28 fevereiro, 2011

Vêm aí Os Incontornáveis de Banda Desenhada

É já na próxima Quarta-feira, dia 2 que irá começar a sair a nova colecção semanal de bd do jornal Público intitulada de “Incontornáveis de Banda Desenhada”.
 
São no total 12 álbuns em capa mole, na sua quase maioria com história duplas, com o preço unitário de €7,40, e que abrange variados géneros de um bom lote de autores da bd franco-belga.

São vários os motivos de interesse que incidem sobre esta colecção. A variedade das séries e personagens representados. A publicação de vinte e três histórias inéditas em Portugal. Os fechos de colecções, o início de novas séries e as continuações de séries que pareciam esquecidas no tempo.

Tomem lá nota sff:



 
Dia 2/03 - Volume 1 - ‘VALÉRIAN E LAURELINE’ de Christine e Mézières
- Nas Imediações do Grande Nada
- O AbreTempo

Dia 9/03 - Volume 2 - ‘O GATO DO RABINO’ de Joann Sfar
- O Bar-Mitzvá
- O Malka dos Leões
- O Êxodo

Dia 16/03 - Volume 3 - ‘XIII MISTERY’ de R. Meyer e X. Dorison e P. Berthet e Corbeyran
- O Mangusto
- Irina

Dia 23/03 - Volume 4 - ‘ADÈLE BLANC-SEC’ de Tardi
- O Sábio Louco
- Demónio

Dia 30/03 - Volume 5 - ‘O BUDA AZUL’ de Cosey
- Tomo 1
- Tomo 2

Dia 06/04 - Volume 6 - ‘I.R.$.’ de Vrancken e Desberg
- A Via Fiscal
- A Estratégia Hagen

Dia 13/04 - Volume 7 - ‘MURENA’ de Dufaux e Delaby
- O Melhor das Mães
- Os que Vão Morrer…

Dia 20/04 - Volume 8 - ‘MAX FRIDMAN’ de V. Giardino
- Rapsódia Húngara

Dia 27/04 - Volume 9 - ‘EM BUSCA DO PÁSSARO DO TEMPO’ de Le Tendre e Loisel e Lidwine e Aouamri
- O Meu Amigo Javin
- O Livro dos Deuses Antigos

Dia 04/05 - Volume 10 - ‘LARGO WINCH’ de Philippe Francq e Jean Van Hamme
- A Fortaleza de Makiling
- A Hora do Tigre

Dia 11/05 - Volume 11 -‘O VAGABUNDO DOS LIMBOS’ de Godard e Ribera
- A Fissirmá de Musky
- O Tempo dos Oráculos

Dia 18/05 - Volume 12 - ‘O ASSASSINO’ de Jacamon e Matz
- A Dívida
- Laços de Sangue

O "+" desta colecção:
Destaco a aposta em histórias inéditas e o facto da colecção ter sido aproveitada para (finalmente) concluir a série Valerian com os dois álbuns em falta, e continuar outras que entre nós tinham ficado paradas no tempo (Murena, Largo Winch, Em Busca do Pássaro do Tempo, Vagabundo dos Limbos). Sobre Largo Winch – nota: sou grande apreciador - devo acrescentar que só a sua inclusão nesta colecção já é uma excelente notícia, porque tal significa que (finalmente) deixou de pertencer ao catálogo da malfadada Gradiva, editora que tão a maltratou. O diptico agora a publicar retoma onde havia sido interrompida. Relativamente a Murena aplaudo a decisão de estar prevista igualmente a edição em capa dura (pela FNAC) porque os anteriores álbuns foram publicados neste formato. Uniformidade aprecia-se. Estou curioso relativamente a títulos como I.R.$. ou O Gato do Rabino.

O "-" desta colecção:
Não sou grande apreciador destas colecções salteadas. Da sopa que é a mistura de várias colecções numa só e as consequências que daqui resultam. O melhor (ou pior) exemplo é o que se vai passar com Valerian. Uma excelente série que fica agora completa com a publicação de um álbum… duplo que reúne os tomos 19 e… 21. Faz algum sentido publicar duas histórias não seguidas num formato que não respeita em nada os anteriores álbuns da série? Coloca-se a questão: o volume 1 dos Incontornáveis arruma-se antes ou depois do álbum 20 da série Valerian? Pela colecção que é Valerian merecia um melhor final, em álbuns individuais de preferência em capa dura. Uniformidade aprecia-se. Uma palavra para o XIII Mistery. Não desgosto deste spin-off mas pergunto se não se justificava primeiro a conclusão da série original XIII?

