31 outubro, 2011

Turma da Mônica em Inglês e Espanhol



Monica, Jimmy Five, Smudge e Maggy são os nomes de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali na versão em inglês da Revista da Turma da Mônica que já está disponivel nas bancas portuguesas. Actualmente a revista da Turma é publicada em vários países diferentes e ganhou agora versões em inglês e espanhol. A versão em inglês chama-se “Monica´s Gang” e em espanhol “Mónica y su Pandilla“.
Novamente Maurício de Sousa mostra a sua ousadia editorial ao publicar versões da Turma em inglês e espanhol. Além de abrir mais um caminho para a internacionalização, cada vez maior, da turma do limoeiro, estas edições constituem ainda um excelente meio para um fácil contacto dos jovens leitores portugueses com línguas estrangeiras.

22º Amadora BD - Vencedores dos PNBD 2011

Foram conhecidos neste fim-de-semana os vencedores dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada atribuídos pelo festival Amadora BD. Tenho sido bastante critico sobre a forma como se processam estes prémios, porque considero que ao excluírem parte da produção nacional de BD não se tornam representativos do melhor que por cá se vai editando, e apesar de todas as condicionantes não posso dizer que não gostei da lista dos vencedores deste ano.

Destaco sobretudo a vitória de O Amor Infinito que te Tenho como Melhor Álbum Português e de Blacksad O Inferno, o Silêncio como Melhor Álbum Estrangeiro.

Porque entre os nomeados, o livro de Paulo Monteiro era de longe o melhor; porque a par da serie Murena, a série Blacksad é uma das minhas favoritas. Depois os livros da série BD Pop Rock Português da Tugaland, não obstante gostar bastante do trabalho de alguns dos autores que colaboraram nesta colecção, convenhamos que estas edições estavam longe de serem o melhor que se editou entre Agosto do ano passado e Julho deste ano. Parabéns aos vencedores.

Os Melhores dos PNBD de 2011

Melhor álbum Português
O Amor Infinito que te Tenho - Editora Polvo
Paulo Monteiro


Melhor Argumento de Autor Português
Eternus 9 A Cidade dos Espelhos - Gradiva Publicações
Victor Mesquita


Melhor Desenho de Autor Português
Newborn 10 Dias no Kosovo - Edições ASA
 
Ricardo Cabral


Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeiro
Agencia de Viajes Lemming - Editora Astiberri (Espanha)
 José Carlos Fernandes


Melhor Álbum Estrangeiro editado em Portugal
Blacksad O Inferno, o Silêncio - Edições ASA
Guarnido (desenho) e Diaz Canales (argumento)


Clássicos 9ª Arte
Astro Boy #3 - Edições ASA
 Osamu Tezuka


Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
Happy Sex - Edições ASA
 ZEP


Melhor Ilustração de Livro Infantil (Autor português)
Ana Afonso no livro O Lobo Prateado - Editorial Caminho



Melhor Ilustração Estrangeira de Livro Infantil
Marjorie Priceman no livro Paris na Primavera com Picasso - Gradiva Publicações


Fanzine
Venham+5 (nº 8) - Câmara Municipal de Beja / Bedeteca de Beja
Coordenador: Paulo Monteiro


Troféu de Honra
Atribuído a Zé Manel (José Manuel Domingues Alves Mendes)
Cartoonista, ilustrador e criador de banda desenhada


28 outubro, 2011

22º Amadora BD - Programa para o 2º fim-de-semana

No próximo fim-de-semana há a Festa da Caricatura do Amadora BD.

No Sábado, a Festa sai porta fora do Fórum e vai “invadir” a estação da CP no Rossio, entre as 14 e as 14.30 horas. Aos caricaturados no Rossio e no trajecto de comboio até à Amadora é oferecida uma entrada no Festival. Depois instala-se nos Recreios da Amadora (na Avenida Santos Mattos, perto da estação da CP da Amadora) entre as 15 e as 17 horas.
Os autores presentes são: Gogue, Zé Oliveira, Onofre Varella, Ricardo Galvão, Bruno Taveira, Pedro Ribeiro Ferreira, Pedro Manaças, Rui Duarte e Gon. Atrevam-se... até porque são gratuitas!

