31 maio, 2011

Lançamento: Lince ibérico - a sua história em Portugal

"O lince-ibérico existe apenas na Península Ibérica. Corre perigo de extinção e, por isso, é nossa responsabilidade não deixá-lo desaparecer... Mas o que é que aconteceu para chegarmos a esta situação? Vejamos então um pouco da história do lince..."

Depois do festival de banda desenhada, Moura prepara-se para um novo evento bedéfilo. Da autoria de José Garcês (desenho) e do biólogo Bruno Pinto (texto) será lançado no próximo dia 3 de Junho, pelas 15H30, na Adega da Mantana, em Moura, o álbum de BD O Lince Ibérico: a sua história em Portugal.

Do programa faz parte, também, a inauguração de uma exposição com a capa e todas as pranchas que constituem o álbum e uma sessão de autógrafos com os autores. A exposição e o lançamento do álbum chegaram a estar programados para o Moura BD mas, por acordo entre as entidades intervenientes no projecto, acabaram por ser adiados para a data agora anunciada.
A edição do álbum é da Liga para a Proteção da Natureza (Projecto Life Habitat Lince Abutre).

30 maio, 2011

FIBDB 2011

…e em Beja esteve-se muito bem. O ambiente é único, a hospitalidade é cinco estrelas, o convívio com amigos e autores é excelente e este festival de bd começa a ser provavelmente o melhor em Portugal! Nos próximos dias conto aqui escrever umas notas sobre o primeiro fim-de-semana do FIBDB! Entretanto, um álbum de fotos já está publicado na página do facebook das notas bedéfilas. Cliquem!

27 maio, 2011

Quer namorar comigo?

TMJ34

Um dos momentos mais aguardados pelos fãs da Turma da Mônica finalmente acontece. Cebolinha pede Mônica em namoro. O beijo entre os personagens Mônica e Cebola, da Turma da Mônica Jovem, acontece na capa da edição de número 34 que em breve estará nas bancas portuguesas.
Após muita amizade, brigas, traquinagens e mais de 50 anos de diversão, Mônica e Cebolinha, da Turma da Mônica Jovem, namoram. O beijo entre os personagens é a imagem de capa da revista de número 34 da Turma da Mônica Jovem. A história faz parte da revista mensal Turma da Mônica Jovem, um universo paralelo às histórias infantis famosas que mostram Cascão, Cebolinha, Mônica, Magali, entre outros já adolescentes.
“Quer namorar comigo?” é o nome da história. A editora Panini prevê uma tiragem inicial superior a 500 mil exemplares. O número 34 da publicação tem 132 páginas, com miolo P&B, capa colorida e distribuição internacional.
Utilizando um estilo mangá, a série é o maior sucesso em quadrinhos no Brasil, tendo já vendido mais de um milhão de exemplares. Nas tramas são abordados temas para atingir um público que deixou a infância e entra na adolescência, por volta dos 12 anos.
O criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, que tomou posse na Academia Paulista de Letras, diz que "Há muito tempo estamos preparando esse número, que será, com certeza, item de coleccionador", declara Maurício de Sousa.

26 maio, 2011

Novos Caminhos para a BD

NovosCaminhos

É logo à noite, pelas 21H00 no CNBDI, na Amadora, que irei participar no encontro ' Às Quintas Falamos de BD'. O encontro de hoje, por sinal o último deste ciclo, que o CNBDI tem vindo a promover desde Fevereiro, serão abordados "os vários processos de criação artística da banda desenhada, através da exploração das diversas formas de fazer BD e ferramentas disponíveis, apresentando os diferentes suportes que os autores escolheram para as suas narrativas gráficas”.
Estarão presentes, para além de mim, o Nuno Amado do blogue Leituras de BD, Luís Guerreiro, azulejista artístico, e os autores de banda desenhada João Amaral, José Pires e José Ruy.
A minha participação, não sendo propriamente um autor de banda desenhada, versará sobre o uso da internet como instrumento de promoção e divulgação de BD. Num encontro que desejo bastante participativo, espero que apareçam para umas boas horas de conversa. Fica feito o convite!

25 maio, 2011

FIBDB 2011: Ivo Milazzo

Entre os vários que vão marcar presença na edição deste ano do VII Festival de BD de Beja, destaco Ivo Milazzo. Considero ser um factor valorativo de um qualquer festival a presença de autores com obra publicada no país do festival. Este é um bom exemplo. É um dos grandes nomes convidados, onde terá uma exposição com mais de 30 originais.
Autor italiano, foi juntamente com Giancarlo Berardi, responsável por ter criado a série KEN PARKER, um western muito na “linha humana” seguida por Derib em Buddy Longway.