23 fevereiro, 2011

Moura 2011 - Concurso BD & Cartune

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Notas a reter:
  • Concurso aberto a artistas portugueses ou estrangeiros
  • Três categorias a concurso: banda desenhada, tiras bd e cartune
  • Tema do concurso livre
  • Data limite para envio dos trabalhos: 25 de Março de 2011
  • Prémios monetários para os melhores trabalhos em cada categoria
  • Contacto para informações adicionais: 285 250 400

22 fevereiro, 2011

Às Quintas Falamos de BD

Encontros de 5

O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) na Amadora vai dar inicio a um ciclo de encontros mensais designado de Às Quintas Falamos de BD. Uma iniciativa que terá sempre lugar todas as últimas quintas-feiras de cada mês dos meses de Fevereiro a Maio, sempre às 21h00 nas instalações do CNBDI. O primeiro encontro é já na próxima Quinta-feira, dia 24.

Na Quinta-feira será também aproveitada para a apresentação, por parte de Luís Salvado, da obra E TUDO FERNANDO BENTO SONHOU, de João Paulo de Paiva Boléo, livro realizado a partir da investigação feita para a exposição comemorativa do centésimo aniversário de Fernando Bento, que esteve patente ao público no 21º AmadoraBD.

O convite está feito… apareçam!

21 fevereiro, 2011

Lançamentos Turma da Mónica

Continuando na senda de novos lançamentos, estão disponíveis este mês as novidades do universo Turma da Mónica. A lista das revistas lançadas no mercado português em Janeiro/Fevereiro é a que se segue:

Mónica nº 43
Cebolinha nº 43
Cascão nº 43
Magali nº 43
Chico Bento nº 43
Saiba Mais Turma Mónica nº 34
Almanaque Mónica nº 22
Almanaque Cebolinha nº 22
Almanaque Cascão nº 22
Ronaldinho Gaúcho nº 43
Turma da Mónica Parque nº 43
Turma da Mónica Jovem nº 25

Almanaque Turma Astronauta nº 7
Colecção Histórica Turma Mónica nº 18
Grande Almanaque Turma Mónica nº 8

16 fevereiro, 2011

Lançamentos, lançamentos e lançamentos

Preparam-se duas mãos-cheias de de novidades de banda desenhada para os próximos meses. A saber:

  • Novidades BookSmile
É amanhã que estará à venda o novo livro Scott Pilgrim e a Tristeza Infinita, o terceiro volume da BD criada por Bryan Lee O’Malley. Depois do lançamento em simultâneo dos dois primeiros volumes, Scott Pilgrim Na Boa Vida (volume 1) e Scott Pilgrim Contra o Mundo (volume 2), durante o festival Amadora BD em Novembro passado, temos agora a continuação desta série de culto.

Sinopse da editora:
«O novo amor de Scott Pilgrim, Ramona Flowers, tornou-lhe a vida um pouco mais complicada. Ela tem sete ex-namorados maléficos que estão a aparecer, um por um, para o desafiarem a ganhar o direito de estar com ela.
E o ex-namorado n.º 3, Todd Ingram, chega com uma surpresa extra: a sua actual paixão é o antigo amor da vida de Scott Pilgrim! Envy Adams despedaçou o coração de Scott há um ano e meio. Agora está de volta, com a sua banda de art-rock maléfico, The Clash At Demonhead.
Ela quer que a banda de Scott faça a primeira parte do seu concerto, dentro de dois dias – tempo mais do que suficiente para Scott lutar com Todd, esquecer a Envy, fazer a Ramona feliz, esquivar-se aos avanços de ex-namoradas descontroladas e ensaiar o novo alinhamento. Certo?»


  • Novidades ASA
A editora ASA prepara-se para lançar ainda durante este mês o quarto álbum da série Borgia, de Jodorowsky e Manara, intitulado Tudo é Vaidade que encerra esta colecção.

Sinopse da editora:
A expedição a Itália do Rei Carlos VIII de França termina em Nápoles com o afogamento do soberano nas lavas incandescentes do Vesúvio. Liberto do compromisso sacerdotal pelo seu pai, César Bórgia sonha reconquistar o país…

Mais lançamentos deste mês, prendem-se com reedições de Tintin e Lucky Luke, e aguarde-se a todo o momento que os dois volumes de Corto Maltese em capa dura, já anunciados no ano passado, Sob a Bandeira dos Piratas e Longínquas Ilhas do Vento, cheguem finalmente aos escaparates das livrarias.

Adicionalmente há novidades sobre a série Murena, onde está a prevista a edição de três volumes ao longo deste ano, sendo que dois deles, os equivalentes aos volumes 3 e 4 da série original serão publicados em Abril próximo, em formato álbum duplo em capa mole - integrado na nova colecção do jornal Público “Os Incontornáveis” - e em capa dura à venda nas lojas da FNAC. O quinto volume estará agendado para Maio deste ano.