No Fórum, entre as 15 e as 18 horas, nas sessões de autógrafos, estão previstos estar presentes os seguintes autores: André Caetano, André Mealha, Bruno Ribeiro, David Soares, Eric Maltaite, Filipe Andrade, Filipe Pina, Geral & Derradé, Hugo Jesus, Hugo Teixeira, Jeffrey Teixeira, Nelson Martins, Paulo Monteiro, Peggy Adam, Rui Lacas, Shannon Wheeler, Spacca, Victor Mesquita e Vidazinha.

Pelas 18.30 horas, vai ter lugar no auditório dos Recreios da Amadora, a cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada e dos prémios referentes aos Concursos de BD, Cartoon e de Ilustração Municipal, organizados pelo Festival. Melhor Álbum Português, Melhores Argumento e Desenho para Álbum Português, Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira, Melhor Álbum Estrangeiro editado em Portugal, Melhor Ilustração para Livro Infantil de Autor Português, Melhor Ilustração para Livro Infantil de Autor Estrangeiro, Melhor Fanzine, Melhor Álbum de Tiras Humorísticas, Clássicos da 9ª Arte, Prémio Juventude e Troféu de Honra, são as categorias que integram os PNBD.

Para os visitantes do festival, o Amadora BD e a Barraqueiro oferecem um serviço de transporte gratuito entre as 15 e as 16h e as 18 e as 19h, com o seguinte percurso (paragem de cerca de 5 minutos em cada ponto):

Estação de Metro Alfornelos
Estação da CP da Reboleira
Estação da CP da Amadora
Estação de Metro Amadora Este
Fórum Luís de Camões
Estação de Metro Alfornelos
Estação da CP da Reboleira
Estação da CP da Amadora
Estação de Metro Amadora Este
Fórum Luís de Camões
Estação de Metro Alfornelos

Para Domingo, no Fórum Luís de Camões, o Amadora BD propõe pela manhã: Atelier de Cinema de Animação e Música Digital e a Hora do Conto, com a história encenada “O Soldado João”, de Luisa Ducla Soares.

Por volta das 11 horas, o director do Amadora BD faz uma visita guiada às exposições.

Entre as 11 e as 12.30 horas há a festa da caricatura. No periodo da tarde, continuam as sessões de autógrafos com os autores: André Caetano, Carlos Pedro, David Soares, Eric Maltaite, Fernando Dordio, Geral & Derradé, GEvan..., Gogue, Hugo Teixeira, João Martins, João Mascarenhas, José Ruy, Luiz Gê, Maria João Worm, Mário Freitas, Nelson Martins, Nuno Duarte, Osvaldo Medina, Peggy Adam, Rui Lacas, Shannon Wheeler, Spacca, Victor Mesquita e Xaquin Marin. As sessões de autógrafos realizam-se das 15h às 18h.

Para mais informações não deixem de consultar o sitio oficial do festival. Aproveitem o fim-de-semana para visitar o Amadora BD!

27 outubro, 2011

22º Amadora BD - Primeiras Notas

1º Fim-de-semana do festival. Logo a abrir um animado almoço convívio organizado pelo meu amigo Nuno Amado. Muita conversa obviamente sobre banda desenhada, sobre os autores, sobre o festival e a Maria José (da ASA) a revelar que está para breve o... Águias de Roma 3!


Logo à entrada não deixem de solicitar o programa porque, este ano contrariando uma tendência de anos anteriores, já se encontra disponível, para além de se apresentar em formato livro numa óptima edição. Mergulhando no espírito do Amadora BD, a primeira nota a reter é que as exposições estão ao nível elevado de qualidade que o festival já nos habitou nos últimos anos. É verdade que falhou a exposição de um grande autor (Bourgeon) mas a qualidade do material exposto é muito boa. Muitos originais e um trabalho cenográfico das salas bem conseguido… no piso inferior. As exposições dedicadas ao Humor, tema central do festival, encontram-se no piso de entrada, mas depois de percorrer uma labiríntica estrutura de salas, entradas e passagens. Acreditem que sem o auxílio de um mapa (vejam no programa) o mais certo é deixar escapar qualquer coisa, que foi o que me aconteceu, não obstante ter percorrido demoradamente várias vezes o espaço. Encontro espaço vazios e pergunto-me se não serviam tão bem para expor por exemplo as exposições de José Pires ou de Fernando Relvas que se encontram desterradas algures para ali na Amadora?!



