11 novembro, 2011

22º Amadora BD - Luiz Gê

Antes do balanço final do 22º Amadora BD que conto escrever no próximo Domingo, vou deixando aqui pequenos apontamentos sobre o festival. Este é o primeiro deles.

Como habitualmente o Amadora BD reserva sempre uma ou duas surpresas nos autores convidados. É perfeitamente normal o convite a ilustres autores desconhecidos do grande público, de outras latitudes, sem qualquer obra publicada em Portugal. É uma opção que o festival assume, que por vezes corre bem outras vezes corre mal.
Ora uma das boas surpresas do Festival deste ano foi justamente a presença do brasileiro Luiz Gê. Sendo um autor sem qualquer publicação por cá, não tinha qualquer ideia sobre o seu trabalho, ainda que após pesquisa ter verificado tratar-se de um dos grandes nomes da banda desenhada (ou hq) brasileira dos anos 70 e 80.
A pequena mas interessante exposição que esteve no festival, mostrou alguns dos seus trabalhos nomeadamente uma curiosa obra sobre tubarões voadores. Mas foi nas sessões de autógrafos que Luiz Gê se deu a conhecer. Revelando uma grande grande disponibilidade, um peculiar sentido de humor e munido de dois marcadores (preto e cinza), brindou-nos com magníficos desenhos sobre a temática da aviação. O resultado final foi uma das boas surpresas do festival deste ano. Deixo aqui alguns exemplos que marcaram a passagem deste autor brasileiro pelo Amadora BD.



2 comentários:

rui alex disse...

engraçado, formaram um historia!
fizeste um belo apanhado

Nuno Neves disse...

Olá Rui, é engraçado pela coincidência, porque os desenhos foram feitos em momentos diferentes! :)