Igualmente conhecido é o seu trabalho com a editora Sergio Bonelli, nas personagens TEX e de MÁGICO VENTO, onde desenhou várias histórias.

Em Portugal, entre outras histórias publicadas na revista Selecções BD, foram editados dois álbuns, no formato capa dura, a cores, da série KEN PARKER:
  • Lily e o Caçador”, edição de Setembro de 2003, ASA
  • Lar Doce Lar”, edição de Novembro de 2004, ASA

O autor estará presente em sessão de autógrafos no dia 28 (Sábado).

Milazzo

20 maio, 2011

FIBDB 2011: As Exposições

Beja já mexe! Este ano, entre os dias 28 de Maio e 12 de Junho, Beja volta a transformar-se num ponto de encontro obrigatório para todos os que gostam de histórias em imagens (e não só). São 17, as exposições de banda desenhada patentes ao público, mais de 60 autores de países como a Espanha, a França, a Itália, o Reino Unido e a Sérvia (além de Portugal, naturalmente), cerca de 70 editores representados no Mercado do Livro, e 15 dias de Programação Paralela a pensar em todos os gostos, com apresentação de projectos, cinema, conferências, cosplay, desenho ao vivo, lançamentos, maratona de desenho, oficinas, portfolio reviews, sessões de autógrafos, visitas guiadas, workshops, etc.

Como já é habitual o Festival estende-se por todo o centro histórico, partindo da Casa da Cultura (o núcleo central), para se estender até à Biblioteca Municipal, à Galeria do Desassossego, ao Museu Jorge Vieira - Casa das Artes, ao Museu Regional de Beja, e ao Pax Julia - Teatro Municipal. 15 dias de Festival, 15 dias sem descansar…


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

ALEKSANDAR ZOGRAF – Sérvia

ANDREA BRUNO – Itália

BERNARDO CARVALHO (Ilustração) – Portugal

CARLOS RICO – Portugal

FERNANDO RELVAS – Portugal

INÊS FREITAS - Portugal

IVO MILAZZO – Itália

JOÃO MASCARENHAS – Portugal

LIAM SHARP - Reino Unido

LOUSTAL – França

PABLO AULADELL – Espanha

RICARDO CABRAL – Portugal

RUI LACAS – Portugal

EXPOSIÇÕES COLECTIVAS

À VOLTA DO MUNDO – Portugal
Com trabalhos os alunos das escolas de Albernoa, Baleizão, Beja, Beringel, Cabeça Gorda, Mombeja, Nossa Senhora das Neves, Quintos, Salvada, Santa Clara de Louredo, Santa Vitória, São Brissos, São Matias, Trigaches e Trindade

FUTURO PRIMITIVO – Portugal
Com Afonso Ferreira, Ana Menezes, Ana Ribeiro, André Coelho, André Lemos, André Ruivo, Andreia Rechena, Bráulio Amado, Bruno Borges, Cláudia Guerreiro, Daniel Lopes, David Campos, Filipe Quaresma, Inês Silva, Jarno Latva-Nikkola, Joana Pires, João Chambel, João Maio Pinto, João Ortega, João Paulo Nóbrega, John P-Cabasa, José Feitor, Jucifer / Pedro Brito, Lucas Almeida, Manuel Pereira, Marco Moreira, Marcos Farrajota, Margarida Borges, Mattias Elftorp / Sofia Lindh, Natália Andrade / Christina Casnellie, Nevada Hill, Ondina Pires, Pedro Sousa, Pedro Zamith, Pepedelrey, Rafael Gouveia, Ricardo Martins, Rita Braga, Rudolfo, Silas, Sílvia Rodrigues, Stealing Orchestra, Susa Monteiro, Uganda Lebre e Valério Bindi / MP5


PORTUGUESES NA MARVEL – Portugal
Com João Lemos, Nuno Plati, Filipe Andrade e Ricardo Tércio





VENHAM + 5 – Portugal
Com Agonia Sampaio, André Lima Araújo, António Pedro, Carlos Apolo Martins, Carlos Páscoa, Diniz Conefrey / Maria João Worm, Fil / Rui Alex, Inês Freitas, Luís Lourenço Lopes, Marco Silva,Sérgio Chaves / Kari Murakami, Sónia Oliveira, Teresa Câmara Pestana e Véte