Gostei sobretudo da selecção e da arrumação por períodos na mostra o Humor na BD Internacional. E uma palavra aqui para os “60 anos dos Peanuts” que peca por uma escassez de tiras de banda desenhada. A história da vida de Charles Schulz em painéis e três originais em exposição… soube a pouco!
 


Com uma qualidade de assinalar, ou não tivesse sido a Joana Afonso uma das vencedoras, são os trabalhos do concurso nacional de BD. Noutras categorias, há bd’s por ali, que apesar de não terem ganho, acreditem que humoristicamente estão muito bem conseguidas e não ficam nada atrás dos vencedores. E não há como falhar esta exposição, logo arrumada no corredor de entrada!


No piso inferior, respira-se… espaço. Logo à entrada uma ampla área que serve à zona dos autógrafos, apresenta um único e largo corredor central que dá acesso à zona comercial e às várias salas de exposição. O resultado deste ano, só prova que não é preciso muito dinheiro para se criar um bom espaço. Depois os trabalhos de Filipe Andrade e Filipe Pina (BRK, Under Siege), Rui Lacas (Asteroid Fighters), Filipe Melo e Juan Cavia (Dog Mendonça e Pizza Boy), Nelson Martins (Os Solteirões), Pedro Serpa e David Soares (O Pequeno Deus Cego) enchem-nos a vista. Percam-se demoradamente por lá, porque vale a pena ver o trabalho desta geração de autores portugueses que dominam nas sessões de autógrafos. Perdido por lá, andava o suíço Alex Baladi, mas já se sabe autores perfeitamente desconhecidos arriscam-se a umas duras horas de ócio nestas sessões! Em suma, que venha o próximo fim-de-semana, com mais autores, mais lançamento e  porque o Amadora BD vale a pena!

Exposição de Filipe Andrade

Pormenor da Gárgula - Exposição "Dog Mendonça e Pizza Boy"



Pormenor da exposição de Nelson Martins



Pormenor da arte de Pedro Serpa na exposição "O Pequeno Deus Cego"



Pormenor do desenho de Rui Lacas durante uma sessão de autógrafos



Estreia hoje por cá...

24 outubro, 2011

Imagem do dia: Tintin no Saldanha


Entre os dias 24 de Outubro e 5 de Novembro, decorrerá nas Galerias Saldanha Residence, em Lisboa, a exposição “TINTIN EM LISBOA” que estará patente ao público entre as 10h00 e as 23h00. A exposição narra as aventuras deste personagem através de uma exposição de coleccionadores onde serão apresentadas peças particulares diversificadas que integram o universo Tintin, desde livros, edições especiais, carros, figuras, colecções em cerâmica, miniaturas e ainda objectos em tamanho real. Visite!

21 outubro, 2011

Abertura do 22º Amadora BD


É hoje que começa a grande festa da banda desenhada da Amadora. O programa oficial começa às 18.30 horas com a inauguração da exposição dedicada Fernando Relvas, na Galeria Municipal Artur Bual (edifício da CM Amadora). Pelas 21.30 horas, tem lugar a abertura oficial, com a inauguração do núcleo central do Festival no Fórum Luís de Camões. A inauguração dos restantes espaços que acolhem exposições está prevista para o dia de amanha. Neste 1º fim-de-semana, Alex Baladi e Valéry Der-Sarkissian, são os autores estrangeiros que estarão no 22º Amadora BD. No domingo, pelas 16.00 horas, Jeannie Schulz (Presidente do Museu e Centro de Investigação Charles Schulz) fará uma visita guiada à exposição Peanuts 60 Anos. Em termos de lançamentos, no sábado, à tarde, estão previstos os lançamentos de "Znok #5"; "O pEQUENO dEUS cEGO" (Kingpin Books) e "BDJornal nº 29" (Pedra no Charco) e para domingo, à tarde, está previsto o lançamento de "Tudo sobre os Solteirões" (Edições ASA). Eu, como habitualmente, marcarei presença na Amadora e aqui no blogue darei conta das minhas impressões. E deixo o convite: visitem o Festival!