  • Vêm aí Os Incontornáveis de Banda Desenhada
A nova colecção de banda desenhada do Público em parceria com ASA terá a designação de Os Incontornáveis de Banda Desenhada.
Será composta por 12 álbuns com histórias duplas ou triplas, que abarcará diversos estilos e autores da bd franco-belga.
Com inicio a 2 de Março, esta nova colecção que publicará, histórias e aventuras de Valerian, Largo Winch, I.R.$ ou Vagabundo dos Limbos, entre outros, tem como grande mérito o de apresentar quase na sua totalidade histórias ainda inéditas em Portugal, de recuperar séries esquecidas, de fechar séries, de iniciar novas séries. Portanto uma colecção a reter. Mas sobre esta matéria ainda falarei mais lá para diante.

Boas Leituras!

07 fevereiro, 2011

Programação da Bedeteca de Beja para Fevereiro

Com a extinção da Bedeteca dos Olivais, a Bedeteca de Beja fica como a última do seu género existente em Portugal. E se antes este pólo de cultura já mostrava bastante activo, tendo o seu ponto alto no Festival de BD de Beja, promete agora avançar com uma programação mensal vasta abrangendo as mais variadas áreas, desde de exposições, apresentações, conversas, sessões de cinema, oficinas, etc.
A partir de agora darei, mensalmente, conta aqui no blogue destas iniciativas, começando já com a programação para ao mês de Fevereiro:

BeD_Beja-Fev
  • EXPOSIÇÕES
No Reino do Terror
De 11 de Fevereiro a 11 de Março
Exposição bibliográfica de revistas de terror, da Tales from the Crypt (anos 50) à Zona Negra.
Galeria de Exposições Temporárias da Ala Esquerda (1º andar).
De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.

Cor - 15 Ilustradores Portugueses
De 14 de Fevereiro a 14 de Março
Exposição de serigrafia com André Letria, Alex Gozblau, André Carrilho, Bernardo Carvalho, Daniel Lima, Filipe Abranches, João Fazenda, Miguel Rocha, Maria João Worm, Nuno Saraiva, José Manuel Saraiva, Pedro Burgos, Tiago Albuquerque, Tiago Manuel e Susa Monteiro.
Exposição comemorativa dos 15 anos da Casa da Cerca, Almada, produzida pelo Centro Português de Serigrafia.
Cafetaria.
De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.

Carlos Páscoa
De 19 de Fevereiro a 19 de Março
Exposição de banda desenhada e ilustração.
Galeria de Exposições Temporárias Principal (1º andar - Centro).
De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.
Inauguração da exposição e conversa com o autor, dia 19 de Fevereiro, às 18h00.

  • MONTRA DE FEVEREIRO
Gambuzine
De 1 a 28 de Fevereiro
A montra deste mês debruça-se sobre o fanzine Gambuzine, fundado em 1999. Como nos diz Teresa Câmara Pestana, autora de banda desenhada e editora, o Gambuzine, surgiu da necessidade de “ (…) prolongar o gozo alcançado com os solozines Aqui Babilónia (1995) e Continuamos aqui (1996), versão portuguesa de Hier Babylon, editado em 1995 com grande sucesso no burgo punk de Hannover”. O Gambuzine notabilizou-se por editar em território português, e em primeira mão, grandes nomes da banda desenhada alemã “alternativa”, aos quais se juntaram autores eslovenos, espanhóis, finlandeses, franceses, italianos, neo-zelandeses e portugueses (com destaque para a própria Teresa Câmara Pestana).
Depois de 16 números a atormentar a banda desenhada “bem comportada” o Gambuzine continua a dar especial ênfase à crítica política e social, que são também a sua imagem de marca. No Gambuzine, voltando a citar Teresa Câmara Pestana, só “ (…) não há bd’s racistas, sexistas e fascizóides”.
De 3ª a 6ª das 14h00 às 17h30 e das 19h30 às 23h00.
Sábados das 14h00 às 20h00.

  • CONVERSAS
Conversas sobre Cinema e Banda Desenhada, por Véte
Dia 4, sexta-feira, às 21h30
Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês a Bedeteca têm a honra e o prazer de receber as conversas de Véte sobre cinema e banda desenhada. A não perder!

O Universo do Terror, por Hélder Castilho
Dia 25, sexta-feira (podia ser dia 13…), às 21h30
Apreciador de cinema e banda desenhada, autor de contos de terror, Hélder Castilho vem falar-nos d’O Universo do Terror, na Bedeteca. Uma sessão verdadeiramente assustadora!

  • CINEMA DE ANIMAÇÃO
Traços do Japão – Sessões de Anime, da NCreatures
Dia 18, sexta-feira, às 21h30
Todas as terceiras sextas-feiras do mês passamos um filme de anime, aqui na Bedeteca, com a parceria da NCreatures. Em breve anunciaremos o título deste mês… O filme será apresentado por Paulo Monteiro

  • OFICINAS
Ouriço-do-Mar – Oficina de Banda Desenhada
Todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30
Para autores entre os 8 e os 12… A entrada é livre.