OUTROS AUTORES PRESENTES

VICTOR MESQUITA - Portugal

FIBDB 2011: Zona Gráfica 2

ZG2

O Festival de BD de Beja começa daqui a uma semana. Eu aproveito e dou inicio aqui a um especial "FIBDB 2011" onde, nos próximos tempos, conto ir escrevendo pequenas notas sobre este excelente festival o qual tive a oportunidade de visitar no ano passado e onde conto marcar presença de novo na edição deste ano. Assim começo com o anúncio do lançamento durante festival, do novo número do projecto Zona, intitulado ZONA GRÁFICA 2. São, desta vez, 68 páginas a preto e branco sem um tema específico mas com várias técnicas e abordagens gráficas. A capa é de Pedro Carvalho, assim como a entrevista desta edição, e além de autores já habituais conta ainda com outros que fazem a sua estreia, muitos deles brasileiros. O preço de venda é de € 9 e a apresentação/lançamento está agendada para dia 28 de Maio, por volta das 15H45 na Casa da Cultura/bedeteca de Beja.

18 maio, 2011

Lançamento Incontornáveis de BD: O Assassino

A DIVÍDA
Uma das últimas vítimas do protagonista era uma personalidade importante e rodeada de amigos muito influentes a vários níveis. Quando pensava que poderia abandonar definitivamente o seu trabalho, o assassino a soldo é forçado a continuar. Assim, para não ser por seu turno eliminado, tem de pagar a dívida prestando serviços aos seus novos empregadores. Para mais, passa a estar acompanhado por um novato, o que implica para si mais trabalho e precauções redobradas. Quando é que o herói poderá mudar de ares e gozar uma reforma que considera mais do que merecida? Tudo indica que não será ele a decidir isso...

LAÇOS DE SANGUE
O assassino a soldo parece perdido nos seus próprios pensamentos. Optou por passar despercebido em Paris na companhia da sua nova namorada – nem fugidos nem clandestinos, apenas dissimulados na grande cidade – para fazer o ponto da sua situação pessoal. Como habitualmente, reduz os seus contactos ao mínimo indispensável, preferindo entregar-se aos seus próprios pensamentos e à mulher, interrogando-se das razões por que ela foi atacada por desconhecidos durante as férias na Venezuela. Tudo parece correr bem até ao momento em que ocorre um assassínio e Mariano reaparece na sua vida...

Com a publicação de hoje, do 12º álbum, termina a colecção INCONTORNÁVEIS DE BD, que se caracterizou por um elevado número de álbuns inéditos. Uma das melhores colecções dos últimos tempos, pelo facto de terem sido recuperadas algumas colecções que estavam perdidas no tempo e por ter iniciado algumas séries novas de grande qualidade. Penso fazer aqui no blogue a analise de alguns destes álbuns. Agora da parceria ASA+Público segue-se já em Junho a colecção ROTAS E PERCURSOS, um conjunto de sete roteiros de cidades com ilustrações assinadas por grandes nomes da banda desenhada internacional.

15 maio, 2011

Lançamento ASA: As Águias de Roma - Livro I

as águias de roma1

AS ÁGUIAS DE ROMA é o título da nova série lançada agora pela editora ASA, da autoria do suíço Marini, que aqui assume a dupla função de argumentista e desenhador, e cujo trabalho já conhecemos no desenho de séries como A Estrela do Deserto ou O Escorpião. A acção desta nova colecção decorre em Roma no ano de 1 A.C.

13 maio, 2011

Ele Foi Mau Pra Ela


Manuel Caldas prepara-se para lançar mais uma publicação, desta a versão em português de "He Done Her Wrong", traduzido para: "ELE FOI MAU PARA ELA". Da autoria de Milt Gross, foi uma "graphic novel" pioneira, publicada pela primeira vez em 1930 por Doubleday, Doran & Company, que publicaria pelo menos mais duas edições. Nas décadas de 1960 e 1980 a obra voltou a ser reeditada, mas por outras editoras, que resolveram não só mudar-lhe o título mas também suprimir algumas partes. Em 2005, Fantagraphics Books decidiu fazer a "sua" edição, recuperando o título original e as imagens que tinham sido cortadas anteriormente mas, ao mesmo tempo, introduzindo abusivas alterações na obra original. Conforme explica o editor, esta edição portuguesa é fiel à primeira americana, apesar de num tamanho mais pequeno. Para tal, eliminou-se parte das enormes margens, mas só foi necessário reduzir o tamanho dos desenhos em sete páginas.

ELE FOI MAU PRA ELA” apresenta-se em 272 páginas no formato 15,5 x 17 cm a preto e branco, com capa dura, com preço de venda de 16 Euros. No pedido directo ao editor custa apenas 14 Euros, com o custo de correio incluído.