Chamo a atenção para a alteração de última hora: o autor Eric Maltaite estará no Amadora BD no 2º fim-de-semana (dias 29 e 30 de Outubro) e não no primeiro como anteriormente tinha sido anunciado.

Mais sobre o festival deste ano:

18 outubro, 2011

22º Amadora BD - Sessões de Autógrafos

As sessões de autógrafos são dos momentos mais altos do festival da Amadora. Está sempre garantido um "boneco" para quem o desejar. O programa das festas como não contempla a presença de um grande número de autores estrangeiros, será uma "armada portuguesa" de autores nacionais  dominar nas várias sessões que se prolongam pelos três fins-de-semana dos festival. Claro que indissociável a esta presença lusa está o elevado número de lançamentos previstos cuja listagem pode ser consultada aqui.

É este o programa disponibilizado, sempre sujeito a alterações de última hora, pelo que aconselho sempre uma visita ao site oficial do festival, até para ver se está lá disponibilizada esta listagem em formato pdf (ainda não está mas digam lá se isso não era de serviço público?!):

1º Fim de Semana
Sábado - 22 de Outubro

15h
Ana Leonor Tenreiro
Eric Maltaite
Filipe Andrade
Filipe Pina
Hugo Teixeira
José Garcês
Nelson Martins
Paulo Monteiro
Ricardo Cabral
Richard Câmara
Susa Monteiro
Valéry Der-Sarkissian
Victor Mesquita
Vidazinha

16h
Alex Baladi
Alex Gozblau
Ana Leonor Tenreiro
Eric Maltaite
Filipe Andrade
Filipe Pina
Hugo Teixeira
Miguel Rocha
Nelson Martins
Paulo Monteiro
Richard Câmara
Susa Monteiro
Valéry Der-Sarkissian
Victor Mesquita
Vidazinha

17h
Alex Baladi
Alex Gozblau
Carlos Pedro
David Soares
Fernando Dordio
Filipe Andrade
Filipe Pina
GEvan…
Mário Freitas
Miguel Rocha
Nelson Martins
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Paulo Monteiro
Pedro Serpa
Susa Monteiro
Valéry Der-Sarkissian
Victor Mesquita

18h
Alex Baladi
Carlos Pedro
David Soares
Eric Maltaite
Fernando Dordio
GEvan…
Hugo Teixeira
José Garcês
Mário Freitas
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Paulo Monteiro
Pedro Serpa
Ricardo Cabral
Victor Mesquita
Vidazinha

Domingo - 23 de Outubro

15h
Alex Baladi
Ana Leonor Tenreiro
Eric Maltaite
Filipe Andrade
Filipe Pina
Hugo Teixeira
Nelson Martins
Paulo Monteiro
Richard Câmara
Susa Monteiro
Valéry Der-Sarkissian
Victor Mesquita
Vidazinha

16h
Alex Gozblau
Ana Leonor Tenreiro
Eric Maltaite
Filipe Andrade
Filipe Pina
Geral & Derradé
Hugo Teixeira
Nelson Martins
Paulo Monteiro
Rui Lacas
Susa Monteiro
Victor Mesquita
Vidazinha

17h
Alex Baladi
Carlos Pedro
David Soares
Fernando Dordio
Filipe Andrade
Filipe Pina
Geral & Derradé
GEvan…
Hugo Teixeira
Mário Freitas
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Paulo Monteiro
Pedro Serpa
Rui Lacas
Susa Monteiro
Victor Mesquita
Vidazinha

18h
Carlos Pedro
Eric Maltaite
Fernando Dordio
Geral & Derradé
GEvan…
Hugo Teixeira
Mário Freitas
Nelson Martins
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Pedro Serpa
Rui Lacas
Valéry Der-Sarkissian
Victor Mesquita
Vidazinha


2º Fim de Semana
Sábado - 29 de Outubro

15h
André Caetano
André Mealha
Bruno Ribeiro
David Soares
Filipe Andrade
Filipe Pichel
Filipe Pina
Hugo Jesus
Hugo Teixeira
Jeffrey Ferreira
Jorge Jacinto
Nelson Martins
Pedro Pitéu
Peggy Adam
Shannon Wheeler
Spacca
Victor Mesquita
Vidazinha