Toupeira – Oficina de Banda Desenhada
Todas as quintas-feiras, das 19h30 às 20h30
Para autores a partir dos 13 anos… A entrada é livre.

  • CLUBES
Lemon Studio – Clube de Mangá
Todas as quintas-feiras, das 16h00 às 18h30

Magic The Gatering – Clube de Magic
Todos os Sábados das 15h00 às 20h00

  • SUGESTÃO DA BEDETECA PARA FEVEREIRO
Livros do Mês
La Ascensión del Gran Mal (Edição em castelhano) de David B.
Conhecida por “Grande Mal”, a epilepsia é uma doença que provoca alterações temporárias graves a nível motor, sensorial, psíquico e neurovegetativo. O francês David B. relata nesta obra em 6 volumes a sua relação com o irmão, minado pelo “Grande Mal”, e a forma como lidou com o fantasma da doença ao longo dos anos. La Ascensión del Gran Mal (edição em castelhano, traduzida do francês) é uma obra intimista, por vezes dolorosa, mas também um enorme exercício de coragem por parte do autor, que expõe a público todos os seus medos e obsessões com a enfermidade do irmão. David B., que esteve em Beja em 2007, por ocasião da exposição realizada com o seu trabalho, durante o III Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, é considerado como um dos mais importantes autores de banda desenhada da actualidade. La Ascensión del Gran (6 volumes) foi publicado pelas Ediciones Sinsentido, entre 2001 e 2007.

  • NOTÍCIAS
Este mês criámos o Conselho Consultivo da Bedeteca de Beja, do qual farão parte vários críticos, estudiosos, divulgadores, autores e leitores de banda desenhada. O objectivo do Conselho é constituir um “núcleo duro” que possa dar pistas sobre vários assuntos, reunindo, ao mesmo tempo, sensibilidades muito diferentes.

O fanzine Venham + 5 n.º 6 (2009), da Bedeteca de Beja, foi nomeado pelos VIII Troféus Central Comics na categoria de Melhor Fanzine. A história “O Infeliz Destino de Sebastião Salvador”, de Susa Monteiro, publicada no mesmo fanzine, foi nomeada na categoria de Melhor Curta. Para conhecer os outros nomeados, prazos para a votação, local da entrega dos prémios, etc., basta consultar o portal Central Comics...

Este ano o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realizar-se-á entre 28 de Maio e 12 de Junho. A organização avança a bom ritmo e os autores presentes estão praticamente todos confirmados… Alberto Varanda e Loustal são dois dos muitos autores com exposições patentes.

  • NAS ESCOLAS
O mês passado, e apesar do frio, estivemos na Escola Mário Beirão, em Beja. Este mês vamos estar na Escola D. Manuel I e no Liceu Diogo de Gouveia, também em Beja. E ainda daremos um “pulinho”ao Externato António Sérgio, em Beringel. Para falar de banda desenhada, claro…

BEDETECA DE BEJA
BIBLIOTECA / GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS / NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA / NÚCLEO DE CARTUNE, ILUSTRAÇÃO E CINEMA / NÚCLEO DE TRABALHO / ESPAÇO INTERNET / LOJA / EDIÇÕES / ARQUIVO DE ORIGINAIS / OFICINAS / CLUBES / PROGRAMA DE OFERTAS / EXPOSIÇÕES PARA ITINERÂNCIA

05 fevereiro, 2011

Lançamento ASA: Armazém Central, vol. 3 - Os Homens

Está aí, com a chancela da ASA, o terceiro volume da série «Armazém Central», escrita por Régis Loisel e desenhada por Jean-Louis Tripp, com o título «Os Homens».
 
A continuação da história de uma pequena comunidade rural de uma aldeia no Quebeque nos anos 20, centrada na figura da viúva Maria, dona do armazém que dá o nome à série.
 
Depois dos dois primeiros volumes, «Marie» e «Serge», respectivamente, o retomar desta série que parecia já esquecida no tempo, é um bom começo de ano para a ASA e uma boa noticia para os leitores portugueses apreciadores de boa banda desenhada. 
 
OS HOMENS
No fim do Inverno, os madeireiros da aldeia regressam finalmente a Notre-Dame-des-Lacs e descobrem que Serge, um estranho para eles, é muito apreciado pelos habitantes que ficaram na aldeia. Como vão eles aceitar a “intromissão” deste homem que foi recolhido por Marie?
 
Ficha técnica:
OS HOMENS - Armazém Central, Volume 3
Argumento e desenho de Loisel e Tripp 
Capa dura, formato 227x302mm, cores, 80 págs.
ISBN: 9789892310053
PVP: € 15,95
Edição ASA