terra. Ao mesmo tempo que a mãe submete Sem-Olhos à violência das tradições locais, duas presenças misteriosas vão ajudá-la a descobrir a sua verdadeira origem. 


A Arte de Under Siege, da ASA
A ideia por detrás do lançamento de “A Arte de Under Siege™” resulta da parceria firmada entre a "Seed Studios" e o "Grupo Leya", no âmbito da disponibilização de alguns trabalhos artísticos que serviram de protótipo ao Under Siege™, nomeadamente esboços, ilustrações inéditas, modelos 3D, a que se acrescenta a Banda Desenhada intitulada “Under Siege™: Primeiro Encontro”.

Há Piores!, da Polvo
Geral e Derradé
Um livro que reúne um conjunto de tiras e ilustrações inéditas da autoria de Derradé que conta com a colaboração de Geral no argumento.





Boas Leituras!

4 comentários:

Nuno Amado disse...

São bastantes e bons!
Very nice!
:D

Abraço

Nuno Neves disse...

Viva Bongop, quantidade há resta saber se com qualidade! Uma coisa é certa já há bastante tempo que não se via assim tantos lançamentos de autores portuguesas agendados para um único evento. Vamos lá a ver se salvam o festival! Abraço

RuiR disse...

Já não falta tudo LOL
Se for bem planeado, temos animação para os três fim-de-semanas...
Esperemos que a "legião estrangeira" traga mais alguns nomes igualmente interessantes.
Abraço.

Nuno Neves disse...

Olá Rui, autores portugueses não faltarão e possivelmente os nossos "americanos". Já ouvi falar em Filipe Andrade, Filipe Melo, Filipe Pina, Nelson Martins, Yara Kono e Richard Câmara. Vamos esperar pelo programa das festas que sai já na próxima Quinta! Abraço