16h
André Caetano
André Mealha
Bruno Ribeiro
David Soares
Filipe Andrade
Filipe Pichel
Filipe Pina
Geral & Derradé
Hugo Teixeira
Jeffrey Ferreira
Jorge Jacinto
Paulo Monteiro
Pedro Pitéu
Peggy Adam
Rui Lacas
Shannon Wheeler
Spacca
Vidazinha

17h
André Mealha
Bruno Ribeiro
David Soares
Filipe Andrade
Filipe Pichel
Filipe Pina
Geral & Derradé
Hugo Teixeira
Jeffrey Ferreira
Jorge Jacinto
Nelson Martins
Paulo Monteiro
Pedro Pitéu
Peggy Adam
Rui Lacas
Spacca
Vidazinha

Domingo - 30 de Outubro

15h
André Caetano
Hugo Jesus
Hugo Teixeira
João Martins
João Mascarenhas
José Ruy
Luiz Gê
Nelson Martins
Spacca
Victor Mesquita
Xaquin Marin

16h
André Caetano
Carlos Pedro
Fernando Dordio
Geral & Derradé
GEvan…
Gogue
Hugo Jesus
Hugo Teixeira
João Martins
Luiz Gê
Mário Freitas
Nelson Martins
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Peggy Adam
Rui Lacas
Shannon Wheeler

17h
Carlos Pedro
David Soares
Fernando Dordio
Geral & Derradé
GEvan…
Gogue
Hugo Teixeira
João Mascarenhas
Mário Freitas
Nelson Martins
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Peggy Adam
Rui Lacas
Shannon Wheeler
Spacca
Xaquin Marin

18h
Carlos Pedro
David Soares
Fernando Dordio
Geral & Derradé
GEvan…
Gogue
Hugo Teixeira
José Ruy
Luiz Gê
Mário Freitas
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Peggy Adam
Shannon Wheeler
Spacca
Victor Mesquita
Xaquin Marin


Feriado
Terça-Feira - 1 de Novembro

15h
Diogo Campos
Diogo Carvalho
Luís Belerique
Luís Maiorgas
Nelson Nunes AKA Cocas
phermad
Ricardo Reis
Rui Ramos
Salvador Pombo

16h
AltinoNobre
Diogo Campos
Diogo Carvalho
João Mascarenhas
Lindomar de Sousa
Luís Belerique
Luís Maiorgas
Luiz Gê
Manuel Tambula
Nelson Nunes AKA Cocas
Olímpio de Sousa
phermad
Ricardo Reis
Rui Ramos
Salvador Pombo

17h
Altino Nobre
Filipe Melo
João Mascarenhas
Juan Cavia
Lindomar de Sousa
Luiz Gê
Manuel Tambula
Olímpio de Sousa
Santiago Villa

18h
Altino Nobre
Filipe Melo
Juan Cavia
Lindomar de Sousa
Luiz Gê
Manuel Tambula
Olímpio de Sousa
Santiago Villa


3º Fim de Semana
Sábado - 5 de Novembro

15h
André Coelho
Daniel Silvestre da Silva
David Soares
Geral & Derradé
Hugo Teixeira
João Maio Pinto
Jorge Coelho
José Ruy
Ricardo Cabral
Victor Mesquita
Vidazinha
Yara Kono

16h
António Gomes dAlmeida
Geral & Derradé
Hugo Teixeira
José Ruy
Ricardo Cabral
Roberta Gregory
Rui Lacas
Victor Mesquita
Vidazinha
Yara Kono

17h
António Gomes dAlmeida
Carlos Pedro
David Soares
Fernando Dordio
GEvan…
Hugo Teixeira
José Ruy
Mário Freitas
Nuno Duarte
Nuno Saraiva
Osvaldo Medina
Ricardo Cabral
Roberta Gregory
Victor Mesquita
Vidazinha

18h
Carlos Pedro
Fernando Dordio
Geral & Derradé
GEvan…
José Ruy
Mário Freitas
Nuno Duarte
Nuno Saraiva
Osvaldo Medina
Ricardo Cabral
Roberta Gregory
Victor Mesquita