11 maio, 2011

Imagem do dia: Vagabundo dos Limbos

InBD11_Vagabundo

A Fissirmã de Musky
Axle Munshine acaba de declarar guerra à poderosa Guilda que raptou Musky. Ao visitar o príncipe dos Eternautas, pai de Musky, para lhe dar a notícia, o herói descobre que os eternautas são cissíparos. A Fissirmã de Musky também se apaixona por Axle e esconde-se na sua nave, o Delfim de Prata. Enquanto isso, Musky foi deportada pela Guilda para o país dos sonhos que, na realidade, é surpreendentemente semelhante ao nosso. Axle descobre num canto da sua nave a arma absoluta com a qual espera pôr a Guilda aos seus pés e libertar Musky.

O Tempo dos Oráculos
Xylos, o planeta governamental da poderosa Guilda, está deserta. Não muito longe, uma espada de Dâmocles cósmica lançada por Axle ameaça aniquila-la. O ultimato lançado pelo herói exige a entrega incondicional de Musky, enviada pela Guilda para o mundo “do outro lado”. Não se sabe ao certo por que motivo isso foi decidido, mas os oráculos sabem e isso basta a quem manda na Guilda. Para Axle, porém, a destruição iminente de Xylos será uma mera demonstração do seu poder que, no entanto, é suspensa no último momento...

09 maio, 2011

Um fim-de-semana de AniComics Lx 2011

Com uma boa localização, de fácil estacionamento, bem organizado e com umas instalações (Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro) que se tornaram pequenas para a grande afluência de público que visitou este festival, confesso que fiquei bem impressionado, no passado fim de semana, com este AniComics.
Pelo excelente ambiente, pela quantidade de gente mascarada de um rol de personagens que eu não faço a mínima ideia que universos é que habitam, mas que claramente se entendem entre si a avaliar pela sala cheia no auditório aquando do concurso de cosplay, que eu confesso achar piada sem entender o fascínio daquilo e, claro, pela banda desenhada.
A minha ida ao festival foi mesmo motivada pela banda desenhada. Para além da presença dos autores nacionais que colaboram com a editora Kingpin Book, gosto igualmente da vertente internacional que o Mário Freitas (director) dá ao festival. Se no ano passado estiveram presentes autores como David Lafuente, Giuseppe Camuncoli e Stefano Caselli, este ano foi a vez de Frazer Irving e Riccardo Burchielli. Depois ainda houve lançamentos e antevisões dos novos livros da Kingpin Books e pelas exposições de trabalhos de Irving (Batman), Burchielli (DMZ), Osvaldo Medina (C.A.O.S.) e Nuno Plati (Homem-Aranha).





As várias exposições ocupavam uma única sala pelo que só deu para sentir um cheirinho do trabalho destes autores. O Plati, que recentemente desenhou 8 páginas em “Amazing Spider-Man” # 657, e cujas pranchas estavam expostas, surpreendeu-me quando revelou que faz todo o seu trabalho em digital. Eu que era capaz de apostar que desenhava a lápis! A grande evolução das ferramentas gráficas deixa antever que o futuro da bd em digital está cada vez mais próximo! Gostei igualmente do desenho do italiano Burchielli.


Arte de Riccardo Burchielli

As apresentações correram muito bem e aguardo agora com alguma expectativa os trabalhos das duplas David Soares e Pedro Serpa em “O Pequeno Deus Cego” e Nuno Duarte e Joana Afonso com “O Baile”. Quanto aos lançamentos, o novo livro “Agentes do C.A.O.S. Nova Ordem” aguarda ali a vez para ser lido.




No debate moderado por Mário Freitas, que contou com a presença de Nuno Plati, Jorge Coelho, Riccardo Burchielli e Frazer Irving, este último revelou-se um excelente comunicador. E apesar de ser assumidamente fã do digital, foi no desenho a lápis que Irving (desenhador de Batman and Robin) concentrou as atenções nas duas sessões de autógrafos, onde distribuiu os mais variados Jokers para toda gente.



O resto foi amigos, muita conversa, muitas caras conhecidas, e uma agradável surpresa chamada Joana Rolo, (mais) uma excelente desenhadora a quem encomendei um Joker & Harley Quinn...


Arte de Frazer Irving ______________ Arte de Joana Rolo

Em resumo, boa onda este festival! Lisboa bem precisa de mais eventos assim!

Mais fotos podem ser vistas na página do Facebook das notas bedéfilas.