Domingo - 6 de Novembro

15h
André Coelho
Daniel Silvestre da Silva
David Soares
Filipe Melo
Geral & Derradé
Hugo Teixeira
João Maio Pinto
João Mascarenhas
Jorge Coelho
Juan Cavia
Ricardo Cabral
Santiago Villa
Victor Mesquita
Vidazinha

16h
André Coelho
António Gomes dAlmeida
Daniel Silvestre da Silva
David Soares
Geral & Derradé
Hugo Teixeira
João Maio Pinto
João Mascarenhas
Jorge Coelho
Ricardo Cabral
Roberta Gregory
Rui Lacas
Victor Mesquita
Vidazinha

17h
António Gomes dAlmeida
Carlos Pedro
David Soares
Fernando Dordio
Filipe Melo
GEvan…
Hugo Teixeira
Juan Cavia
Mário Freitas
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Pedro Serpa
Ricardo Cabral
Roberta Gregory
Rui Lacas
Santiago Villa
Vidazinha

18h
Carlos Pedro
David Soares
Fernando Dordio
Filipe Melo
Geral & Derradé
GEvan…
Hugo Teixeira
Juan Cavia
Mário Freitas
Nuno Duarte
Osvaldo Medina
Pedro Serpa
Ricardo Cabral
Roberta Gregory
Rui Lacas
Santiago Villa
Vidazinha

15 outubro, 2011

22º Amadora BD - Exposições no Fórum

As exposições são também dos grandes atractivos de um festival de banda desenhada. Neste campo o Amadora BD nas últimas edições tem presenteado os visitantes com excelentes mostras. Neste texto, limito-me às exposições apresentadas no Fórum Luís de Camões, porque considero que a descentralização das exposições por vários pontos da cidade da Amadora é uma menos-valia do festival. Porque a cidade é grande, porque implica ao visitante conhecer a cidade, porque obriga o visitante a deslocar-se de carro, e convites assim não obrigado!
A edição deste ano em termos de exposições fica desde logo marcada, infelizmente, pela ausência de qualquer mostra de Bourgeon, vencedor do ano passado do PNBD de Melhor Álbum Estrangeiro pelo álbum “Os Passageiros do Vento Tomo 6 – A Menina de Bois Caiman Livro 2”.
Do que consta da programação despertam a minha curiosidade, nomeadamente a mostra dedicada aos Peanuts de Charles Schulz, pela promessa de exibição de pranchas originais e a mostra portuguesa que integra exposições retrospectivas e os processos criativos dos autores Rui Lacas (em “Asteroid Fighters – 1º Vol.”), Filipe Andrade (em “BRK - Tomo 1”, Marvel), Filipe Melo (em “As Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy”) e Nelson Martins (em “Tout sur les Celibataires”). Pisco o olho também às pranchas originais de Filipe Andrade que serviram de promoção ao jogo “Under Siege”.
A exposição central versa o tema O Humor apresentando a comemoração do Centenário do Humorismo em Portugal, complementada com o núcleo O Humor na BD Internacional, que dá a conhecer de que forma o humor esteve presente na evolução histórica e geográfica da narrativa gráfica desde 1800 à actualidade.
Do suíço Alex Baladi, um dos convidados do festival, é apresentada a exposição SOS Aircraft, que reúne uma série de desenhos humorísticos mostra as (des)instruções de segurança a observar durante os voos. Mas confesso que pela mostra que vi aqui não suscita qualquer interesse!
Completa o lote de exposições, o trabalho de ilustração de Richard Câmara no livro infantil “O Homem que ia contra as Portas”, o Ano Editorial e os trabalhos vencedores dos concursos de BD promovidos pelo Amadora BD.

Mais sobre o festival deste ano:
- Autores Estrangeiros convidados
- Lançamentos de autores portugueses

13 outubro, 2011

22º Amadora BD - Autores Estrangeiros convidados

Durante a apresentação, que correu hoje, do programa oficial do 22º Amadora BD, um festival que apresenta este ano O Humor como tema central, foi conhecida a lista de autores estrangeiros que irão estar presentes no evento. Numa primeira leitura, o cartaz não se mostra muito apelativo, dado que não salta qualquer grande nome da bd franco-belga ou porque a maior parte dos autores são ilustres desconhecidos sem qualquer trabalho publicado por cá. Destacava no entanto a presença no último fim-de-semana dos argentinos Juan Cavia e Santiago Villa, desenhador e colorista, respectivamente de As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, cujo segundo álbum será lançado no dia 1 de Novembro. A lista completa é que se segue:

Lançamentos Scott Pilgrim


Engane-se quem pensava que as prateleiras das livrarias nacionais apenas iriam conhecer os três primeiros volumes, versão portuguesa, da colecção Scott Pilgrim, bestseller do New York Times. Não deixa de ser verdade que o mercado da Banda Desenhada em Portugal não vive os melhores dias, e que a continuação da publicação é arriscada. Mas a Booksmile não podia desiludir os fãs desta BD de culto criada por Bryan Lee O’Malley, como é o exemplo bem mediático de Nuno Markl.

E é por isso que já se encontra nas livrarias o quarto volume desta coleção que retrata a atribulada vida de Scott Pilgrim, também adaptada ao cinema, estranha e involvente o suficiente para deixar “viciado” um público jovem, ansioso por uma leitura alternativa. E os dois últimos títulos também já têm data de saída:

  • Scott Pilgrim: Contra o Universo (vol. 5) - 20 de Outubro 
  • Scott Pilgrim: No Seu Melhor (vol. 6) – 17 de Novembro.

Quanto a Scott Pilgrim: Agora é a Sério (vol. 4), este novo título traz novidades... coloridas e de artistas convidados! «É o melhor livro da série, porque é épico e porque é onde o estilo do autor atingiu a perfeição.» amazon.com.

(texto da responsabilidade da editora)

09 outubro, 2011

Nomeados dos IX Troféus Central Comics

Foram agora conhecidos os nomeados os Troféus Central Comics. Na sua IX edição apresentam-se de cara lavada, sofrendo uma renovação tendo como objectivo "adaptar o evento ao actual mercado e a incutir maior competitividade entre os candidatos". Assim, os anteriores 12 prémios em disputa passam agora a oito, com extinção de algumas categorias e o renomear de outras. Assim temos os prémios: Melhor Publicação Nacional (TCCN), Melhor Publicação Estrangeira (TCCE), Melhor Publicação Clássica (TCCN), Melhor Publicação Independente (TCCI), Melhor Publicação Humor (TCCH), Melhor Publicação Técnica (TCCT), Melhor Obra Curta (TCCO) e Melhor Autor (TCCA). O costumeiro Troféu Especial do Júri (TCCJ) permanece como categoria extra concurso, atribuída em exclusivo pelo júri.

O juri destes troféus é composto por Hugo Jesus, co-fundador e administrador do Portal Central Comics, também letrista e argumentista de BD; Daniel Maia, ilustrador e autor de BD, e também editor da Arga Warga Edições; Pedro Cleto, critico e jornalista no Jornal de Noticias, e blogger de As Leituras do Pedro; Nuno Amado, coleccionador e blogger de Bongop – Leituras de Banda Desenhada; e Pedro Vieira Moura, critico, pedagogo e argumentista de BD, também blogger de LerBD e co-coordenador dos projectos série documental VerBD e exposição Tinta nos Nervos, que nomearam as seguintes obras:


Melhor Publicação Nacional (TCCN)



Destruição! (Associação Chili com Carne)
Eternus 9 – A Cidade dos Espelhos (Gradiva Editorial)
New Born – 10 Dias em Kosovo (Edições Asa)
Sai do meu Filme (Calendário de Letras/Ao Norte)


Melhor Publicação Estrangeira (TCCE)


Blacksad 4 – O Silêncio, o Inferno (Edições Asa)
Bórgia 3 – As Chamas da Pira (Edições Asa)
Os Passageiros do Vento 7: A Menina Bois Caïman – Livro 2 (Edições Asa)
Scott Pilgrim 1 – Na Boa Vida (Booksmile)
Sin City 5 – Valores Familiares (Devir Edições)


Melhor Publicação Clássica (TCCC)


Astroboy 1 (Edições Asa)
Dot e Dash (Libri Impressi)
Dragon Ball 1 – Son Goku (Edições Asa)
Os Meninos Kin-Der (Libri Impressi)
Peanuts – Obra Completa 6: 1960–1961 (Afrontamento)
Quim e Manecas: 1915–1918 (Tinta da China Edições)


Melhor Publicação Independente (TCCI)


A Fórmula da Felicidade – Volume 2 (Kingpin Books)
Hans, o Cavalo Inteligente (Polvo Edições)
Março Anormal (El Pep Edições)
O Amor Infinito que te Tenho (Polvo Edições)
O Pénis Assassino (Associação Chili com Carne)
Zona Negra 2 (Colectivo Zona)


Melhor Publicação Humor (TCCH)


Cartoons do Ano 2010 (Assírio & Alvim)
Dilbert – Atitude Positiva (Edições Asa)
Happy Sex (Edições Asa)
O Gato do Simon 2 – Pula a Cerca (Objectiva)
Pérolas a Porcos 8 – Pérolas de Sábado à Noite (Editorial Bizâncio)
Zits 15 – Paixão e outros usos para Hormonas em Excesso (Editorial Gradiva)


Melhor Publicação Técnica (TCCT)


As Caricaturas da Primeira República (Tinta da China Edições)
Catálogo World Press Cartoon 2010 (WPC/C.M.Sinta)
Cid (Assírio e Alvim/El Corte Inglês)
Dicionário Universal de BD – Pequeno Léxico Disléxico (Pedranocharco)
Massive (Associação Chili com Carne)
Como Desenhar Manga Passo a Passo - Chibis (Booksmile)


Melhor Obra Curta (TCCO)


Aula de Educação Sexual, de Álvaro Santos (in Gambuzine #2)
Empregado precisa-se, de J.B. Martins e Carla Rodrigues (in Zona Negra 2)
Espaço/Tempo, de David Campos (in Destruição!)
Lágrimas de Elefante, de Ricardo Cabral (in City Stories, Lodz v6)
O Passeio da Sombra, de Sónia Oliveira (in Venham +5 #7)
Porque este é o meu Oficio, de Paulo Monteiro (in O Amor infinito que te Tenho)


Melhor Autor (TCCA)


Miguel Rocha (Hans, o Cavalo Inteligente)
Paulo Monteiro (O Amor Infinito que te Tenho)
Ricardo Cabral (New Born – 10 Dias no Kosovo)
Tiago Manuel (Saí do meu Filme)
Vitor Mesquita (Eternus 9 – A Cidade dos Espelhos)

Comentario:
Pessoalmente considero que um prémio quanto menos categorias tiver melhor, porque não havendo dispersão, há mais objectividade, o que valoriza os vencedores. Neste contexto, a renovação que estes troféus receberam é por esse ponto de vista positiva. Olhando agora para a lista dos nomeados não posso, no entanto, não deixar aqui algumas notas. Primeiro por alguma confusão entre os TCCN e os TCCI. Pego na obra "Destruição!" (nomeada nos TCCN) e facilmente observo que se trata do resultado de uma pequena editora independente (Chili com carne), de tiragem limitada e de escassa distribuição (pessoalmente nunca encontrei nada desta editora à venda nos pontos de venda habituais) o que curiosamente são as principais pressupostos das edições que integram as nomeações para os TCCI. Aliás ainda da mesma editora Chili com carne encontramos uma obra "O Pénis Assassino" (nomeada nos TCCI), que reúne pelos visto os requisitos para a nomeação neste último troféu. Pergunto então qual afinal o critério seguido para os TCCN e TCCI?
Segue-se a habitual promiscuidade entre um livro de  ilustrações e um livro de banda desenhada. Poderá um conjunto de ilustrações ser considerado banda desenhada?  Ou uma obra de em banda desenhada necessita de ter uma estrutura narrativa e um desenho sequencial? Eu como sou defensor desta última, considero a inclusão de "New Born – 10 Dias em Kosovo" (Edições Asa) nos TCCN como "peixe fora de água".
E depois temos a quase contradição que existe nas nomeações de um autor para o prémio de Melhor Autor e o seu trabalho não ser automaticamente nomeado para o prémio de Melhor Obra, ou vice-versa. É um contra-senso. E aqui o Paulo Monteiro, com o "Amor Infinito que te Tenho" é manifestamente prejudicado!

A votação pública irá decorrer entre 15 de Outubro e 25 de Novembro.